segunda-feira, 29 de maio de 2017

ponto de situação

Ando cansada.
Não é uma queixa. É uma constatação.

Mas andar cansada, para mim, é bom sinal. Muito bom sinal e, por isso, não me coíbo de o dizer. Porém, admitir que preciso de parar, reorganizar e restabelecer prioridades já é mais complicado. Acho sempre que consigo fazer tudo, que consigo trabalhar mais um bocado e esticar as horas dos meus dias ao máximo e, às vezes, não é bem assim. Tenho tido várias propostas de colaborações, todas na minha área, que me deixam a rebentar de felicidade. E apenas uma delas fui eu a procurar. O resto "veio ter comigo", fruto do trabalho que tenho vindo a fazer. Gosto do que faço, gosto de trabalhar e gosto que me reconheçam essa qualidade que é de ser profissional.

Ainda não tenho necessidade de férias. Verdade. Não ando a morrer, não tenho vontade de ficar em casa a descansar e ainda nem penso nisso. Trabalho desde setembro e ainda não tive nem uma única semaninha de descanso. Nem no Natal. Nem na Páscoa. Nada. Sempre a trabalhar e a aproveitar os feriados. Nunca faltei, nunca meti um único dia de férias, nunca precisei, felizmente, de ficar em casa por doença. Nunca faltei nem uma manhã ou uma tarde e, quando estive ausente da empresa, era porque estava a trabalhar noutro lado - nunca em casa. Conferências, jornadas, visitas de "estudo" noutras empresas... You name it.

Durante a semana trabalho 8 horas por dia. Às vezes mais um pouco, depende. Não há o hábito de ficarmos até muito depois do nosso horário de saída. Pode acontecer uma ou outra vez mas é uma exceção e não a regra. Gosto desse hábito. Obriga-me a organizar o meu tempo nas 8 horas de trabalho que tenho disponíveis e fico "livre" depois das 18h para fazer as minhas outras coisas. Costumo dizer que, depois de sair da empresa, entro no 2º turno. Três vezes por semana há ginásio. É sagrado e é o que me dá a energia e o dinamismo que eu preciso para me segurar. Depois entro no 3º turno: acompanhamento dos projetos, trabalhar mais um bocado, pesquisas e leituras.

Mas confesso que esse 3º turno, por ser o último, é sempre o mais negligenciado. Já estou cansada, maçada, quero é sopa e descanso (literalmente). Às 22h já só penso em cama, já não me apetece voltar para o computador, pensar em artigos, pesquisas, textos e o diabo a sete. Às quartas vejo o Prison Break, às quintas Genius e o resto dos dias leio ou vou fazendo um zapping durante 30 minutos no sofá. A maioria dos dias, nem isso dá para fazer. Depois de sair do trabalho e de chegar a casa, visto-me a correr, como uma banana pelo caminho, vou para o ginásio, volto a casa e tomo banho, janto uma sopinha, arrumo a cozinha, seco o cabelo, preparo a roupa e o saco para o dia seguinte,... Quando dou por ela já estou mais para lá do que para cá e não consigo ter forças para pegar no pc. Acumulo trabalho para o fim-de-semana.

Os meus fins-de-semana também têm que se lhes diga. É quando eu consigo pôr ordem na casa, quando faço as pesquisas para os posts, em lojas online, sites, Pinterest,... e acreditem que só aqui levo umas horas (sim, HORAS) a decidir, a procurar, a programar... É também quando escrevo que nem uma desalmada para o blog - os textos são todos escritos ao domingo, não são fresquinhos, lamento que saibam - depois para outro blog, o que dá, ao todo, 9 textos. Depois de tudo agendado e em modo piloto automático - dois blogs mais uma página do facebook - parto para o resto. Tenho mais 2 projetos e agora mais 1. Os dois primeiros funcionam da seguinte maneira: um deles é trimestral mas quando vem é sempre para ontem e, normalmente, ocupa-me o fim-de-semana mais dois ou três dias para alterações de última hora; o segundo projeto estou em fase de pesquisa, de agendamento de reuniões e arranca mais a sério, de forma mais prática, em junho/julho. A nova proposta foi posta em cima da mesa na semana que passou. Já tive uma reunião com a equipa na sexta-feira e vamos ver o que vem por aí, mas posso dizer-vos que é um orgulho trabalhar com aquela marca incrível que ainda agora apareceu e já tem um sucesso mais do que merecido e justificado. Mas vai ter mais! Talvez vos fale nisso daqui a uns tempos :) Vocês sabem que eu não gosto muito de dar grandes pormenores.

Resumindo, o meu domingo inteiro é passado a escrever, em frente ao computador. Parte do sábado também, para conseguir adiantar algumas coisas. Mas nem sempre é possível terminar tudo no fim-de-semana e, por isso, estas tarefas estendem-se durante a semana seguinte.

E o que me fica a faltar? O meu relatório.
O meu relatório é sempre, sempre, sempre o negligenciado. É o que fica sempre para último, aquele que nunca tem vez. E isto tem que mudar. As datas começam a aproximar-se, eu já me começo a cansar de ter este problema a pairar na minha vida como uma sombra que não me permite aproveitar e dedicar-me aos outros projetos como eu gostaria de fazer. E é este o motivo que escrevo este post, para que percebam como é que anda a minha vida e para que compreendam o que vou dizer a seguir.

Preciso de abrandar o ritmo aqui no blog.
Tenho mesmo muita pena de o fazer, mas também sei que será temporário.
É das coisas que mais gosto me dá fazer e é aqui que me sinto bem, que escrevo sobre o que quero, que escrevo para quem gosta de ler e de passar por cá. Tenho pena de ser o sacrificado desta vez, mas é o mais lógico e o mais sensato.
Não estou a dizer que vou deixar de escrever. Claro que não! Era lá capaz! Mas não o vou fazer com tanta frequência como tenho feito até agora. Neste momento escrevo 6 post por semana. Praticamente só não têm novidades por cá aos sábados. Isso vai mudar. Vou escrevendo conforme a minha "agenda" e vou organizando-me assim. Quando esta situação do relatório de estágio terminar - mal vejo a hora!!! - aí sim, volto a estar cá a tempo inteiro e a compensar-vos.

Espero que compreendam e que não desistam de mim. Eu não vou desistir de tentar controlar melhor o meu tempo e a minha vida - que isto começa a ficar um bocado descontrolado.


Eu volto, mi aguardem!


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: