sábado, 16 de agosto de 2014

A Norte

Voltei e desta vez é mesmo de vez. Acabaram-se as férias fora de casa. Ooohhh... Ainda estou a tentar processar essa triste informação. Não está fácil. Mas o que importa é que correu tudo às mil maravilhas.

Voltei cheia de energia e boa disposição. Tive umas férias maravilhosas num sitio que não conhecia - o que torna tudo mais aliciante e intenso - e voltei, pela terceira vez, ao Zoomarine. Um lugar para lá de mágico que eu já não ia há mais de 10 anos! Queria voltar no dia seguinte.

Este ano não houve piscina e por isso a praia tomou a sua vez. Eu sou rapariga de piscina azul e espreguiçadeiras maravilhosas com sol e um bom livro, mas infelizmente não conseguimos encontrar nenhuma casa com piscina. Por isso fiz muita praia este ano, que era mesmo ao final da rua. E gostei!


A casa onde fiquei era maravilhosa e tinha o mercado mesmo à frente, o que foi ótimo para nos abastecermos de peixe fresco, entre outras coisas. E mesmo ao lado do mercado estava a Feira do Livro. Claro que tive que lá ir dar uma espreitadela mal pude. A verdade é que não tinha grandes livros de leitura, muito menos a preços acessíveis, mas os livros técnicos eram imensos e a preços que apeteciam trazê-los às caixas. Na verdade tive que me ficar só por dois porque não sou rica e porque, como já sabem, recorro quase sempre à biblioteca municipal desde os meus 4 anos.
Comprei então um livro de um dos meus escultores favoritos de todo o sempre, Miguel Ângelo e um livro do meu segundo arquiteto favorito, Mies Van Der Rohe que representa a era da Bauhaus que eu adoro e o Estilo Internacional. Já tive a oportunidade de escrever sobre ele aqui. Espero que leiam e que gostem. Já agora, o meu arquiteto preferido é o Le Corbusier.


Mas eu já tinha um livro para me fazer companhia nas férias, como sempre acontece, e por isso ainda não me debrucei com muita atenção sobre estes meus novos companheiros.
O livro que estou a ler - e que estou a tentar atrasar o mais possível porque não quero que acabe, apesar de ter mais de 700 páginas - é Steve Jobs. Obviamente que vou falar dele mais tarde, mas digo-vos já que está a mudar pedacinhos de mim. Eu já era fã do senhor e do que ele significa, mas agora... Agora a história é outra.
Uma selfie com o Steve que foi todos os dias comigo para a praia.

E os meus essenciais para as férias - para além dos óculos de sol e do chapéu - são:
Uma mochila grande onde se pode guardar tudo. Esta mochila tem quase tantos anos quanto eu e eu adoro o arzinho hippie que dá.
Um biquini sem alças para não deixar muitas marcas.
Um bom livro.
Um bom protetor solar. Não abdico e uso mais do que uma vez na praia. Este era só de 30 porque o de 50 tinha acabado, mas é sempre o maior fator que uso.
Um colar/brincos/pulseiras/anéis em turquesa. Nada grita mais VERÃO do que uma pedra turquesa.
Um bom creme hidratante para depois do sol. O meu ritual favorito das férias. Se tivesse que escolher um cheiro para descrever as minhas férias de verão, era o cheiro deste creme.

Mas o ponto mais alto das minhas férias foi a visita ao Zoomarine. Eu sei que aquilo é caro, principalmente se forem em família como eu fui, mas vale tanto a pena. Acreditem em mim... E não é só para as crianças, não pensem. Eu diverti-me tanto ou mais do que das duas vezes que já lá tinha ido. E sim, os golfinhos são a principal atração da casa, mas o meu coração ficou mesmo nas focas e nos leões marinhos. São as criaturas mais adoráveis e mais queridas de sempre e eu queria muito levar um para casa. Então a foca Eva, a mais pequenita, ui, era uma fofura que não se podia!
Fiquei mesmo encantada com tudo. Estava tudo muito mais pequeno do que eu tinha memória - o mais certo é que eu é que estou bem maior desde a última vez que lá fui - e os aumentos que fizeram valeram muito a pena. A "casa" estava cheia. Muitos turistas!
Gostei de ver o carinho com que os animais são tratados. Os treinadores são uns queridos com eles e os animais parece que percebem tudo o que eles dizem. E obedecem sempre!
O espaço está muito bem conservado. Não havia lixo, havia imensas casas de banho e ninguém precisava de estar à espera, a restauração tinha pratos diversos desde saladas a fast food, havia muita ordem, muita organização e os funcionários eram super simpáticos com toda a gente.

O Zoomarine abria às 10h. Eram 9h55 quando chegamos. Estava uma fila gigante para comprar os bilhetes, mas como já os tínhamos comprado, fomos para a fila para entrar. Ainda assim estivemos uns bons 15 ou 20 minutos à espera. O primeiro espetáculo dos golfinhos era às 10h30. Entramos e fomos logo para o Estádio Sam. Não adiantou de nada. Estava tudo cheio. Nem de pé conseguíamos ver. Decidimos ir à sessão das focas e dos leões marinhos primeiro e depois voltávamos para a sessão das 12h30.

Chegamos com mais de meia hora de antecedência ao anfiteatro e foi na hora exata. Poucos minutos depois estava a lotação esgotada.


Já vos tinha dito, mas eu adorei o espetáculo destas pequenas criaturas. São fantásticas e uma fofura que não se aguenta.

Depois do espetáculo, fomos ver as piscinas onde as focas e os leões marinhos estavam a descansar. Tudo muito cuidado e bem tratado, com a devida informação.

Mais de meia hora antes do espetáculo dos golfinhos começar, fomos para o estádio e já não conseguimos nenhum lugar sentado. Ficamos a pé no topo.

O estádo Sam está lindo. Super bem tratado. Chama-se Sam em homenagem ao golfinho mais antigo da casa que faleceu em 2011. No início do espetáculo passa um pequeno vídeo no ecrã com imagens do Sam e depois o vídeo de um golfinho fêmea durante o período de gestação até ao momento do parto maravilhoso que aconteceu em junho deste ano. Termina com a frase que define tudo aquilo que eu penso 
"O grau de evolução de uma sociedade pode ser avaliado pelo modo como essa sociedade trata suas crianças, seus idosos e seus animais.” Gandhi.
 Maravilhoso. Aviso já que chorei a ver aquilo. Emocionei-me com a história do Sam, pronto. Depois dizem-nos que têm uma surpresa para nós e entra a mãe e a cria pequenina. Coisas mais fofas de sempre e toda a gente desata com um "Ooohhh...!!!"
Só depois de eles saírem é que o espetáculo começa com 7 golfinhos experientes e incrivelmente talentosos!


Os grandes artistas a receber ordens dos três treinadores presentes (apesar de na foto só aparecer um).



Saltos e acrobacias, piruetas, cambalhotas e tudo a que tivemos direito.

Incluindo surf!

Depois do espetáculo, ainda não tínhamos fome e então fomos explorar mais um bocado do espaço. Fomos ao aquário que da última vez que lá tinha estado ou não tivemos tempo de passar por lá ou ainda estava em fase de construção. Só tinha mesmo um problema: tubarões. A minha maior, e talvez única, fobia de anos. Fico paralisada só de pensar. Mas, com cautela, lá entrei naquele sítio escuro.
Correu tudo muito bem porque os peixes que lá estavam eram cada um mais bonito que o outro. Maravilhosos mesmo! Mas o que mais fotografei foi aquário do tubarão.
(Infelizmente as fotos não ficaram grande coisa porque não podia usar o flash).


Tiramos uma selfie e tudo.

Só havia um - e chegava!!! - e nem era assim tão grande quanto eu estava à espera. Mas tinha um ar feroz que, apesar do vidro com uma espessura incrível, meteu-me medinho.
A sua espécie é tubarão-touro, segundo a informação do Zoomarine.

Depois do aquário ainda fomos ver as aves e andar na roda gigante. Já é uma tradição!
A vista de lá de cima. Na verdade, ainda íamos a meio, vá.

Só depois é que fomos almoçar. Pensei que fosse caríssimo mas até que não foi tanto quanto eu estava à espera.
No final, enquanto fazíamos a digestão, fomos assistir ao cinema 4D sobre a aventura de uma tartaruga. Foi uma experiência fantástica. Já tinha visto filmes em 3D, obviamente, mas em 4D foi a primeira vez. Adorei e até os meus pais, que não acreditavam quando eu e o meu irmão dizíamos que provavelmente íamos levar com água em cima, elegeram esses 15 minutos - o tempo da duração do filme - como uma das coisas que mais gostaram no Zoomarine. E eles que estiveram 30 minutos a reclamar que não queriam ir ver!

Como já tínhamos visto quase tudo, fomos descontrair na praia artificial. Está uma ideia muito gira e achamos imensa graça, mas não nos demoramos. Eu e o meu irmão somos mesmo peixes de piscina e foi lá que passamos mais de 1 hora.


Ainda fomos andar na mini montanha russa. Foi muito divertido.

Quando estávamos prestes a ir embora, olhamos para os horários dos espetáculos e reparamos que estava mesmo a começar o das aves de rapina.
Foi mesmo muito engraçado. E o treinador pregou uma partida ao público muito bem pregada. Eu duvidei por momentos. Claro que não vos vou contar, não vou estragar a surpresa se forem ao Zoomarine.

Mas já que tínhamos ficado até àquela hora eu pedi muito, muito, muito para vermos o outro espetáculo das focas e dos leões marinhos. Era apenas de 15 minutos e valeu muito a pena.
Não foi bem um espetáculo mas sim uma sessão de esclarecimento. Por exemplo, quais são as diferenças entre as focas e os leões marinhos, quais são as diferenças entre os machos e as fêmeas, o que comem, quem come mais,... E os tratadores também nos demonstraram como fazem os exames médicos e como os animais são tratados - pentearam, cortaram-lhes as usas (e eu nem sabia que tinham unhas, que estúpida!), mediram... Enfim, tudo o que precisávamos de saber, eles explicavam. E no final, pudemos fazer questões. Claro que eu fui fazer, não é? Posso não gostar nada de jornalismo, mas que gosto de fazer perguntas, lá isso gosto.
Aqui o tratador está a cortar as unhas à única foca presenta, a Eva.

No final do dia, já quase a ir embora, tiramos a fotografia da praxe, no sítio do costume:
Eu e o meu irmão. O meu pai e a minha mãe também tiraram e depois tiramos os quatro uma selfie.
(Não sei se já repararam, mas estou a usar o look que publiquei aqui). 

Logo à entrada, havia uma fotógrafa a tirar fotografias às pessoas que iam chegando, qual passadeira vermelha. Nós não fomos diferentes. No final do dia, ao sair, as fotografias estavam expostas na parede de vidro. Custavam 8€! Nós compramos a nossa. Foi cara, mas estávamos tão giros e é uma recordação mesmo bonita. Já está na moldura mais bonita que temos em casa, exposta na sala de estar.

E as minhas férias foram assim, sossegadas, muita praia, diversão, sol e areia, muitas caminhadas... Gostei. Gostei mesmo.

Espero que as vossas tenham sido ou estejam a ser tão boas ou melhores que as minhas!


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: