quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

A brand new year



Vamos lá falar de tendências para 2019?
É que isto não é fácil, e por muito que tente resumir, isto vai ser certamente um post extenso. Para ajudar a encurtar, decidi falar dos acessórios num outro texto. Pode ser? Portanto, aqui vamos concentrar tudo aquilo que se vai usar nos próximos meses.




Se estão à espera de vestidos fluidos e transparentes para levar para uma ilha grega qualquer, esqueçam. Não há nada disso por aqui - ou há muito pouquinho. E sabem uma coisa? Não me parece nada mal, porque afinal as tendências estão a adaptar-se ao nosso estilo de vida. Já não temos assim tantos dias de calor extremo ou dias de férias suficientes para vestir coisas fluidas e transparentes. Por isso, a moda está a adaptar-se, quer às temperaturas - cada vez mais feita de picos -, quer ao nosso andamento - sempre muito mais a 1000 do que a 0.




Portanto, vamos ver muitos casacos - verdade! - e, acima de tudo, muitas gabardines e impermeáveis de vários estilos e feitios. Deve ser, provavelmente, A peça da próxima estação. Fiquem de olho... E não vos quero assustar, mas a pele vai ser um must have da estação - será too much? Eu acho que a moda está a tornar-se, provavelmente, mais sustentável e isso explica esta versatilidade, com peças que tanto podemos usar em março como em outubro.




Outra novidade é que uma das cores predominantes da estação é o preto. Bom, não é assim uma grande novidade, porque já sabemos que o preto há muito que já faz parte do nosso closet de verão, mas ainda assim, há muuuuuitas coleções baseadas nesta cor. Mas não se apoquentem, também existem outras mais vibrantes e as principais são os tons nude, terra e especiarias - se é que posso chamar assim. E são os meus favoritos... Aliás, posso dizer que a paleta de cores desta estação já me conquistou o coração!




Os fatos continuam bem presentes, mais clássicos e elegantes, mas a roupa formal, de escritório leva uma lufada de ar fresco - e para se inspirarem sugiro os desfiles da Burberry. Os tons tornam-se mais claros, as saias tornam-se esvoaçantes e os pormenores mais femininos, mas práticos e funcionais.




Os brancos também vão espreitando e dando o ar de sua graça. Há casas que os tornam mais funcionais, práticos e on-the-go (como a Hermès, a Chanel ou a Valentino) e depois há interpretações mais femininas, como a de Christian Dior.




Os padrões que vemos não são bem aqueles que estamos à espera. Há as flores de Louis Vuitton, mas depois prevalecem estes padrões gráficos, caleidoscópios. Estou muito vidrada nos padrões e texturas Valentino. O padrão tie-dye regressa em bom e em Dior, bem como os degradês sempre em tons muito suaves.




Tal como vos disse, há vestidos fluidos e cores alegres nesta história, apesar de não serem os protagonistas. O desfile mais colorido é, talvez, Valentino.




Outra grande tendência que já devem ter notado - até porque todas as lojas de fast fashion já têm pelo menos um modelo - são as calças cargo. Sabem? Aquele estilo militar, com bolsos de lado? Voltaram em grande! Se tiverem algumas antigas é o momento ideal de lhes voltar a dar uso.




As mangas de balão são outra tendência para andar de olho, em casacos, em vestidos, mas principalmente em blusas. Eu estou muito apaixonada por estas da Louis Vuitton (imagem da direita), cheia de pormenores delicados.




Os plissados voltaram em força, mais marcados, mais femininos e aplicados em TODO o lado. Não deve haver um desfile que não tenha pelo menos uma peça com este trabalhado e eu adoro o resultado final. Fiquem de olho.




Agora, a tendência mais espetacular da época são os brilhos aplicados no dia a dia, assim como quem não quer a coisa. Yep! Vamos poder usar lantejoulas no trabalho, no supermercado ou na praia só porque sim e não apenas porque é Natal ou porque fazemos anos. Eu sou muito fã desta tendência e deste conceito do viva la vida e quero, com muita força, os três conjuntos da direita...




Para terminar este mini resumo, as rendas também vão estar presentes embora não sejam assim muito marcantes. Vamos poder vê-las em looks totais ou aplicadas em blusas, vestidos ou casacos.


2019 promete ser um ano muito rico e criativo. Pessoalmente, há muito que uma estação não me agradava tanto como esta, talvez por conseguir visualizar grande parte destas tendências de destes looks aplicados, na perfeição ao meu dia a dia e ao meu estilo pessoal. Por mim, podia vir toda a coleção de Valentino, Christian Dior, Givenchy e Hermès. E um bom pedaço de Burberry também não me ia fazer mal ;)


Venha de lá um bocadinho de calor, para testarmos estas tendências novas e frescas! :)





Sem comentários: