quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Este semestre está a ser pior do que o fato do Messi!

Ora bem, vou contar-vos a minha semana que passou... Pronto, já disse.

Naahh, estou a gozar! Tive uma semana do demo e não vejo jeito de isto melhorar nesta nem na próxima. É certo que só faltam 15 dias para entrar de férias - isto se tudo correr bem, claro - mas eu nunca estive tão no lodo como estou agora. Juro! Quem é que disse que vida de estudante era fácil? Quem disse isso de certezinha que nunca estudou na vida, muito menos numa universidade.

Deixem-me contextualizar-vos: desde a semana a seguir à Receção ao Caloiro (que foi para aí há 25 anos atrás), temos tido trabalhos para entregar TODAS AS SEMANAS. Mas não são trabalhos tipo relatórios... Ó, quem me dera! São, por exemplo, artigos científicos ou vídeos. Daqueles em que temos que escrever um guião, os diálogos, escolher os personagens e tudo o que lhes diz respeito (guarda-roupa, acessórios, tom de voz, postura...), cenários (e como é complicado encontrar cenários decentes e pessoas disponíveis para colaborar na cedência do espaço!), gravar tudo com uma boa câmara, com um bom tripé, com a luz perfeita e igual em todas as cenas, ter em atenção todos os detalhes, escolher cautelosamente todos os planos, pensar na banda sonora... Pronto, esta é a parte fácil. Depois vem a edição das imagens e perdoem-me mas PUTA QUE PARIU OS PROGRAMAS DE EDIÇÃO DE VÍDEO! Pronto, depois de horas e horas (dias) a fio nisto, temos pronto um trabalho que vale aí uns 5% na nota final. Agora repitam este procedimento 3 vezes só neste semestre, sendo que dois deles tiveram um intervalo de 15 dias entre cada um. É agradável.
No entanto, os outros trabalhos amontoam-se no canto da secretária. Deixamos as leituras obrigatórias para as férias de verão, quando houver disponibilidade e quando fazem menos falta, o que é sempre bom. A matéria para os testes é lida dois dias antes (quando não é na véspera) e normalmente usam-se aquelas aulas chatas para nos irmos inteirando da matéria que já devia estar na ponta da língua naquela hora do campeonato. Vou sem cábulas para os testes. Mesmo que levasse não conseguia copiar. Apenas ia perder tempo e desconcentrar-me. Já para não falar que acharia para sempre que não mereci aquela nota. Eu sou assim, que se há-de fazer?
Entretanto há trabalhos de análise de 2000 dados de 3 anos distintos de 3 freguesias que agora são uma só. Mas os dados não existem. Contactamos todas as entidades que possam imaginar e não existem dados. O que fazemos? A tropa manda desenrascar e nisso eu sou imbatível! Tenho que ser! Alguém tem que se saber desenrascar no grupo e chutar o colapso nervoso para o canto.
Ah, também temos outro trabalho a acontecer ao mesmo tempo que consiste num vídeo. Fácil, certo? Errado. A pior parte é que temos que criar legendas para esse vídeo mais o menu para DVD com os trabalhos individuais incluídos mais o diabo a sete...
Não vou estar aqui a enumerar toooooooodos os trabalhos que tive que fazer, até porque praticamente referi metade dos que fiz a semana passada e correspondem a uns 5% do total de todos os trabalhos e testes ao longo do semestre.

Uau, conseguiram ler até aqui?! Estou orgulhosa! *.*

Bem, mas estava eu a dizer que vos ia contar a minha semana:
Avisei os meus amigos do grupo que segunda feira não punha as minhas reais patas na universidade. Errei redondamente. Ao ver que os trabalhos estavam em águas de bacalhau lá tive que ir. Assisti à aula das 14h às 16h30 e das 16h30 até às 20h30 estivemos numa sala a trabalhar. Nenhum trabalho ficou concluído, o que é uma grandessíssima merda. Mas foram os dois adiantados. Sim, porque o nosso grupo de cinco elementos subdividiu-se em três e fizemos trabalhos diferentes - o chamado trabalhar em equipa.

Na terça estive a adiantar o trabalho de Relações Públicas e Publicidade e andei até às 7h da manhã em redor do power point de apresentação. Felizmente não precisei de sair de casa. Enquanto isso, os meus colegas estiveram à volta do vídeo (curta-metragem) que era para entregar na quinta feira. Estivemos mais de um mês a trabalhar nele e não houve um dia que não perdêssemos mais de dois terços do tempo a tentar resolver problemas com o programa. Tudo nos aconteceu. Ninguém merece! 

Na quarta feira a medicação foi a mesma, mas misturei aqui e ali os power points de Psicologia que há muito pediam para serem lidos e estudados. Estive até às 3h40 da manhã a trabalhar no documento escrito que seria para entregar no dia seguinte aos professores. Depois ainda fui tomar banho (lavar o cabelo, secá-lo), preparar a roupa e o saco para o dia seguinte, o que fez com que me deitasse por volta das 5h da manhã. Levantei-me às 7h30.

Na quinta estive em aulas das 9h às 13h40 e das 14h às 18h seguidinhas, com uma pausa de 20 minutos para enfiar uma sandes pela goela abaixo. Entregamos o trabalho escrito de RP e Pub.

Por último, na sexta, repetimos o prato do dia anterior e de manhã fomos a uma aula que demorou uns 50 minutos. Recebemos a nota do teste e do trabalho de grupo... Foi positiva mas foi tão baixinha que nem vou dizer... À tarde tivemos a nossa primeira apresentação em público do semestre. Foi para a cadeira de RP e Pub e eu estava entusiasmadíssima com as ideias que íamos apresentar. Não chegou a acontecer. Os professores cortaram-nos o pio e a melhor e mais importante parte do trabalho ficou por esclarecer. Fiquei tão triste que só me apetecia chorar. Tantas horas trabalhei naquilo... Voltei a sair da universidade às 19h. Adormeci no sofá, depois de jantar, antes das 22h.

O meu fim de semana resumiu-se a: estudar psicologia. Entrei em casa na sexta e saí na segunda para voltar para a universidade. No sábado estudei até às 5h da manhã. E no domingo estive até à mesma hora a escrever o post sobre os vestidos dos Globos de Ouro.

A segunda foi muito gira... Ó se foi! Das 14h30 às 16h30 estive em teste de psicologia que correu mal e porcamente a mim e à maioria das pessoas com quem eu falei. Mas pensam que nos fomos embora? Nah! Estivemos a trabalhar lá até às 21h. Cheguei a casa cega de fome. Comi às 22h e ainda fui trabalhar mais um pouco.

Hoje (terça) não tínhamos aulas nem trabalhos para entregar. Mas fomos para a universidade. Das 14h30 às 19h45 sempre a dar-lhe no duro. Felizmente um trabalho ficou praticamente concluído e o outro está no bom caminho. Cheguei a casa, jantei e já tinha o meu namorado à porta a pedir-me ajuda para um trabalho que tem que apresentar na sexta feira sobre o Convento de Mafra. Não me custou nadinha! Adorei até! Ai que saudades dos tempos em que as minhas matérias eram a arquitetura, a pintura e a escultura... Saiu à meia noite de minha casa - pensei que ia sair bem mais tarde. Mas eu ainda tinha a minha parte do trabalho de Geografia (que é para entregar amanhã - que já é hoje) para fazer.

Já o acabei. Agora passa um pouco das 4h mas eu não podia deixar passar mais um dia sem escrever. Não sei como arranjei tempo para fazer todos aqueles posts sobre os Globos de Ouro. Desculpem se encontraram erros nestes últimos textos, mas é que eu ando mesmo em modo zombie, literalmente, e as letras já me parecem todas iguais! Se soubessem a quantidade de páginas que já escrevi e que já li só nestas duas semanas...

Bem, estou a fazer um esforço enorme para tirar as melhores notas possíveis e não ter de ir a recursos. Se isso acontecer, no dia 24 estou de férias! E que férias tão merecidas senhores...

Mas a verdade é esta: já não sinto a pressão. Já não sinto o cansaço. Já não preciso de dormir mais do que 3 horas. Está entranhado nos ossos. Ai de mim se não estivesse!

São 4h24 e eu vou ver se durmo. Amanhã fico a trabalhar em casa. Do mal o menos.


Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: