quarta-feira, 17 de abril de 2019

Barcelona



Ora então e Barcelona? Não falas sobre Barcelona? Claro que sim! Cá estou eu para vos contar sobre a minha mini-viagem a terras de nuestros hermanos. Provavelmente sou a única pessoa do mundo que nunca tinha ido a Barcelona. Agora podemos dizer com toda a certeza de que 100% da população mundial já lá foi... Estou a brincar peeps, estou a brincar...


Que dizer desta cidade?


É lindíssima, descontraída, tem boa comida e edifícios maravilhosos. Aliás, acho que o ponto forte da cidade é mesmo a sua construção absolutamente deslumbrante, como se as ruas fossem museus e os edifícios as obras de arte. Claro que toda a arquitetura foi altamente influenciada por Gaudi, mas não só. É original, surpreendente e muito rica. Vale a pena só por isso.


Apesar de tudo, é uma cidade que se vê bem num fim de semana prolongado. Cheguei na sexta à noite e fui embora na segunda de manhã, o que significa que tive todo o sábado e todo o domingo para visitar a cidade. Conseguiria ver muito mais se no domingo os edifícios estivessem abertos. Gostaria de ter visitado o Museu de Arte Contemporânea, que ficava nas traseiras do meu hostel, mas já não deu. Basicamente, só os bares e restaurantes estavam a funcionar, portanto, tomamos a decisão de passar todo o dia a comer e a beber... No fundo, a experimentar a cidade de uma perspetiva diferente e bem mais saborosa. Sou muito a favor de encerrarem o comércio ao domingo porque acho que toda a gente tem direito a descanso e a passar o seu tempo com a família. Do ponto de vista turístico, é um bocado chato porque deixei de visitar alguns locais que gostaria de ter conhecido. Mas tudo bem... Barcelona não vai sair do sítio e eu hei-de voltar.




As comparações com outras cidades são inevitáveis. Barcelona é linda, mas ainda assim não bateu o frenesim de Londres, nem o coolness de Berlim e muito menos a simpatia de Atenas. Todos me diziam que ia querer ficar lá a viver. Nunca senti isso. A meio de domingo já estava pronta para regressar - em parte porque já não sabia como ocupar o tempo, já tinha subido e descido as Ramblas umas 10 vezes! É tudo uma questão muito pessoal e subjetiva, até porque tive um amigo que foi no fim de semana seguinte e ficou apaixonadíssimo pela cidade e por ele ficava lá. E ainda me disse que é 1000 vezes melhor que Londres. Portanto, são opiniões e não se deixem influenciar por elas. O melhor é irem lá e conhecerem por vocês mesmas e depois tiram as vossas próprias conclusões. Certo? ;)


E agora, vamos lá ao que interessa!


Onde fiquei alojada?
Toda a gente me avisou que tudo em Barcelona é caríssimo (visitas, alimentação, estadia, transportes...) e, por isso, escolhi um alojamento mais baratinho e simples, mas perto das Ramblas. À primeira vista confesso que me arrependi de o ter feito. O hostel tem o mínimo de condições necessárias - mínimas, mesmo! -, não tinha cozinha e a casa de banho era partilhada, o que me chateia um bocado, mas se quisesse melhor, pagava, portanto, não me posso queixar. Infelizmente, como a viagem foi marcada apenas com um mês de antecedência, o alojamento (dentro do meu orçamento) estava muito limitado e em todas as opções teria que partilhar casa de banho e, em alguns casos, quarto. Optei pelo Central & Basic Universitat. A primeira impressão foi que estávamos situados num bairro problemático e comecei a ver a minha vida a andar para trás. Depois percebi que tudo não passava de preconceito meu, influenciado por uma experiência má que tivemos à chegada. Aquela zona é conhecida pela street art, pelos graffitis e pelo pessoal de patins e skates. É também uma zona onde habitam e trabalham muitos muçulmanos. No fim de contas, fiquei muito agradada com a localização e todos foram muito amáveis, simpáticos e metidos nas suas vidinhas. Uma lição sobre não julgar nada nem ninguém pelas aparências, não é? E eu que me achava zero preconceituosa... Pois pois... Os pontos negativos, para além de não haver propriamente um grande zelo pela higiene, mas nada de problemático, é o fraco isolamento do quarto, que faz com que o barulho da rua - extremamente movimentada e cheia de barzinhos - dificultasse o sono. Mas o cansaço era tanto que só custou a primeira noite.


O que comi?
Meus senhores, comi tudo. Comi tanto, tanto, tanto, que no domingo fui para a cama enjoada de tanto comer. Quis experimentar de tudo um pouco, inclusive coisas que não gosto, como churros com chocolate quente - até fico enjoada só de pensar... Basicamente, em Barcelona come-se tapas e bebe-se álcool. Não importa se é vinho, cerveja ou sangria, o importante é beber. E não há hora para jantar nem para almoçar, vai-se comendo e bebendo ao longo do dia, o que até é giro. Eu gostei muito desse conceito, mas o problema das tapas é que são altamente calóricas (fritos, salgados e presuntos ibéricos com fartura) e acaba por cansar. O que mais gostei de comer foi o arroz com tinta de choco (arroz preto). Gostei tanto que comi duas vezes! Adorei também os croquetes de jamón ibérico.



Tivemos sorte com os sítios que encontramos para comer. Os preços rondam sempre os 20€ por pessoa, sem abusar nas bebidas. Na última noite, fartinhos de fritos e tapas, passamos por uma pizzaria com um aspeto de babar e lá fomos nós para as pizzas e para um tiramissú para encerrar a viagem em beleza.


Para almoços rápidos, aconselho-vos os 100 Montaditos, que nos salvou antes de irmos à Sagrada Família. É bom e barato e também existem vários em Portugal. Para jantares ou almoços mais simples, mas cheios de pinta, têm os Tapa Tapa. Podem encontrar essa cadeia nas Ramblas, no Passeig de Gàrcia... Se quiserem fugir da comida típica e preferirem uma pizza daquelas bouas-bem-bouas, sugiro a La Poma, nas Ramblas. Por fim, o sítio mais lindo de sempre para comer é o El National, mas sobre ele já vos conto mais ali em baixo. O Mercado de la Boqueria é um bom spot para comer frutinha fresca, tapas e mariscos prontos a comer ou só para visitar, mas está fechado ao domingo.




O que visitei?
Visitei tudo aquilo que queria visitar, apesar de não ter visto tudo o que há para ver em Barcelona. Ou seja, se não voltar lá mais, não me deixa pena, porque o que eu queria muito, muito, muito ver, está visto. Vou descrever tudo o que vi por ordem de preferência:


1. Pavilhão de Exposições Mies Van Der Rohe
Eu sei que não é uma atração muito conhecida e passa despercebida a muita gente - o que é incrível porque chegamos a estar sozinhos lá dentro. O Mies van der Rohe é um dos meus arquitetos favoritos de sempre - podem, aliás, ver o mini e super incompleto post que escrevi sobre ele em 2012 - e existe esta casa-exposição pensada e elaborada por ele em Barcelona. É extraordinário pensar que esta casa foi imaginada e construída em 1929. Sim, leram bem. 1929. Façam-me lá o favor e vão pesquisar "Pavilhão de Exposições Mies Van Der Rohe" ao Google. Era o sítio que eu mais queria ir em Barcelona e quando cheguei lá senti aquele arrepio na espinha que já me é característico em sítios como este - sou uma fascinada com estas coisas, que fazer? - e senti-me em casa. Sentei-me nos sofás, olhei à minha volta, respirei fundo, tirei fotografias, toquei nos materiais, vi de diferentes perspetivas, partilhei a história e os conhecimentos que tinha sobre o arquiteto, li as brochuras, visitei a loja, quis comprar tudo, folheei os livros, imaginei algumas daquelas coisas que estavam à venda na minha casa, sentei-me no banco exterior a admirar a paisagem... No fundo fiz de tudo para prolongar ao máximo a minha estadia naquele lugar absolutamente maravilhoso, histórico, icónico e que ainda passa despercebido à maioria das pessoas. Valeu cada cêntimo e eu sei que se vivesse na cidade, aquele havia de ser o meu spot. Para lá chegar basta ir para a Praça de Espanha e virar à direita na Fonte Mágica. 


2. Museu Picasso
Meujamigos, então e eu ia andar por Barcelona e não ia ver o museu do senhor-incrível? Logo eu, apaixonada por arte e espectadora atenta de Genius? O museu é pequeno mas vale muito a pena para quem gosta do pintor. Não vão com a ideia de que vão encontrar a Guernica por lá. Não vão, ok? A Guernica está no Reina Sofia em Madrid. O valor do bilhete é bem acessível - que choque! - e vale a experiência. Lá vão encontrar, para além dos seus quadros, fotografias pessoais, desenhos, rascunhos e outros acervos. O ponto alto da exposição é o quadro Las Meninas (que vêem na imagem da esquerda) e todos os estudos que lhe antecederam. O próprio edifício também vale a pena ser apreciado. No final, não se esqueçam de passar pela loja! Não precisam de comprar nada, mas tem coisas muito giras e engraçadas - umas caríssimas e outras bem acessíveis. O museu fica situado no Bairro Gótico, já próximo do Parc de la Citudella.


3. A Sagrada Família
Vou ser sincera, não ia com grande expectativa. Eu amo catedrais e, por isso mesmo, entro em tantas quanto posso, portanto achava que não me ia deslumbrar mais do que com aquelas que eu já tinha visto. Enganei-me redondamente. Ir a Barcelona e não ir à Sagrada Família não vale. Se querem um conselho, não façam o que eu fiz, que foi comprar o bilhete na hora. Comprem online e evitem filas de 1 hora (para comprar o bilhete e para entrar no edifício) e ainda conseguem descontos. Eu tive que comprar o bilhete com audioguia porque o mais barato (sem audioguia) estava esgotado. Não fiquei muito agradada com o preço - porque até nem ia com expectativas, lembram-se? -, mas lá paguei. Foi o melhor dinheiro que dei em Barcelona e aconselho-vos também a optarem pelo audioguia (pelo menos 1 bilhete e depois vão partilhando pelo grupo). Fiquei assoberbada com a beleza, com o perfecionismo e em particular com o simbolismo - sou muito impressionável com os simbolismos. Não sou crente, mas as lágrimas vieram-me aos olhos muitas vezes ao ouvir a explicação de determinados pormenores que Gaudi fez questão de imprimir naquele edifício descrito como "A Bíblia esculpida em pedra". Tudo é místico, tudo é absolutamente espiritual ali dentro, mesmo com as centenas de pessoas à volta. Senti-me tão em paz ali dentro, tão feliz que demorei-me umas 2 horas. É um local que gostaria de voltar e de levar pessoas a conhecer. Vale cada cêntimo, vale cada minuto de espera e vale aquela revista toda da segurança que mais parece que estamos num aeroporto. Mesmo que não sejam católicos, visitem. É dos sítios mais abertos a todos os crentes, de qualquer religião que eu já conheci. Por favor, se forem a Barcelona, não percam a Sagrada Família.


4. El National
Se só puderem fazer uma única refeição fora em Barcelona, escolham o El National e eu juro que não se vão arrepender. Não só é dos sítios mais giros que eu vi por lá, como também está cheio de coisas boas e apetecíveis, daquelas que são mesmo uma grande desgraça para a dieta. É um conjunto de vários restaurantes num espaço aberto e lindíssimo, que vale a pena conhecer, nem que seja só de passagem ou para beber um copo no bar. Eu escolhi a La Taperia porque oferecia um menu mais vasto e porque o conceito deles é bem engraçado. Escolhemos as tapas que queremos provar mas não fazemos o pedido, esperamos que o empregado "as cante", isto é, que anuncie as tapas que estão a sair quentinhas da cozinha de forma engraçada. Às vezes é a imitar o Freddie Mercury, por exemplo. Se forem as tapas que nós queremos provar, levantamos o braço e eles pousam o prato à nossa frente. As doses são pequenas, mas a ideia é ir provando de tudo. Repeti aqui o arroz com tinta de choco e fiquei arrepiada com os croquetes de jamón ibérico. O El National fica no Passeig de Gàrcia, muito próximo da Casa Batló.


5. Bosc de les Fades
Outro dos bares giros a incluir na vossa lista é o Bosc de les Fades. As fotografias não fazem jus à originalidade do espaço porque é um sítio bastante escuro. No fundo, é como se estivéssemos a beber um copo ou a lanchar no meio de uma floresta, ou para os fãs de O Senhor dos Anéis, no Shire. A determinada altura as luzes apagam e começa a "trovejar", com direito a sons de chuva e efeitos dos relâmpagos. É muito giro e vale a pena ir conhecer. À noite nunca tivemos hipótese de arranjar mesa, mas no domingo à tarde conseguimos. Fica nas Ramblas, perto do Museu de Cera.


6. Bobby's Free
 Outro super spot! Este espaço nunca me apareceu nas sugestões a visitar em Barcelona, mas foi recomendado por uma amiga. E aqui estou eu a fazer serviço público, não é? Quem é amiga? Hum? Fiquei tão curiosa que tive que ir lá checar. E qual é a melhor cena deste bar? É que é secreto... Da rua parece apenas uma barbearia fancy, mas se entrarmos e acertarmos na password abre-se uma porta secreta com acesso para um outro mundo. Um mundo de malabaristas que fazem cocktails que parecem uma obra de arte, com música ao vivo e boa pinta. Claro que não vos mostrei muitas fotografias do espaço, mas se quiserem conhecer melhor, visitem a página do Bobby's Free. O preço dos cocktails começa nos 9,50€ e vai escalando por aí a cima. Não adorei a minha bebida, mas eu sou mais de um copo de vinho do que destas coisas. Fui pela experiência e valeu muito a pena. Se quiserem conhecer a password atualizada (muda todos os meses), sigam a página de Instagram. A minha foi "Gatsby", que coincidência feliz. Have fun!


Para além de todos os sítios que já vos falei, também fui ao Parc Guell, apesar de não ter conseguido entrar porque os bilhetes estavam esgotados para aquela manhã e o tempo começou a apertar. Valeu pelo passeio no parque envolvente que é muito bonito. 


Desci o Passeig de Gàrcia que é maravilhoso, vi a Pedreira - que edifício imponente - e a Casa Batló, que estava tapada com um andaime porque a fachada está a ser restaurada, mas as visitas continuam a acontecer no interior. É aqui que encontram as lojas de luxo (Chanel, Dior, Fendi, you name it!), mas infelizmente estavam todas fechadas porque era domingo. É também nesta enorme avenida que se encontra o El National. Gostei muito mais desta zona da cidade do que das Ramblas.


Passeamos muito no Bairro Gótico, apesar de não ter muitos registos fotográficos dessa zona - ainda não percebi muito bem porquê. É uma zona lindíssima, cheia de cantos surpreendentes e de História. É também uma zona mais escura e com muitos vendedores de "cenas ilícitas", se é que me entendem. Podem encontrar aqui a Catedral de Barcelona, o Museu do Picasso e muitos, muitos, muitos bares fixes.




A Praça de Espanha é monstruosa. Não estava a contar com a grandiosidade de tudo aquilo. Vale a pena ir lá conhecer o espaço e, se tiverem tempo, visitar o Museu Nacional e o Montjuic. Eu apenas consegui ir ao Pavilhão de Exposições do Mies van der Rohe e depois fomos visitar a Arena de Barcelona, que fica logo ali na rotunda. A antiga arena de touros foi renovada, com a intervenção de Mies van der Rohe (entendem agora o interesse?) e adaptada a um centro comercial que tem uma vista incrível de 360º da cidade no seu piso superior. Como era domingo, as lojas estavam todas fechadas, mas o edifício permanecia aberto para que os turistas pudessem apreciar as vistas. É giro de ver.


Chegados ao Arco de Triunfo - outro monumento imponente - fizemos o caminho todo até ao Parc de la Citudela, que é só dos parques incrível, onde só apetecia estender a mantinha e ficar ali a jiboiar a tarde toda. Adorei o ambiente e a vivência daquele local. É um must-go!


Para terminar as sugestões, o Mercado de la Boqueria é giro, vibrante, cheio de cores e cheirinhos bons, cheio de gente e pessoal simpático. Gostei de visitar e acho mesmo que vale a pena passar por lá, mais que não seja para tirar umas fotos, que ficam sempre incríveis! Ponto negativo para a quantidade descomunal de plásticos para embalar os produtos e as palhinhas/talheres de plástico descartável.



Sobre Barcelona
No geral, gostei muito da cidade e do ritmo dela. Achei a comida deliciosa, mas ao fim do segundo dia já só queria legumes e fruta - too much fritos! Senti-me segura em quase todos os locais e havia muita polícia na zona das Ramblas. Os preços de estadia e alimentação são elevados, no entanto, com alguma paciência e procura, conseguem encontrar outras soluções mais acessíveis. Relativamente aos transportes públicos, não posso falar muito porque só andei de metro e o preço é o normal, como noutra grande metrópole qualquer, e não é difícil de compreender as linhas.


Um ponto negativo é o exagero no preço dos bilhetes para algumas atrações como a Casa Milá, Batló ou até a Sagrada Família. Se para além da Catedral também tivesse entrado nas casas, pagaria, por duas pessoas, cerca de 145€. Uma família de classe média não vai conseguir visitar metade das atrações pagas, o que é uma pena - mais um ponto a favor de Londres, onde grande parte dos museus são gratuitos! Outro ponto desfavorável são os carteiristas. Apesar de não me ter acontecido nada nem de ter visto nada, fui muito avisada por toda a gente que já tinha visitado a cidade, em todos os sitesblogs e, inclusive, os locais. Eu ia preparada, com uma carteira à cintura, protegida com um fecho e uma pala com fecho de mola de íman, mas mesmo assim, sempre de olho aberto. Não me aconteceu nenhuma situação desagradável. Outro ponto desfavorável é a falta de limpeza e os cheiros horríveis em vários pontos da cidade, mesmo nos mais turísticos.




Barcelona é uma cidade maravilhosa, que vale a pena ser explorada.
É uma viagem perfeita para um fim de semana prolongado.
E agora, venha a próxima! ;)




Sem comentários: