terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Miss you Polska!

Há uns três anos atrás tive a excelente oportunidade de participar num intercâmbio entre Portugal e a Polónia. Partimos em Julho para lá ficarmos durante 12 dias. Estava estupidamente entusiasmada, primeiro, porque nunca tinha viajado de avião - ainda por cima iríamos fazer escala em Frankfurt na Alemanha -, e em segundo, porque sempre quis viajar, conhecer gentes e sítios novos, mentalidades e tradições diferentes. Mas na verdade, esses 12 dias foram-me em parte dolorosos (apesar de nunca me ter arrependido de ter ido!) porque tive imensas saudades. Muitas mesmo! E aquela angústia de querer estar com a minha família, com o meu namorado, com as minhas amigas, e saber que não podia, que havia horas de avião, km e km a separar-nos. Felizmente o intercâmbio foi recheadinho de actividades, workshops, serões e visitas muito, mas mesmo muito interessantes que me foram distraindo e absorvendo a saudade.
Honestamente, sou pessoa de me habituar rápido a uma nova rotina, e na Polónia, não foi diferente. Comidinha? Boa! Daquele tipo "primeiro estranha-se, depois entranha-se" e tenho a dizer que tenho imensas saudades disso! Menos do sumo, que era tipo gelatina líquida (por vezes fervida, outras gelada) e que não me matava a sede por completo. Anyway, gostei de tudo o resto. Aprendi umas palavrinhas que ainda me recordo (entre elas, um ou dois palavrões! Porque dizer palavrões em Polaco safa-me muitas vezes de um "sua mal criadona!!!") como obrigada, água sem gás (um achado por terras polacas), bom-dia, boa-noite, olá e por aí fora.
Os primeiros 6 dias ficamos numa quinta linda de morte, afastada de tudo umas 2 horas, com dois lagos, campo de voleibol, mesas com bancos debaixo de palhinhas, um encanto de sítio, com apenas um enooooorme problema que, felizmente, não me assistiu - os insectos! Eram centenas de pequenas melgas que picavam sorrateiramente e quando se percebiam, já estavam a ir para o Hospital com o pé inchadíssimo de tanta picada junta e sobreposta, a pedir penicilina! Foi o maior drama que houve. Saí dali ilesa (ainda hoje não sei como foi isso possível). O clima é super idêntico ao nosso Verão, temperatura a rondar sempre os 30º (maraviiiilha) mas, apanhamos uma noite quente, de chuva e tempestade, linda de se ver.
Tivemos serões maravilhosos. Nesse dia de temporal, a luz falhou, o que fez com que estivéssemos numa sala rústica, gira e cheia de personalidade, à luz de velas, a cantar músicas polacas (ou a tentar), a aprender braille básico e a partilhar ideias, opiniões e desejos, qual amigos de há 20 anos!
Tivemos a nossa noite de fogueira - tipo escuteiros (uuuuhhhhh) - jogos de voleibol com balões cheios de água (super divertido mesmo! Perdia a equipa que fizesse com que os balões rebentassem do seu lado), tiro ao alvo e claro, não podia faltar, a noite portuguesa e a noite polaca, com danças típicas, comidinha da boa, apresentações Power Point, e o que caracteriza cada um dos países. Giro, giro, giro! (Que saudades!!!)
Os outros 6 dias, passamos numa pousada junto à praia. Não era tão agradável mas o sítio compensava. Fomos imensas vezes à praia, com água preta (por causa da areia que era muito escura) e gelada! Segundo o que me disseram, aquelas águas pertenciam ao mar Báltico (o mesmo que banha a Finlândia, Suécia e por aí fora, sim!). Eu fui confirmar, e sim, é verdade. Confere! Havia também uma pequena barraquinha que vendia uns crepes de morrer de tão bons que eram! Incríveis mesmo! E pelos vistos o kebab também era maravilhoso, mas isso já era comidinha a mais para o meu pequeno estômago (visto que eles eram tamanho super size). Escusado será dizer que essa massinha com chocolate quente marchou cada um dos 6 dias que lá estive.
Visitamos uma cidade magnífica! Uma pequena e modesta Veneza, chamada Gdansk que quero voltar a pisá-la, com certeza. Sinceramente, visitem-na! Imensos artistas na rua, lojas, pastelarias, restaurantes, igrejas, incríveis, num misto de modernidade clássica. Delicioso! Pesquisem.
Também fomos a umas dunas intermináveis que, segundo nos informaram, foi lá que foi filmado o primeiro filme sobre o Egipto e eu não achei muita piada à brincadeira sendo eu uma totó que detesta areia no corpo.
Vi tanta coisa que já nem sei bem. Jogamos Bowling, passamos um dia inteirinho na casa de um dos polacos. A mim calhou-me a minha "sexy polish girl" ao que ela me responde "sexy portuguese girl", a minha "homie" que adoro do fundo do coração. Foi talvez a maior experiência que tive. Passei um dia e noite numa casa desconhecida, sozinha com a família dela que não falava inglês mas que nos entendemos perfeitamente. Fiz grandes amizades lá. Foram incrivelmente acolhedores e sempre muito preocupados com o meu bem estar. Senti-me em casa.
Fizemos muitas festas, mas a mais divertida foi a de máscaras, que cada um tinha de se desenrascar com o que tivesse à mão. Adorei e foram todos super originais! Fomos a outros sítios igualmente importantes e interessantes, lojas giras, nem vê-las mas os preços de lá aqui em Portugal, e era tudo meu! Um amigo até comprou uma guitarra! E diz ele que poupou 200€. Eu não comprei nada de muito especial, era tudo meio mono, apenas um top para cada uma das minhas amigas, um vestido para mim e um colar, uns anéis, e penso que foi só. O importante não foi o que comprei, foi o que vi, o que conheci e as amizades que mantenho. Sei que tenho meia dúzia de portas abertas na Polónia e eles sabem que têm a minha cá em Portugal!

Eu e a minha amiga H. entusiasmadíssimas por viajarmos de avião. Um pormenor interessante foi que o sr. motorista que nos ia levar ao aeroporto adormeceu  e não apareceu. Lá foram os papás levar-nos lá às 5 da manhã! Valeu a pena!

O nosso pequeno almoço aéreo! (Podia ser pior, visto que estávamos a viajar em low cost)







Pequenos pormenores da nossa quinta linda e romântica que só ela!
Esta última foto foi tirada pelos meninos polacos enquanto estavam a fazer uma pequena serenata às meninas ali em frente (eu sou aquela que tem os braços abertos)

A minha parte preferida da quinta, sem dúvida.

Um quarto, duas mulheres. E mais não digo.

O primeiro dia, quando nos conhecemos. E decorar o nome deles?! Acho que nem no último dia os sabia na ponta da língua!



Braille e uma letra de uma música em polaco. Eu sabia-a quase de cor, mas agora, não me perguntem! É complicado como tudo o polaco!



E cá estão os famosos crepes e kebabs! Dá-me água na boca isto!

Uma troca de sapatos, claro! Não fossem duas mulheres vaidosas que só elas! (em casa da minha anfitriã)

O irmão da minha anfitriã, simpático qu'eu sei lá, mas que não diz uma palavra em inglês! A nossa comunicação foi muito divertida. Ofereceram-me um chapéu giro e fofinho que o guardo com o maior carinho! Senti-me mesmo em casa!

Eu a jogar Bowling (vê-se pelo trajecto da bola que não deu grande resultado...)

Carrinhos de choque não me assistem, mas como insistiram...

Uma foto de grupo que significa muito para mim. Não estão cá todos, mas eu gosto na mesma. Foi um dia muito divertido este. E o tempo esteve a nosso favor. Dizem que este é o maior shopping da Europa. Que é grande, é, mas não é grande coisa (a nível de lojas/artigos). Chama-se Manufaktura (or something like that)

Workshop de karaté!

Festa das máscaras super divertida!



Um cheirinho de Gdansk.

As famosas dunas intermináveis.

Um espectáculo de breackdance de rua.

O grupo português (e dois ou três polacos sem sono) no último dia, na praia, ao amanhecer (5 da manhã, mais coisa menos coisa).

No tal dia da tempestade. Já tinha vindo a luz, mas as velinhas mantiveram-se acessas.



As escalas são uma seca... Deu para ver as fotos que tiramos, falar, descansar, comer um hot dog frankfurt, ver as lojas (aquele aeroporto é um sítio enorme, senhores!) e por aí fora...


A minha viagem à Polónia foi assim. Deu-me as saudades, que se há-de fazer? Quero lá voltar um dia, sem dúvida.

Sem comentários: