terça-feira, 20 de março de 2012

Agora percebem o meu segredo



Sou fã da Madonna há anos. Desde que a vi a actuar em palco pela primeira vez no telejornal da SIC há 1h da tarde em 2004 num resumo do concerto que deu em Lisboa ("Reinvention Tour") em casa  da minha Vovó Helena que nunca mais a esqueci. Vestida no seu corpete dourado e de botas pretas até ao joelho a cantar "Vogue" e a dobrar o corpo em posições de Yoga, desde aí capturou a minha atenção até hoje. Mal sabia eu que já era fã dela mesmo antes de a conhecer!
Parecendo de propósito, pouco tempo depois a minha professora de Físico-Química diz que adora Madonna e que conhece tudo sobre ela. Interessada no assunto, pedi-lhe que falasse mais e me contasse o que sabia. Só queria saber mais sobre aquela mulher. Fui à net. Vi vídeos no YouTube, ouvi músicas e li artigos sobre ela. Fiquei muito atenta ao que fazia e ao que diziam dela. Passei a defendê-la "no matter what" e a idolatrá-la. Mas o fenómeno Madonna não se entende num ano. É uma aprendizagem. Compreender a sua música e a sua atitude requer um conhecimento mínimo da sua vida, caso contrário, é fácil criticá-la.
Considero a Madge um génio a todos os níveis, mas principalmente um génio da publicidade e do marketing. Ela sabe o que fazer e quando o deve fazer e nunca falha. A Madonna nunca falha.
Tinha eu uns 5 anos e cantava "Like a Prayer" e "La Isla Bonita" mesmo sem saber quem estava por detrás da voz. No "Moulin Rouge" cantei incessantemente "Like a Virgin" desconhecendo em absoluto a artista que cantava. E "Vogue"? O que eu cantei! Achava piada porque a música dizia o meu nome e então decorei-a. Obviamente que conhecia imensas músicas da diva e dizia que não conhecia nada da Madonna.
No 9º ano, já com muita pesquisa, depois das músicas sabidas de trás para a frente e da frente para trás, onde consumia Madonna como um vício, onde comprava os CD's e ouvia-os até ficarem riscados e praticamente inaudíveis, a minha professora de Inglês deu-nos um trabalho - tínhamos de apresentar uma biografia de um cantor/a ou grupo que mais gostássemos. A minha resposta foi óbvia. Madonna. Quando dizia isto, os meus professores levantavam a sobrancelha e davam a entender "e não pode ser nada menos obsceno?" mas mantive sempre a minha escolha. Fiz um Power Point com texto e imagens da vida dela. Tinha mais de 100 diapositivos, mas tive de reduzir (ainda não sei como) e apresentei à turma. Nunca mais me vou esquecer desse trabalho. Nem lhe posso chamar trabalho.
Nesse mesmo ano, saiu uma biografia da senhora e, claro, corri para a livraria comprá-la. Em menos de 1 semana, no Algarve, as quase 400 páginas estavam lidas e relidas e fiquei com a sensação "porra, eu não sabia nada da Madonna! Mas agora sei!".
Em Setembro concretizei o meu sonho - fui ver o concerto da minha M a Lisboa. Não pensava em dormir, em comer, em beber, nem sequer pensava no calor ou que tinha de acordar às 7.30horas da manhã no outro dia porque começavam as minhas aulas. O primeiro dia do secundário. Dia 14 de Setembro, uns 30 e muitos graus, no Parque da Bela Vista, eu sofri. Sofri muito. Torrei ao sol, desidratei e quase desmaiei de calor e ansiedade. Mas no fim, os 65€, a espera de 8 horas e as condições em que estava valeram a pena! Foram das melhores 2 horas que já tive. A minha única reacção foi cantar com ela, só. Não gritava, não saltava, nada. Só cantava com ela. Foi perfeito vê-la ali, tão pertinho de mim, como nunca na minha vida imaginei que pudesse estar!
Este ano, vai acontecer o mesmo. Guardo o bilhete como a minha vida e sei que vão ser mais 2 horas perfeitas e completamente inesquecíveis.
A Madonna é brilhante, é perfeita, é perfeccionista e não aceita um "bom" como definição. Compreendo que não a aceitem como cantora, como actriz, como seja o que for, mas a M é muito mais do que isso, ela é a Arte - "Je suis l'Art" como disse nos backstage do The Confessions Tour a um bailarino - é um exemplo, é uma Marca a seguir, é a senhora do marketing.
E o que ela fez no SuperBowl? What the Hell? Obviamente que estava coladona a vê-la, longe mas ao vivo! E penso que fiquei os 12 minutos hirta e com os queixos no chão. Ela faz-me isto.
Se me perguntarem se é a minha cantora preferida, se a minha música preferida é dela, certamente vos diria que não. Mas é a pessoa que mais idolatro no mundo, é a pessoa que mais me desperta interesse, é a pessoa que mais procuro saber sobre. It's all about Madonna.
Mais que não seja, esta senhora de quase 54 anos (fá-los dia 16 de Agosto) é a imagem do feminismo e a cara da luta para a igualdade de direitos. O que a Britney fez ou o que a Lady Gaga está a fazer, não é nada mais nada menos do que a M nos proporcionou há uns 10 ou 20 anos atrás. Por isso é que ela ainda é, e sempre irá ser, a (minha) Rainha.

Tudo isto só porque sim, porque me apeteceu e porque há muito o estava para escrever, mas hoje ela deu-me um motivo muito especial. Prestes a lançar o novo álbum (uma verdadeira droga para mim) "MDNA", encontrei pelo meio talvez das músicas mais incríveis que fez ultimamente. Ouçam o novo trabalho dela que vale mesmo mesmo mesmo muito a pena! Como é que eu sei? Eu não disse que faço as minhas pesquisas?! ;)

A música chama-se "I Fucked Up" e já está na lista das minhas favoritas de sempre.



"Ray of Light" é há muito a minha eleita.



"Human Nature" é perfeita. Feita em 1995 e tenho a certeza que se a Lady Gaga "renovasse" o vídeo (já para não dizer "copiasse") não iria muito além do que a Madonna fez. Totalmente espectacular. Também faz parte da lista das eleitas pela música, pelo vídeo e pela mensagem.

E há outros tantos vídeos que amo de coração principalmente ao vivo.


Nem acredito que tive a honra de presenciar este momento. "Vogue"

A minha primeira imagem oficial da Madonna em 2004.

"Sex" dos livros mais procurados de sempre.






Sticky and Sweet Tour



SuperBowl 2012


Madonna para a Haper's Bazaar

Capa do single Give Me All Your Luvin'





Dia 14 de Setembro, parque da Bela Vista, Domingo.











Tenho um feeling que dia 24 vai ser ainda melhor!


"Now you understand my secret?"

Sem comentários: