terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

[Ontem foi noite de Cinema 25]

Grande Hotel Budapeste
Já vos tinha dito que não estava nada entusiasmada para ver este filme (assim como não estou para ver o Birdman) mas que o ia ver só porque está nomeado. E ainda bem que está nomeado porque caso contrário teria perdido uma pequena obra de arte.
É diferente de todos os filmes que Hollywood produz. É diferente dos filmes que tenho visto até agora e que estão na corrida para os Óscares. E é tão bom... Como uma lufada de ar fresco.
Digo sempre que não gosto de comédias. E é a verdade. Eu digo isso porque há muito poucas comédias como esta. Houvesse mais e eu era fã. Têm que ver. Mesmo!
É um filme pequeno (pouco mais de 1 hora e meia), com imensas personagens - mas duas principais - e com um elenco de luxo. Como já não me lembrava. Cada personagem é maravilhosa, tem caráter e personalidade própria que se capta de imediato, mesmo quando só aparece durante poucos minutos. Não esquecemos. São todas marcantes. E depois há a cor. Este filme tem tantas cores que é impossível não gostar. É impossível desviar os olhos. É um filme esteticamente bonito. E tem um ritmo espetacular da narrativa. Tudo acontece rápido mas naturalmente. E tudo tem graça. As expressões, as roupas, os momentos... O pequeno lobby boy é um máximo!
Foi uma surpresa muito agradável, muito doce que fez o meu dia. E nunca julguemos o livro pela capa. Ou o filme pelo trailer.


Taken 3
Note-se que vi contrariada. Antes de ver o filme achei que era uma estupidez haver outra história. Por mim tinha ficado pelo primeiro e chegava.
Mas não, já vamos no terceiro e fala-se no quarto. Valha-me Deus.
Não há muito a dizer sobre este filme de domingo à tarde. É um filme de ação como tantos outros. Palerma muitas das vezes - o homem é imortal, pelos vistos.
Maus planos, ritmo demasiado acelerado que até faz doer a cabeça e não sabemos a quantas estamos. Não há grandes atores - à exceção da nova aquisição. Os diálogos também não são bons. E há um enorme patrocínio da Porsche. Acreditem, todos vão reparar. Não podia ser mais explícito. Parece aqueles momentos das novelas portuguesas que no meio de uma conversa dramática uma pergunta à outra se usa o novo champô para a caspa que também é anti-piolhos. É tão maravilhoso que tem que experimentar. Não o tenham no top das vossas preferências. A não ser que sejam fãs do Taken.


Whiplash
MARAVILHOSO. MARAVILHOSO. MARAVILHOSO. PALMAS. PALMAS. PALMAS. LINDO.
Bom, já perceberam que adorei. Adorei a história, adorei o ritmo, adorei os planos, a intensidade, a dinâmica contagiante, a moral, os cenários e guarda-roupa tão simples - que nos fazem concentrar no que está a acontecer com as personagens - assim como a simplicidade com que se conta uma história - até parece fácil.
Grande performance de J. K. Simmons. Muito bom. Faz-nos adora-lo e odia-lo em segundos. E quem é que nunca teve assim um professor? Eu tive pelo menos duas (também fi-las engolir algumas palavras).
Ainda assim, apesar do excelente trabalho, acho que não deve tirar o Oscar ao Eddie Redmayne. Opiniões.
Vejam o filme. Se precisam de motivação para fazer alguma coisa, vejam o filme. Se não precisam, vejam na mesma. 


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: