sábado, 25 de fevereiro de 2012

A Visitante (Parte II)

Claro está que quando se entra na secretaria da minha antiga escola para resolver qualquer problemita, é o mesmo que entrar no dentista, passamos a ter de lá ir regularmente porque nada se pode resolver na hora e falta sempre qualquer coisa. Ah, e a culpa é sempre, sempre, sempre nossa.
O senhor funcionário, simpático mas igualmente incompetente, ontem  disse-me que teria de estudar o regulamento e pediu me para lá ir no dia seguinte (ontem) para me informar. Eu assim fiz. Por volta das 3h ou 3.30h, passei por lá e perguntei se já tinha informações para me dar. Claro que me respondeu "Oh menina ainda não tive tempo de olhar para isso! Mas a minha colega informa-a." Respirei fundo 5 vezes e pensei "Tu tem calma que a colega do senhor vai te esclarecer!". A senhora lá veio e respondeu-me a todas as perguntas com um "Acho que sim." "Acho que não". Perguntei o que era necessário para me inscrever para os exames e disseram "Uma cópia do B.I. e o boletim de inscrição devidamente preenchido". Lá me dirigi à papelaria, comprei o boletim e voltei à secretaria para o preencher. Vou fazer exame a Desenho-A, Português e História da Cultura e das Artes, mas eis que a mulherzita me pergunta "E vais fazer os exames para quê?" "Para ver se subo a nota" "Mas já fizeste as disciplinas todas, pois já?" "Já sim." "E HCA é uma disciplina do 11º ano?" "É" "Então não podes fazer exame!" "Não posso porquê????" "Porque só podias fazer no 11º e no 12º, agora não podes!" "Mas a mim nunca ninguém me disse nada disso! Sempre me disseram que podia fazer os exames que quisesse!" "Ah, e podes!" "Então não estou a perceber! Posso ou não posso?" "Podes, mas só conta para prova de ingresso. Não te vai subir a média do ano!" E eu cá para os meus botões, "Se HCA é uma específica, obviamente que eu quero isso para prova de ingresso, não?!" Mas pronto, eu sei que os funcionários daquela escola são um tanto ou quanto tacanhos e limitados, por isso, voltei a respirar fundo e continuei. Depois do boletim devidamente preenchido e a cópia do C.C., perguntei se estava tudo e se podia ir. Diz-me muito prontamente a senhora "Falta pagar menina!" "Pagar??? Pagar o quê?!" "Os exames!!!" "A mim nunca me disseram que tinha de pagar coisa nenhuma! Aliás ontem perguntei o que era preciso e apenas me dissera que precisava do boletim e da cópia! Nunca ninguém me falou em dinheiro!" "Ah, nunca perguntaste por preços!!" "Mas como havia de perguntar preços se eu nem sabia que tinha de pagar?" "Para a próxima informa-te melhor!!" "E quanto é?" "10 euros por cada exame, menos o de HCA que custa 3. Ou seja, 23€" "Olhe, eu tenho outra dúvida, para o acesso ao ensino superior não tenho de ter uma senha? Eu sei que já fiz isso o ano passado, mas já não me lembro!" "Olha isso já tinhas de ter aqui contigo!! É para juntar a estes documentos!!!" Apetecia-me gritar VOCÊS ESTÃO A BRINCAR COM A MINHA CARA??? ENTÃO ONTEM ERA O BOLETIM E A CÓPIA E AGORA JÁ É O RECIBO DA SENHA E 23€??? "Porque não informam tudo de uma vez?" perguntei eu. "Porque tu não perguntaste! Para a próxima informa-te melhor das coisas. Está tudo na internet!!" "Mas eu ontem vim aqui pedir informações precisamente para hoje tratar tudo de uma vez!" "Não tenho que te faça. Ainda tens tempo, por isso vens cá para a semana e trazes tudo direitinho."
Virei costas, respirei fundo 200 vezes, e saí.
Cheira-me que vai haver um post com o título "A Visitante (Parte III)"

Sem comentários: