sexta-feira, 9 de março de 2018

plastic people

Uma das tendências deste verão é o plástico. Isso, leram bem, o PLÁSTICO. 

*pausa para se recomporem*

Eu própria ainda não estou em mim. Plástico? Uma tendência? Tudo bem, se fosse uma tendência vinda dos reality shows deste mundo, que valem o que valem... Mas não. É uma tendência que vem diretamente das runways das maiores casas de moda como, por exemplo, Chanel. Apesar de não ser uma casa que tenha muito que ver com o meu estilo, sempre apreciei a criatividade e a inteligência com que se vão reinventando sem nunca ignorar a sua própria História. E isso é raro, mas funciona. 

Para este verão, apresentaram-nos umas propostas frescas, em tons claros e leves, mas salpicados de plástico. Plástico em TODO O LADO.

Botas, botins, luvas, chapéus, sacos e carteiras, gabardines, abrigos, capas, you name it.

Depois de ver isto, foi difícil ficar indiferente. Tendências horríveis andam por aí aos montes, é um facto, mas tendências destas vão além disso. Vejamos:

Do ponto de vista estético ninguém pode dizer que isto é chique ou super sofisticado, que favorece, que seja tudo de bom. Não é. O plástico é isso mesmo, plástico. Usado na roupa ou nos acessórios dá um ar rasca, foleiro, baratuxo, como se fosse comprado na "loja dos chineses" (não estou a criticar a loja de chineses, só estou a apontar para um conceito a que todas estamos familiarizadas). Carteiras de plástico são tão anos 90 (no mau sentido) que deveriam ter ficado por lá. As únicas coisas que eu vou aceitando são os impermeáveis porque este material é eficiente para esse propósito: não deixar a água entrar. Só desta forma é que até tolero que seja considerado - por ter um propósito lógico de usabilidade.

Do ponto de vista de usabilidade, acho que ninguém se sente confortável a vestir plástico. Certo? Já imaginaram usar umas botinhas daquelas? Hum? E quando começarem a transpirar? E as irritações na pele? As bolhas? E o aspeto que terão, a meio do dia, com as botas embaciadas, cheias de gotas e os pés inchados - e TODA A GENTE os vai poder ver?

Por fim, e o mais importante para mim (porque é o que nos afeta a todos), do ponto de vista ambiental, acho que esta tendência é ofensiva. Casas conceituadas a promover o uso e abuso de plástico depois de saber que se luta diariamente para que se consiga reduzir o uso deste material no nosso dia a dia, que se reduza este material nos oceanos e não só... Bom, tirem as vossas próprias conclusões.

Cada vez mais a moda deve ser consciente e sustentável. Promover o uso de materiais nocivos para o Planeta está do outro lado da margem e, por isso, sou contra. Não só por ser feia, que o é, mas porque tem impacte nas nossas vidas, nos nossos ecosistemas e porque promovem o seu uso - indo contra a sensibilização que se tem vindo a fazer ao longo dos anos para se reduzir o seu consumo.

Aqui em baixo mostro algumas das peças que se vê nas lojas, que vão beber às tendências-mãe apresentadas nas fashion weeks:

Gabardine transparente 29,95€ Zara | Sapatos nude 29,95€ Zara | Sapatos pretos 29,99€ Mango | Carteira (saco interior de riscas) 25,95€ Zara | Carteira Preta 25,95€ Zara | Botins 29€ Lefties | Carteira (saco interior bege) 25,95€ Zara | Cinto 15,99€ Mango | Botins (salto agulha) 35,95€ Zara | Gabardine escura 29,95€ Zara | Sandálias camel 59,99€ Mango | Saco transparente 19,99€ Mango


Não estou a dizer que não devem usar esta tendência. Estou a pedir que se a usarem, façam-no com consciência.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: