terça-feira, 31 de janeiro de 2017

just do it

Era suposto publicar este post na sexta feira passada, mas como já tiveram a oportunidade de ler, eu mal tive tempo para respirar. Calma, também não perdemos nada, só adiamos por uns dias, não é? Então cá vai:

Tenho um talento natural que é incrível: engordo só de respirar. Se respirar fundo sou menina para crescer logo umas 750 gramas assim fácil. Não é para todas. Por isso tenho muita atenção com a minha alimentação. Tenho alguns "truques" ou hábitos, como preferirem, para controlar melhor essa tendência e pediram-me para partilhar. É isso que vou fazer. 

Mas tomem isto como a MINHA perspetiva de como o MEU organismo funciona melhor. Não estou a dar uma receita milagrosa ou uma dieta. Nada disso! Vocês devem perceber o que resulta melhor no vosso caso e aplicar.

1. Rotina
Percebi que o meu organismo altera drasticamente se não tiver horas certas para as refeições, para acordar ou para adormecer. Então comecei a almoçar todos os dias à 1 da tarde e tento jantar o mais cedo possível - aí ainda não consegui regularizar muito bem. Durmo, em média, 7 a 8 horas por dia. Às vezes mais. Comecei a tomar o pequeno almoço certinho, a fazer o lanche da manhã (às 11h) e dois lanches da tarde (um às 16h30 e outro às 19h porque janto sempre depois das 20h30). As diferenças no corpo são bem visíveis!

2. Refeições
Já fui bastante fundamentalista. Dediquei-me às papas de aveia, ao muesli e a tudo o que era cereal e sementes. Bebia leite de aveia, leite de amêndoa, leite de coco, comia legumes cozidos e abdiquei do arroz, das batatas e da massa - só se fosse cozida, sem molhos e de vez em quando. Deixei o açúcar, os refrigerantes e os doces. Só comia iogurtes se fossem naturais, deixei a manteiga e o pão e comia galettes de milho. Enfim, uma série de opções que de nada me adiantaram. Mas percebi isso depois de tentar, claro. Então agora sou muito mais relaxada com a minha alimentação. 

O meu pequeno almoço é sempre o mesmo: meio pão de cereais (porque é o meu favorito) com uma chávena de chá (qualquer chá). É muito raro beber leite. Percebi que o meu organismo já não o aceitava como antes e, por isso, deixei de beber com tanta frequência. O lanche da manhã costuma ser bolachas (aveia, água e sal, com canela, torradas... o que tiver em casa, desde que não sejam com chocolate). Ao almoço como o que houver na ementa, mas tento sempre escolher o prato mais saudável e fujo aos fritos. Tenho a sorte de comer várias vezes peixe grelhado e legumes cozidos. Mas se houver arroz de pato gratinado, mando vir. Se a comida não me agradar ou se for demasiado calórica, como sopa. No final escolho sempre uma peça de fruta (normalmente uma tangerina ou uma banana). O lanche da tarde é sempre a outra metade do pão que comi ao pequeno almoço e meia hora depois tomo um café forte. Faço o lanche das 19h às segundas e quartas, que é quando vou para o ginásio, e como sempre uma banana antes do exercício. Nos outros dias, não como nada. Ao jantar 90% das vezes como sopa (sem batata, porque prefiro) e uma peça de fruta.

Mas também tenho dias que como uma sobremesa, se me apetecer, ou uma comida mais pesada ou até um quadrado de chocolate com o café, depois de jantar. A ideia é não nos proibirmos de nada porque só vai aumentar a nossa vontade de comer o que não podemos. Depois é tudo uma questão de hábito. Por exemplo, eu achava que não conseguia viver sem Coca Cola. Hoje conto pelos dedos das mãos as vezes que bebo um copo (nem é uma lata!) por mês. Habituei-me e já não sinto a necessidade.

3. Água
É importantíssimo. Aqui tenho que me obrigar a beber. Tem dias que bebo imensa (normalmente à semana) e tem outros que bebo um copo e mal. Mas aqui também é preciso termos atenção aos sinais do nosso corpo. Houve uma altura que bebia água à maluca - aos 3 litros por dia - e inchei imenso. Ao início não associei, mas depois percebi que era mesmo da água quando deixei de beber essa quantidade e voltei ao normal. Tudo para vos dizer que precisam de adequar os novos hábitos ao vosso organismo, precisam de estar atentas e reajustar sempre que seja possível. Agora sei que 1,5 a 2 litros por dia são suficientes para mim.

4. Exercício
Não nos vamos pôr com coisas. Ninguém emagrece de forma saudável sem exercício. E depois de começarem torna-se um "vício" tão grande que difícil vai ser parar. Primeiro devem mentalizar-se que querem fazer desporto. Depois precisam de se inscrever num ginásio (ou numa modalidade, o que quiserem) e aqui devem ter atenção três coisas muitíssimo importantes: 1 - vocês adoram ou acham que vão adorar a modalidade que vão praticar? 2 - o ginásio é perto de vossa casa ou a caminho dela? 3 - o horário das vossas aulas é SEMPRE compatível com a vossa rotina? Tudo isto porquê? Porque se não gostarem mesmo do que vão fazer vão desistir com facilidade; se o vosso ginásio ficar longe ou contramão vão arranjar desculpas para não ir e se tiverem que correr muito para conseguir chegar a tempo das aulas também é meio caminho andado para desistirem.

Depois de ultrapassarem estas barreiras dou-vos mais três dicas: 1 -  ofereçam-se para dar boleia a uma amiga/colega/vizinha que queira ir também. Assim têm o compromisso com outra pessoa e vão sair de casa mesmo quando a vontade falhar; 2 - não se sentem no sofá! Mal cheguem a casa vistam LOGO a roupa de treino e, se ainda sobrar tempo, organizem a vossa vida de maneira a que quando chegarem do ginásio tenham tudo mais controlado. 3 - comprem um conjunto novo e giro para o ginásio. Por mais barato que seja vai dar-vos motivação para irem.

5. Organização
Dizem-me muitas vezes que não têm tempo para fazer exercício ou refeições saudáveis ou para dormir mais horas. Acredito que quem tenha filhos e uma casa para manter seja difícil. Mas não é impossível. O segredo está na organização e nas prioridades que estabelecemos. Vou dar um exemplo muito concreto: eu NUNCA marco nada para as segundas e quartas depois do trabalho porque é quando tenho ginásio. Quer seja a manicure, a depilação, consultas médicas, reuniões... O que for. Digo sempre que nesses dias não tenho disponibilidade. Salvo raríssimas exceções, nunca faltei ao ginásio por causa de outros compromissos. Se definirem esta prioridade, vai acontecer o mesmo convosco.

Hábitos como planear o que vão vestir ou lavar o cabelo na noite anterior são pequenas coisas que também ajudam a organizar o dia e evita que andem sempre a correr.

O fim de semana também pode ser ótimo para organizar a vida. Preparar refeições rápidas e congelar, planear as refeições da semana, planear o trabalho, fazer uma lista de compras... Apontem tudo numa agenda ou bloco de notas. Para além de ser mais fácil de se lembrarem, vão conseguir ter uma melhor noção do vosso tempo. Aproveitem todos os "buraquinhos" do vosso dia para organizar e definir uma "estratégia". Coisas muito simples como: segunda feira - ginásio; terça feira - compras; quarta feira - ginásio; quinta feira - manicure. Não é difícil, prometo!


É tudo uma questão de tentativa-erro. Podem não acertar à primeira mas também vos garanto que não vão falhar sempre ;)


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: