sábado, 11 de julho de 2015

[Mesas Bonitas]

Desde pequena sempre me ensinaram a pôr a mesa muito direitinha. Nem que fosse para comer um bife com batata frita e ter guardanapos de papel. Se é para estar à mesa, então é para se estar bem. A minha avó insistia sempre nisso. Mesmo com a loiça mais humilde (e às vezes uma de cada nação), ninguém lhe podia apontar o dedo em relação à "etiqueta". Talheres alinhados paralelamente ao prato, o copo no sítio certo, o guardanapo impecavelmente dobrado... Enfim. E mesmo quando acabávamos de pôr a mesa, ela acabava por ir lá dar o jeitinho dela.
Herdei-lhe isso.
Não sou uma pessoa que gosto muito de comer, mas adoro ver uma mesa bonita. Mas se não estiver bonita, ao menos que esteja bem posta!
Tenho outra história engraçada com as mesas e a decoração. Conto-a muitas vezes. Uma vez fui às compras com a minha outra avó e com a minha mãe. Entramos numa loja de decoração. Tinha uns 5 anos - ou até menos! Bati com os olhos numa toalha e apaixonei-me. Juro que sim. Pedi à minha mãe para levar. Obviamente que a minha mãe não viu utilidade nenhuma dela e até achou que eu estava a pedir por pedir. Uma miúda de 5 anos a pedir uma toalha com tanta força não é propriamente o que se vê por aí muitas vezes. Disse que não. Fiquei triste e pousei-a. Quando cheguei a casa, voltei a falar da toalha. No dia seguinte, quando cheguei a casa da minha vovó tinha um embrulho. Está-se a ver o que era... Vocês não imaginam a minha alegria! Nunca mais me esqueci desse dia e todos os anos, no Natal, faço questão de a usar na mesa. É como se a minha vovó estivesse ali a jantar connosco. Ainda hoje sou completamente apaixonada por aquela toalha... Não é nada de especial nem foi particularmente cara, mas para mim é das coisas mais valiosas que tenho:
Toalha dourada

Já perceberam que adoro pôr a mesa e adoro pôr mesas bonitas, principalmente quando são dias especiais ou quando temos visitas. Acho tão importante como cozinhar um bom jantar.

Esta altura é perfeita para pôr mesas mais descontraídas, mais coloridas, podem misturar loiças, cores, padrões... No verão, no jardim, tudo fica bem.
Por isso, e aproveitando algumas peças de saldo, dou-vos algumas sugestões de decoração de mesas


Hoje já não há desculpa para não se ter loiça bonita em casa. Os serviços não são caros na grande maioria das lojas (Ikea, Zara Home, Viva, Casa...) e o que não falta são opções.
Tendo como princípio que pratos brancos e copos de vidro transparente já têm aos molhos aí em casa, selecionei algumas peças bem coloridas para o verão e as refeições no jardim:
Mesmo que usem guardanapos de papel, não precisam de usar uns feios e sem graça nenhuma. No Ikea não faltam cores e padrões e até com tamanhos diferentes. É só escolher.

Por vezes temos uma toalha branca e pratos brancos e não sabemos o que havemos de fazer para dar a volta ali à mesa. Tenho sempre três sugestões: guardanapos coloridos (como aquele exemplo LINDÃO da Zara Home), velas coloridas e flores! Prometo que vão ter uma agradável surpresa.

Se usam anéis de guardanapos (Zara Home), porque não usar uns todos coloridos e bem dispostos? Pensem positivo, podem combiná-los com todos os pratos de diferentes serviços que têm lá por casa!

Por falar em pratos, já viram este prato com padrão cheio de cor (Zara Home) e a pedir mesmo para vir cá para casa? Nem de toalha precisam para fazer uma vistaça!

Podem optar também por usar uma toalha com padrão, bem colorida (Zara Home), com os vossos pratos brancos. Fica sempre bem.

Já que estamos numa de cores, porque não copos coloridos? Um de cada cor. Fica um máximo!

Quando fazem festas ou jantares no jardim têm sempre que andar de um lado para o outro porque ora falta a faca para cortar o bolo, ora é preciso mais um garfo, ora agora vamos buscar a loiça para a sobremesa... Enfim, vocês passam o jantar para dentro e para fora. Mas eu tenho uma sugestão que nunca me falha. Ponham uma mesa de apoio (mesmo que seja pequenina) com uma bandeja (como a rosa da Viva ou aquele "cesto" com separadores da Zara Home) e coloquem lá todos os talheres que sabem que vão ser necessários, flutes, os pratos de sobremesa e mais uns quantos guardanapos e copos a mais. Para concluir podem sempre adornar com umas flores - digo eu, que sou uma pirosa!
Este foi o único exemplo que fotografei.

Mas vamos ao que interessa. A decoração das mesas.
Acho que temos muito a tradição de usar toalhas. Eu adoro e uso quase sempre, mas há tantos individuais lindos que devem de ser usados... E uma mesa de exterior de madeira deve sempre de ser mostrada:

Para um almoço simples, depois de chegarmos da praia. Guardanapos de papel e frascos de sumo em vez de copos. E os pratos às cores. Simples, fácil e divertida.
Pratos Viva | Frascos e Talheres Casa | Guardanapos Ikea | Individuais Zara Home

Para aquelas refeições leves de peixe e pimentos grelhados, esta mesa é perfeita.
Talheres e Pratos Casa | Guardanapos, Vasos e Copos Ikea | Anéis e Individuais Zara Home

Vejam este exemplo onde tudo é colorido e até os copos são diferentes entre si. É das minhas favoritas para o verão! Não dá logo vontade de sentar e ficar por aqui um bom bocado? Mais uma vez, a prova de que guardanapos de papel são divertidos e ficam bem numa mesa!
Guardanapos e Taça de servir Ikea | Copos Viva | Talheres Casa | Individuais e Pratos Zara Home

Ai e tal mas eu só tenho pratos brancos e individuais e copos sem cor. Não faz mal. Basta comprar uns guardanapos coloridos como estes, uns anéis giros e até um jarro et voilá, uma mesa simples, colorida q.b. e muito primaveril.
Individuais, Jarro, Anéis e Individuais Zara Home | Copos Ikea | Talheres Casa

Por fim uma mesa mais formal, para festas mas ainda assim colorida e cheia de energia! Não têm guardanapos iguais aos pratos nem aos individuais? Não faz mal nenhum, usem uns que já tenham e que crie um contraste bonito como fiz com estes ;)
Guardanapos, Marcador e Bandeja Zara Home | Pratos e Talheres Casa | Copos e Velas Ikea

Juro que não precisam de muito. Basta ter um bocadinho de imaginação e reinventar aquilo que já têm. Por exemplo, têm toalhas das vossas avós que até são coloridas mas vocês já não acham assim tanta piada quanto isso? Porque é que não lhe põem uns pratos giros e coloridos em cima? Como eu fiz aqui num dos jantares que fizemos no jardim (que têm sido todos os dias) com direito a tarte de limão e sangria de frutos vermelhos e espumante - que estava uma delícia.
A toalha é mais antiga do que eu e só tive de lhe juntar uns pratos coloridos. Ficou logo mais bonita. Mas conseguimos fazer melhor, não acham?

Comecem a dar mais atenção à vossa mesa. Afinal, passamos uma boa parte do dia lá, não é verdade?


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: