sábado, 29 de novembro de 2014

[Pinheiro 2014]


Hoje é o dia do Pinheiro em Guimarães. É O dia dos estudantes vimaranenses. É A festa de Guimarães.
É uma tradição com muitos mais anos do que eu, do que os meus pais, do que dos meus avós, do que dos meus bisavós... Eu sei que vou há pelo menos 7 anos. Desde que entrei para o secundário.
Todos os anos é diferente. Grupos de amigos diferentes. Uns anos corre melhor, outros pior. Este ano vai ser épico, espero.
A tradição é juntar um bom grupo de amigos, ir a um restaurante - se for um tasco com loiça de barro, melhor - e comer rojões com papas de sarrabulho e beber receita. A receita eu dispenso. A sangria e a vodka já não digo o mesmo... É suposto sairmos "quentinhos" do restaurante e juntarmo-nos à festa na rua. A cidade enche. As estradas estão cortadas. Os grupos juntam-se a outros grupos e há sempre aqueles que se perdem pelo caminho.
Mas o mais importante: o pinheiro. O pinheiro tem uns 25m (?) e é transportado pelos Nicolinos e pelos bois até ao centro da cidade. É enterrado e por lá fica até aos Reis. Tudo isto é acompanhado pelo toque das caixas regado com álcool.
É uma noite de exageros. É. Mas é uma noite apenas. É O Pinheiro. É a nossa festa, dos estudantes, de S. Nicolau.

Podem ver uma grande reportagem aqui do Pinheiro em 2012:

Há crianças, bebés, adolescentes, adultos, idosos... Todos adoram o Pinheiro.
A grandes particularidade deste grande dia é o Sr. Frio. Às vezes vem acompanhado pela sua esposa, a Dona Chuva. Este ano parece-me que ela está adoentada e vai ficar em casa, mas o senhor seu esposo vem para dar nas vistas com uns incríveis 4º.
Por isso, gente que vem ao pinheiro pela primeiríssima vez, aconselho-vos o seguinte "look"

Uma camisola bem quente (com duas ou três por baixo). [Zara]
Umas calças de ganga quentes - esqueçam os leggins muito finos, saias, vestidos e afins [H&M]
Um belo de um casaco que vos aqueça bem. Acreditem que nunca passaram tanto frio como aquele que vão passar no Pinheiro. [H&M]
Luvas e gorro - e até um cachecol se quiserem! Eu aconselho. [H&M]
Uma carteira que dê para usar à tiracolo, que não ocupe muito espaço - levem só o essencial - e que seja de pele/impermeável [Mango]
Umas botas quentes e confortáveis. Como este ano não vai chover, podem levar estas pantufas que vos vai saber muito bem por volta das 3/4 horas da manhã [Blanco]
Um batom de cieiro. Trust Me. [Labello]

Quem tiver, pode e deve levar a sua caixa ou bombo. Uma garrafinha do que mais gostarem de beber. Juntem-se aos amigos e garanto-vos que vão passar uma grande noite na melhor e mais bonita cidade de Portugal.

Agora vou-me vestir e vou sair.
Bom Pinheiro a todos!!!


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: