terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Uma aventura no centro de saúde

Na sexta-feira passada, a minha mãe ligou-me a informar-me que tinha consulta marcada para o dia 3 de Janeiro às 10:45h no Centro de Saúde. "Mas mãe, porquê?", "Diz que agora é obrigatório! Tens mesmo que ir. Assim é a forma de conheceres a médica de família...". Resmunguei, mas não deu em nada.
Hoje, dia 3 de Janeiro, lá tive de me arrastar até o dito cujo àquelas horas da madrugada, e já estava à espera de ter muita matéria para vos contar, porque nestes sítios, não há nada normal.
Cheguei e dirigi-me ao balcão. A senhora que (incrivelmente) era muito simpática disse-me para aguardar no 1º piso que já me chamavam. E chamara. Para a sala 12. Entro no corredor e as salas só iam do 1 ao 10. E cadê a 12?! Não há. Nem havia nenhuma alminha no corredor que me esclarecesse a minha dúvida. Decidi perguntar às pessoas que estavam na sala de espera como eu, que, ou muito me engano , ou adoram o sítio e estão sempre lá enfiaditas. "Ah, eu não ouvi", "Não percebi qual era o nome", "Pois é, neste corredor as salas só vão até à 10!" e ninguém me dava uma informação útil. Desci as escadas e dirigi-me a outro corredor (esse, disseram-me depois, é o de enfermaria, e enfermaria = vacinas (picas, mais propriamente) e o meu desconhecimento levou-me a lá entrar). No corredor cruzei-me com uma dr. Helena, que era o nome da minha médica, mas como nunca a tinha visto mais gorda, mantive-me caladinha e decidi averiguar em silêncio, porque podia haver mais do que uma. Realmente, nesse corredor existia mesmo uma sala 12, mas estava lá ninguém.
Dirigi-me ao balcão novamente e questionei a funcionária o porquê de chamarem o meu nome e me mandarem ir para uma sala do piso debaixo. Ela disse que isso não era possível e que ia ver a situação. Ligou à médica e ela lá lhe disse que antes da consulta tinha mesmo de ir à enfermaria.
"Um mal entendido" disse-me a senhora. Eu respirei fundo e sentei-me a aguardar a minha vez. Enquanto entrava em pânico a pensar o que a enfermeira me iria fazer, um senhor, já com os seu 60 e muitos anos (talvez 70), quase que se deita em cima do balcão e fica a uns 20 cm da cara da funcionária. Mas parece que era porque o senhor ouvia mal (suas mentes poluídas). E ela, coitada, lá teve de elevar o seu tom de voz e fazer gestos para que o senhor a conseguisse entender. Pelos vistos queria uma consulta, mas a disponibilidade da médica era só para Fevereiro, e parecia que o pobre homem só lhe queria mostrar uns exames. Então, a figura do balcão grita bastante alto "O SENHOR FAZ ASSIM: VEM CÁ AMANHÃ POR VOLTA DAS 2 DA TARDE COM OS EXAMES E QUANDO A VIR NO CORREDOR, VÁ MOSTRAR-LHOS. ELA PODE BERRAR, MAS NÃO LHE BATE!!!"  E o homenzico lá foi todo contente à sua vida.
Mas voltando ao meu assunto que é bem mais importante. Fui chamada para a enfermaria. Ela disse-me logo "Tira o casaco porque vou-te medir a tensão" e só eu sei como detesto medir a tensão... Mas estava óptima. Depois teve a lata de me mandar por em cima da balança!!! (Sua cabra, não vês que foi Natal e Ano Novo??? Isto é mesmo de um baixo nível que só visto!!!) Mas vá, a balança acusou 53kg e tira-se pelo menos 1 por causa das botas e afins. E pronto, foi isto. Ah! E perguntou-me se sabia que os antibióticos anulam a acção da pílula (oh meu Deus! O meu irmão que está no 9º ano sabe isso!!!) e se vomitar, ou tiver diarreia... Sim, senhora, eu sei! Já sou crescidinha, e não se aflija que se há coisa que eu não quero é ficar com uma criancinha nos braços! Ainda há muito sapato, vestido e viagens para comprar! E claro, a típica pergunta "E o teu período como é?" apeteceu-me dizer "vermelhinho como todos os outros..." mas não, lá tive de descrever, quando vem, como vem, e isto, e aquilo. A mulher ficou a saber mais do que a minha mãe! Mas tudo isto para ... nada! Mandou-me embora e para voltar ao piso de cima que a médica queria falar comigo. E lá fui.
Pouco aqueci a cadeira e fui logo chamada. Sala 5 desta vez... Ufa! E a primeira pergunta da médica "Então e o que a traz por cá?" e depois houve aquele silêncio em que eu penso, "sou simpática ou dou-lhe a resposta que ela merece?", mas opto sempre pela simpatia "ligaram-me para vir, e eu vim!" e pronto, mais perguntas, e  "o pápa nicolau já fizeste?" "há mas se tomaste as vacinas do colo do útero só depois dos 20 e tal anos!" e coisas assim. Contei-lhe que fui operada e pouco mais. No fim disse "Não te preocupes que não te chamo mais. Já vi que és saudável e estás a ser bem acompanhada... Obrigada e adeus!". A médica é muito simpática, é sim senhora, mas levantar-me àquela mísera hora para... nada deu-me cabo dos nervos!!!
Mas é assim a nossa vida. O que vale é que eu tenho todo o tempo do mundo...

Sem comentários: