terça-feira, 27 de março de 2012

Parabéns senhor Mies van der Rohe onde "O menos é mais"

e ao Google por me lembrar desta data.
Por acaso a geração Bauhaus é das minhas favoritas na História, quer sejam Designers, Arquitectos, Pintores (um dos meus favoritos é Kandinsky). Para mim, apesar de ainda assim preferir Le Corbusier, Mies van der Rohe e Frank Lloyd Wright são os grandes nomes da arquitectura do século XX e aos três devemos muito do conforto e da noção do urbanismo, das construções com estruturas e decoração simples e funcional quer no interior como no exterior. A eles e mais uns quantos devemos edifícios em paredes de vidro, racionais, eficientes e robustos. A vida do mundo mudou depois da Bauhaus, é assim que eu vejo.
Este senhor foi, durante um período de tempo, director e professor na escola de design mas, após o encerramento desta pelos nazis, Rohe partiu para os EUA onde foi ensinar para o Instituto Técnico de Illinois e contribuiu em muito para o desenvolvimento do "Estilo Internacional" (dos meus favoritos, pela racionalidade e funcionalidade, que respondia primeiramente às necessidades dos habitantes).
Mies tem obras na Alemanha, perto de Estugarda, em Barcelona e EUA.

O senhor Mies van der Rohe

que foi director da maior escola de design do século XX na Alemanha, a Bauhaus

Duas criações do arquitecto e desinger.



O Pavilhão Alemão para a Exposição Universal de 1929 em Barcelona (fotos do interior e exterior).

Croqui de Mies van der Rohe.

Edifício Seagram em Nova Iorque onde combinou o vidro com o bronze (1956-1969).

Casa Tugendhat en Brno de 1930.


Bairro habitacional de Weissenhoff perto de Estugarda na Alemanha projectado por van der Rohe em 1927.


P.S.: Não, não fui à Wikipédia pesquisar esta informação para fingir que percebo do assunto. Sou apenas aluna de Artes e isto é o mínimo que se tem de saber na ponta da língua em 2 anos de História da Cultura e das Artes. Ok? Good. Já agora, pesquisem mais sobre Le Corbusier e Kandinsky. Quando puder vou postar qualquer coisita sobre estes dois grandes senhores.

Sem comentários: