quarta-feira, 13 de junho de 2018

restart


Sabem bem que sou adepta incondicional de uma vida ativa. Só assim é que consigo ser feliz. No final de abril participei na minha primeira prova de corrida como podem ler aqui e foi incrível (afinal corri em 31 minutos e não em 40 e tal). Mas toda a preparação foi extremamente dura, principalmente para quem tem um horário fixo de 8 horas de trabalho, como eu. Essas duas semanas treinei praticamente TODOS os dias. Ou ia correr, ou para o ginásio, ou para a natação ou Pilates, ou várias coisas no mesmo dia... Dependia. Comprometi-me e cumpri. Mas quando terminei a prova pensei para mim "vou permitir-me a descansar só esta semana". Continuei a ir para o ginásio e para o Pilates na semana seguinte, mas sem o mesmo compromisso que antes da prova. Corri mais uma vez, na passadeira do ginásio (primeira vez que consegui correr 5km sem parar). Mas na passadeira não conta tanto, já sabemos!

O mês de maio foi danado. Tive 3 festas (!!!) em 3 fins-de-semana diferentes. Houve o Enterro da Gata e tive que dispensar o meu parceiro de treino, reuniões pós-laborais e mais duas ou três coisas que, constantemente, me foram impedindo de ir treinar. Deixei o ginásio e passei só a fazer Pilates uma vez por semana (isso eu não largo, senhores!). Resumindo, parei quase por completo.

Não têm a noção da diferença abismal que senti no meu corpo. Não falo em gordura ou flacidez (que também se nota) mas refiro-me ao constante cansaço, à tendência para uma alimentação menos cuidada, ao sono e à preguiça generalizada. Quando treinava todos os dias parecia que tinha em mim uma fonte de energia inesgotável, de quem corre, faz Pilates e ainda vem animada e cheia de pica para casa, pronta para fazer mais meia dúzia de coisas. Deixei de sentir essa felicidade toda e essa animação. E SÓ PASSOU UM MÊS! Imagino quem deixa de treinar por muito mais tempo...

E agora qual é a situação? É que o mês de junho chegou e eu voltei a treinar, mas sem vontade nenhuma. Senhores, eu sou a pessoa que está sempre pronta para um treininho! Sempre! E agora quando penso nisso fico "ooohhh não queeeeeero ir!". Não é normal! Por isso, já me convenci que isto não pode ser assim, que tenho que focar em voltar à forma de antes e melhorar. Por isso, defini os dias em que vou ao ginásio (se forem dias aleatórios, a tendência para adiar para o dia seguinte é maior) e é para cumprir à risca. Ontem comecei com essa exigência militar e correu tudo muito bem! Mesmo muito bem. O corpo já se está a adaptar na mesma, já me sinto mais eu e já estou mais feliz. É só continuar no mesmo registo. Deste modo, segundas, quartas e sábados há ginásio (e natação sempre que possível) e às quintas há Pilates. Entretanto, irei arranjar tempo para voltar às corridas, quando a minha motivação regressar a 100%.

E este post é para quê? Para relembrar que isto custa a todos... Custa a quem faz exercício e a quem não faz. Nem todos os dias estamos para aí virados, nem todos os dias nos apetece ir e nem todos os dias são felizes e cheios de energia. Também acho que devemos saber ouvir o nosso corpo e saber distinguir quando é preguiça e quando é cansaço. A preguiça combate-se no ginásio, o cansaço combate-se com um dia de merecido descanso. O importante é haver equilíbrio.

Ok?
Vão voltar a calçar as sapatilhas?
Vamos começar todas juntas?


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: