sexta-feira, 7 de março de 2014

Oscars 2014 - Os Nomeados e os Vencedores

Já falei dos vestidos mas ainda não falei do mais importante: os Nomeados e os Vencedores.
Sou um bocado paranóica nesta altura do ano. Escrevi a lista de todas as categorias e os seus nomeados. Assinalei aqueles filmes que vi antes da cerimónia e aqueles que eu achava que iam ganhar.
Dos filmes nomeados vi:
O Capitão Phillips;
O Clube de Dallas;
Gravidade;
Filomena;
12 Anos Escravo;
O Lobo de Wall Street;
O Grande Gatsby;
Hobbit: A Desolação de Smaug.

Acertei nos dois Oscars que "O Grande Gatsby" recebeu e achei muito justo.

Quanto ao melhor filme, não achei que "12 Anos Escravo" seja um filme memorável. Para mim não é. Mas dentro da lista até acho que não foi mal escolhido.

A Lupita foi a merecedora vencedora do Oscar de melhor atriz secundária. 

Quanto à Cate Blanchett não me posso pronunciar porque ainda não vi "Blue Jasmine" - mas vou tratar de ver rapidamente.

O prémio de melhor ator secundário só podia ir para o grande Jared Leto que mereceu mais do que um Oscar pela sua participação em O Clube de Dallas. Uma personagem memorável.

Mas agora é que azeda: o Oscar de melhor ator foi atribuído ao gostoso do Matthew McConaughey. Nada contra. O rapaz fez um trabalho extraordinário - se não viram o Clube de Dallas façam o favor de ir ver rapidamente!
Não sei se viram o post que escrevi aqui onde digo: "P.S. O mulherio todo ficava muito contente que o Matthew McConaughey ganhasse o Oscar de Melhor Ator. Até nem é por nada, que eu nem sei se fez um bom trabalho ou não, mas era uma excelente oportunidade de lhe pormos a vista em cima. Isso é sempre uma boa ideia... Academia, pensem nisso, sim? Era ver as audiências a disparar! Quem avisa... ;)". E eu já pensava isto mesmo antes de ver o filme... Mas também disse isso antes de ver o DiCaprio no Gatsby e no Lobo de Wall Street.
Perguntam-me se achei mal que lhe tivesse sido atribuído o prémio? Claro que não! Como poderia achar mal depois de ter visto a sua prestação?
Mas se me perguntarem se achava que era o DiCaprio que merecia ganhar, eu respondo que sim. Não só pelo Lobo de Wall Street nem pelo Gatsby, mas por toda a carreira que tem vindo a consolidar. E eu que não gostava do rapaz agora estou a dizer que merecia o Oscar! Como a vida dá voltas estranhas... Este era o ano do Leonardo.
Esta era a categoria em que tinha mais dúvidas e que estava verdadeiramente ansiosa por saber. Mas fiquei feliz pelo Matthew.

Mas vamos aos vencedores:
Melhor Filme - 12 Anos Escravo
Melhor Realizador - Alfonso Cuarón em Gravidade
Melhor Ator - Matthew McConaughey
Melhor Atriz - Cate Blanchett
Melhor Ator Secundário - Jared Leto
Melhor Atriz Secundária - Lupita Nyong'o
Melhor Argumento Original - Her
Melhor Argumento Adaptado - 12 Anos Escravo
Melhor Filme de Animação - Frozen
Melhor Fotografia - Gravidade
Melhor Guarda-Roupa - O Grande Gatsby
Melhor Documentário - 20 Feet From Stardom
Melhor Documentário de Curta-Metragem - The Lady in Number 6: Music Saved My Life
Melhor Montagem - Gravidade
Melhor Filme Estrangeiro - A Grande Beleza (Itália)
Melhor Caracterização - O Clube de Dallas
Melhor Banda-Sonora Original - Gravidade
Melhor Canção Original - "Let It Go" de Frozen
Melhor Design de Produção - O Grande Gatsby
Melhor Curta-Metragem de Animação - Mr. Hublot (Francês)
Melhor Curta-Metragem - Helium (Dinamarquês)
Melhor Montagem de Som - Gravidade
Melhor Mistura de Som - Gravidade
Melhores Efeitos Visuais - Gravidade

Os Oscars em números:
Gravidade foi o grande vencedor da noite vencendo 6 prémios dentro das 9 categorias para o qual estava nomeado.
O grande derrotado foi A Golpada Americana, filme com mais nomeações (11) e sem um único Oscar.
O Clube de Dallas venceu metade dos prémios para os quais estava nomeado.
O Grande Gatsby venceu os dois Oscars nas únicas categorias para o qual estava nomeado.
12 Anos Escravo levou o Oscar "mais importante" da noite. Arrecadou 3 de 9 nomeações.
Filomena, Capitão Phillips, O Lobo de Wall Street e Nebraska, assim como A Golpada Americana, foram de mãos a abanar.
Mais uma nomeação para a Meryl Streep e mais uma derrota.

Um pormenor que já tinha pensado mas ontem uma amiga comentou comigo foi que "O Mordomo" não teve uma única nomeação. Acho que foi uma falha grave por parte da Academia. Aquele filme merecia mais.

Das 24 categorias, acertei em 9. Já não foi mau.

Agora é só esperar pelo próximo ano e continuar a ver bons filmes!


Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: