quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Declaro-me culpada

Cometi um crime. Roubei. Não foi premeditado, nem sequer me apercebi que o fiz na altura. Tenho pensado este tempo todo se vos havia de contar ou guardar para mim, mas como eu até me ri e pus quem soube da história a rir, achei que não seria má ideia de todo contar-vos.
Antes de mais nada, tenho de dizer que ao contrário do meu irmão e da minha mãe, não ligo nenhum aos jogos de sorte (Euromilhões, Raspadinha, and so, and so) e por isso esse mundo passa-me ao lado. No entanto, na sexta feira, a minha mãe pediu-me para registar o Euromilhões e deu-me o papel já feito.
Como boa filha que sou, dirigi-me a um quiosque e pedi, gentilmente, que o regista-se, mas ao mesmo tempo perguntei à mulher (um trambolho, diga-se) se tinha a Vogue. "Eu acho que já a vi por aqui. Ela já me passou pelas mãos." (Estando ela num quiosque com 1 metro quadrado, é bem provável que tenha visto a revista, digo eu) limitei-me a sorrir e a afirmar que já tinha procurado nas estantes mas que não tinha encontrado. Entretanto a senhora regista o papelito e fica a olhar fixamente, muito compenetrada, para as prateleiras (a semicerrar os olhos e a morder os lábios, mas sem nunca levantar o seu belo ass do banco) "Oh menina, eu ia jurar que a vi. Mas não sei onde está." Só que não a ia procurar nem me dizia directamente que não tinha. "Deixe lá, pronto, não faz mal" A senhora entrega-me o papel já registado e volta a olhar para a prateleira como quem se põe a rever o seu dia, tentando encontrar o momento em que deu com o nariz na revista. E as desculpas sucedem-se "Não sei onde está, mas que já me passou pelas mãos hoje, já!". Esperei um pouco para ver se ela se mexia. Mas não. Era pedir muito! Cruz credo, a uma sexta-feira? Nem pensar!
Fartinha daquele impasse e a ver que dali não levava a Vogue, agarrei no meu saco e nas minhas luvas, agradeci, dei boa tarde e saí.
Ao jantar, a minha mãe pergunta "Registaste o Euromilhões?" Disse-lhe que sim e contei-lhe o que se tinha passado no quiosque. Riram-se. Mas eis que a minha mãe tem uma luz e pergunta-me "Pagaste os 2€, não pagaste?" Cala-se tudo. "Era suposto ter pago?". Riram-se a medo como quem será-que-ela-está-a-gozar-ou-a-falar-a-sério? "Tu foste registar o euromilhões e não pagaste?!" "Oh mãe, eu pensei que se pagava o papel e não registá-lo, além disso, a mulher não disse nada e eu vim embora!" Riram-se imenso. "Mas... Mas... Mas eu não sabia!!! Eu sou uma ladra inocente!!" "Olha, ela também era murrona não era?!" "Imenso!" "Então deixa lá. Se fosse 5 ou 10€, ias lá, mas foram só 2€!"
Agora evito passar pelo quiosque. Não é pelos 2€, é mesmo pela vergonha! Isto só a mim!

Sem comentários: