domingo, 22 de janeiro de 2012

Compras, livros, CEC e afins...

Penso que nunca passei tanto tempo sem escrever. E que saudades eu tinha deste sítio! Mas juro que tenho uma boa justificação para tal falha. Ou melhor, várias justificações!
Comecemos pelo princípio.
Sexta feira, vesti-me para a cidade e rumei até Guimarães. A primeira paragem foi no sr. Fernandes (acho eu). Deixei-lhe uma relíquia dos tempos de solteiro do meu Pai, um relógio giro que só ele, para ele o apertar. Disse-me para passar por volta das 3 horas que já estava pronto. Fui ter com a minha mãe para irmos almoçar. Esperamos pelas amigas e lá fomos. No fim do almoço, elas foram trabalhar e eu fui para a biblioteca. Perdi-me nas horas no meio das estantes  e no meio de todos os autores e obras maravilhosas, com capas rasgadas, letras quase irreconhecíveis e o cheiro a livro velhinho, com imensos anos e que já passou por inúmeras mãos. (ah, como eu adoro isso!). Adoro comprar livros, mas nada se compara aos livros da biblioteca... São histórias dentro de histórias e desde os 3 anos que tenho essa fixação. Arrecadei o volume 1 de "Ana Karenina" de Tolstoi e "O Sexo e a Cidade" que literalmente caiu-me nos braços. O marido veio ter comigo, mas ele não tem muita paciência para a coisa e rapidamente saímos (com esses dois livrinhos bem perto do meu coração). Vagueamos pela cidade debaixo de um dia lindo de sol.
Guimarães estava agitada! Irrequieta e entusiasmada. Não cabia nela de tanto orgulho e felicidade. Pessoas corriam de lado para lado, técnicos do som, imagem, disto e daquilo discutiam a melhor opção para isto e para aquilo e a cidade estava viva que só visto! Fios, câmaras, microfones, holofotes, testes de som, gruas, instalações, rádios, televisões, jornalistas, pessoal técnico... Tudo num estado louco mas saudável, satisfeito e orgulhoso. A abertura da Capital Europeia da Cultura estava a aproximar-se e o povo estava em êxtase.
Depois de percorrermos uma e outra lojita, fomos ao sr. Fernandes. O relógio estava pronto e saí com ele no meu pulso.
Fomos para a praça da Oliveira beber coca-cola com gelo e limão como fazemos sempre no Verão. E que bem que se estava rodeados de turistas, curiosos, e gentes de microfones e câmaras em punho. Apreciamos a cena durante uns tempos (1 horita mais coisa menos coisa) e fomos para o Shopping.
Fiz uma compra de que me orgulho imenso na H&M.
Depois foi o costume, fui para casa e fomos jantar os 4 (eu, a Mãe, o Pai e o Mano).
No fim fomos passear para a cidade. Estava a decorrer o ensaio geral do espectáculo de abertura. Mas pouco deu para ver e os pés deixaram de se sentir tamanho era o frio.


O relógio (peço desculpa pela qualidade da foto mas foi o que se arranjou)


O Sexo e a Cidade e a Ana Karenina entre coca-cola, câmaras e conversas interessantes com o marido. 

A compra da H&M, que já andava de olho nela desde que custava 20€ e eu arrecadei-a por 5. Não caibo em mim de felicidade. Tenho de a subir dois dedinhos e está perfeita!

Uma das personagens principais do espectáculo da abertura de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Um boneco articulado gigante!

Como queriam que tivesse tempo para vos escrever na sexta?
Já conto o que se passou ontem!

Sem comentários: