terça-feira, 2 de outubro de 2018

London is calling you


London, London, London is caaaaaalling you... 
What are you waiting for? What are you searching for?


É assim uma das minhas músicas favoritas do meu querido Clementine. E sabem que mais? Londres estava mesmo a chamar por mim, só que eu não ouvi muito bem...


Sempre quis ir a Londres. Mais do que ir a Paris ou a Nova Iorque, até. Londres é mais a minha cena porque é lá que estão grande parte das minhas referências (cinema, música, arte, museus, monumentos, História...), mas só aos 25 anos é que cheguei lá.


Esta viagem estava planeada há mais de um ano, mas devido a questões pessoais, foi sendo adiada. Agora, aliado à promessa que havia feito ao meu irmão de o levar a Terras de Sua Majestade, também tinha as saudades imensas da minha mate que se mudou para lá no início do ano.


Juntou-se o útil ao agradável.


A ideia era simples: não íamos fazer o turismo convencional. Não íamos correr de um lado para o outro para tentarmos ver tudo em 4 dias. Não. Até porque a minha ideia é voltar lá várias vezes. Então fomos na maior das descontrações, sem plano definido, nem uma lista de sítios imperdíveis, nem sequer com horas marcadas.


Fui numa quinta de manhã cedo (cheguei às 9h) e voltei às 9h da segunda-feira seguinte. E menti. Disse que não ia com nada marcado, mas na verdade tinha 2 planos, que vieram no pacote de presente de aniversário que ofereci ao meu irmão o ano passado, quando ele fez 20 anos (agora já tem 21, vejam bem!). E que planos foram esses?


Uma visita aos estúdios onde foram filmados os filmes do Harry Potter 
(somos suuuuuuper fãs) e um jogo de futebol no estádio do Arsenal.


Não consigo descrever-vos bem o que senti em Londres. Bom, se calhar até consigo... Senti-me em casa. Senti-me feliz ali, enquadrada, como se sempre tivesse feito parte daquela cidade, daquela vida, daquele ritmo e daquela riqueza visual. Era casa. E talvez por isso que sinto saudades como nunca me tinha acontecido. Saudades do metro - mind the gap between the train and the platform - e de todas as estações que já quase que as sabia de cor, das praças, do céu nublado - nunca imaginei dizer isto - e das pessoas, do cheiro e do estilo.


Mas vamos por partes ;)


Quinta-feira 
Chegamos às 9h ao aeroporto de Stansted mas só de lá saímos depois das 10h por causa do border control. Não estava a contar e o tempo começou a escassear. Às 14h30 tínhamos que estar nos Warner Bros. Studio Tour para a visita ao local onde foram filmados os filmes do Harry Potter. E chegar lá não é fácil, nem rápido, nem barato. Depois de apanharmos as nossas mochilas fomos diretamente para o comboio que nos ia levar até ao centro de Londres (47 minutos de viagem). Depois, em Liverpool Station, compramos o passe de metro (Oyster) e seguimos em direção a Euston Square. Lá trocamos de linha até Watford Junction e depois dessa estação, apanhamos o autocarro da tour que nos levou direitinhos aos estúdios - acho que disse tudo direitinho! Tudo isto foi feito às escuras - não sabíamos como funcionava o metro, para onde tínhamos que ir, mas tivemos ali uma lição intensiva - e sempre a correr, porque as horas estavam a passar. Chegamos ao destino às 14h30.




Não pretendo fazer-vos grandes spoilers, mas posso garantir-vos que esta visita vale cada pence. Quer sejam grandes fãs como eu ou apenas curiosos. Estamos a comprar um bilhete para um mundo novo, mágico onde há surpresas em cada esquina. É tudo muito organizado, muito tranquilo e todo o staff está altamente preparado para responder a todas as nossas questões harrypotteanas - believe me, eu pus-los à prova - e são todos extremamente simpáticos.




Lá é possível ter uma série de experiências com apoio das tecnologias e de equipamentos digitais, como tirar fotos interativas, entrar na Floresta Proibida - e, jeezz, até eu me assustei! - e ainda poder beber a tradicional Butterbear! É verdade, caros colegas, ela existe, eu bebi e é deliciosa!



Mas não vou falar mais desta experiência.
O ideal é fazer um post sobre isto e quem não quiser spoilers, não lê. Fácil, certo? ;)


Depois de sairmos de Watford tivemos que fazer toooooda uma viagem de regresso, chegando a casa da minha amiga que nos acolheu à hora do jantar. Depois de enchermos a barriguinha com praticamente a primeira refeição quente do dia, fomos descansar, que o dia tinha sido longo.


Sexta-feira
Acordamos já sozinhos em casa - o pessoal tinha saído para ir trabalhar - e nós levantamo-nos com calma, sem pressas, fizemos um bom pequeno-almoço para aguentar bem o dia, arranjamo-nos e saímos à descoberta. Metemo-nos no metro e saímos numa estação qualquer. O objetivo era andar a explorar a cidade a pé. Chegamos a Picadilly e começou a chover. "Bem-vindos a Londres", pensei. Mas ninguém pareceu importar-se muito com a chuva. Nós aproveitamos e abrigamo-nos numa das dezenas de lojas de souvenirs, enorme e cheia de coisas e coisinhas relacionadas com a cidade e com Inglaterra no geral. O que mais achei graça foi à loiça com fotografias do Casamento Real ou da Rainha ou do William e da Kate... Mesmo muito engraçado perceber que há mesmo um público para aquilo!




Depois fomos andando até chegar ao Buckingham Palace que é bem mais pequeno do que eu esperava, mas os jardins à volta e os portões são lindíssimos. Seguimos caminho até Westminster que cobrava 25€ (mais ou menos) por pessoa para fazer a visita. Thanks, but no, thanks. Ainda havia muita viagem para fazer e não me apetecia gastar logo ali 50€. Mais à frente tive a minha surpresa: o edifício do Parlamento. Fiquei completamente abismada com a grandiosidade e com a arquitetura. Vale a pena fotografar aquela obra de arte arquitetónica, mesmo com o Big Ben tapadinho - está em obras! Continuamos a nossa caminhada junto ao rio Tamisa, do outro lado do London Eye, subimos até encontrarmos a Trafalgar Square - que tive mesmo muita pena de não conseguir ver melhor, mas é definitivamente uma das minhas primeiras paragens na próxima visita.


A minha amiga aconselhou-nos uma pastelaria ótima em Chinatown e lá fomos nós, conhecer mais um cantinho. Compramos os bolinhos asiáticos e viemos para a Leicester Square lanchar, mesmo em frente à estátua de Shakespeare. Ficamos à espera das minhas amigas, vindas do trabalho. Tínhamos combinado ir beber um copo. Enquanto esperamos fomos visitar a loja dos M&M que tooooda a gente adora. Eu não achei particular graça. Do outro lado encontrava-se a loja da Lego e essa sim, vale a pena. Demoramo-nos um bocado porque estava a ficar bem frio e nós não estávamos devidamente agasalhados (eu levava um impermeável, uma camisola, uma t-shirt e um lenço, mas mesmo assim, muito frio!!!).




Quando o grupo se juntou seguimos para Covent Garden e fizemos um mini rally dos pubs. Ao todo bebemos 1,5 litros de Guiness - das melhores coisas da vida - com batatas fritas e muuuuuita conversa super interessante pelo meio. Às 23h já estávamos com fomeca e decidimos ir ao Mac.


Sábado
Como estava de chuva, decidimos que era o dia perfeito para visitar o Tate Modern Museum, o que eu mais queria visitar - o único que, na verdade, fazia questão de visitar. Metemo-nos no metro e lá fomos nós, para o outro lado do Tamisa. Aviso à tripulação: o Tate é gi-gan-te! Estivemos lá dentro umas 2 ou 3 horas e vi 25% do edifício e só visitamos as exposições temporárias. Deixamos as permanentes para outra altura. Fizemos quilómetros lá dentro e no fim, para dar descanso às pernas, descemos até ao bar para lanchar. Não sem antes subir ao último piso e admirar a vista maravilhosa de Londres, assim, cinzenta e linda. O lanche foi muito tradicional: chá Earl Grey com leite - nhami! - e brownie.


Quando saímos do edifício a chuva persistia e cada vez com maior intensidade. Compramos guarda-chuvas e fizemos caminho pela Millenium Bridge até à catedral de São Paulo (que estava fechada!). Depois as minhas amigas disseram-me "Tens meeeesmo que ver a Tower Bridge!" e então traçamos o caminho no Google Maps - o nosso maior companheiro de viagem -, apanhamos o autocarro e lá fomos nós. Senhores, vale MESMO a pena ir conhecer a Tower Bridge. É como se estivéssemos num conto de fadas, lindo de morrer... Tiramos fotos, vimos a vista e seguimos caminho... Não nos podíamos atrasar!




E qual foi a paragem seguinte?
Jantar num dos restaurantes do Jamie Oliver!

Yes, fomos mesmo e foi uma experiência que nunca mais na vida vou esquecer e sei, com certeza, que vou repetir sempre que puder. Vou falar mais do jantar num outro post.


Domingo
Mais um dia chuvoso em Londres, mas nem por isso nos demoveu a pôr pés ao caminho. Ia ser um dia cheio de emoções fortes! Começamos por visitar Camden Market e, se já ouviram falar, sabem que lá é um mundo à parte. Passava fácil o meu dia inteiro ali, a vasculhar as lojinhas de roupa em segunda mão - mas cara na mesma - os materiais mais alternativos e as lojas mais esquisitas de sempre. Tudo interessante e novo e fresco e cheio de boa onda. E sim, podem mesmo comprar roupa de vampiro em Camden... E isso nem sequer é o mais esquisito que vão encontrar por lá!


Almoçamos comida tailandesa que estava muito boa e super picante! E o cheirinho? Huumm...


Depois, perto das 14h seguimos viagem para mais uma experiência do caraças:
Fomos ver o Arsenal vs. Everton ao Emirates Stadium!


Foi uma experiência memorável e um ambiente super civilizado, tranquilo e muito animado.
E o Arsenal marcou 2 golos, é preciso que se diga...




No final, a fome já apertava e convinha comer bem porque o dia seguinte ia ser durinho. Então voltamos a Covent Garden - eu já disse que adorei essa zona de Londres? - para visitar uma pizzaria ma-ra-vi-lho-sa! Eu não sei se foi da fome, mas acho que nunca mais me vou esquecer da pizza - a mais simples do mundo, que eu não sou de grandes aventuras na pizza! - do Franco Manca. Já para não falar que o restaurante é giro que se farta... Ficamos satisfeitos, com a barriguinha cheia e o espírito alegre.


Segunda-feira
Começamos a manhã às 5h, à porta do metro, prontos para apanhar o primeiro transporte do dia até uma estação, mudar de linha até Liverpool Station e aí apanhar o comboio até ao aeroporto. Depois foi só sentar no avião e dormir toooooooda a viagem - mesmo antes do avião descolar! Yep, eu sou dessas sortudas...


Chegamos a casa a horas do almoço e foi assim que terminou a nossa aventura por terras de Sua Majestade.
E já estou a pensar quando é que vou voltar ;)



Sem comentários: