quinta-feira, 11 de maio de 2017

salvador

Nunca vi a Eurovisão. Nunca.

Escândalo.

Confesso que também não vi o Festival da Canção e que a música Amar pelos Dois dizia-me pouco porque nunca a tinha ouvido com ouvidos de ouvir. Mas durante o fim-de-semana fui procurar. Ouvi no youtube uma e outra versão e nunca mais me saiu da cabeça... "Se um dia alguém..." lalala

Era fã do Salvador na altura dos Ídolos. Era o meu favorito. Sempre fui fã da Luísa Sobral. Mas, de facto, desconhecia até há pouco tempo (ou pelo menos não me recordava) que eles eram irmãos. Que maravilha! Dois manos tão talentosos... E também desconhecia que o Salvador dos Ídolos era o Salvador do Festival da Canção... Incrível.

Depois também no sábado, puxei a entrevista do Alta Definição para trás. Não mudou a opinião que tinha dele. Nunca achei que ele fosse drogado (a sério que diziam isso dele?!) nem nada que se pareça. Quando olhava para ele, só pensava: "Gatsoooooo!" e pouco mais. É diferente? É. E daí? Se fossemos todos iguais era uma grandessíssima seca. E eu gosto tanto de gente diferente... E pouco diva também.

Gosto do Salvador mas gosto mais do talento dele e do atrevimento de levar para a Eurovisão uma música tão simples, tão leve e tão profunda ao mesmo tempo, que não tem (nem precisa) de floreados e espetáculos de dança e luzes. Gosto disso, pronto, identifico-me.

Gostei ainda mais quando vi, na terça-feira, todas as atuações. Eram todas iguais. Todas em inglês, todas cheias de tchana. Depois chegou lá o número 9, subiu a um palco pequeno, no meio do público, vestido de preto e despenteado, só com uma luz a iluminá-lo e deixou toda a gente em silêncio a escutar. No final foi apoteótico. Uma verdadeira ovação. Foi bonito.

Nunca liguei à Eurovisão talvez porque nunca acreditei em ninguém que tenhamos levado nestes últimos tempos. Mas este ano acredito. Acredito mesmo. E se é para ganhar isto, que seja com um cantor com a qualidade do Salvador e que seja com uma música com a qualidade da Amar pelos Dois.

Parabéns Salvador.
Parabéns, parabéns, parabéns.

Parabéns pela lição de simplicidade, de despertenciosismo, de liberdade, de coragem e de nos mantermos fiéis a nós mesmos, independentemente das opções dos outros.


Sábado vou estar a torcer por ti e por Portugal.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: