Não fazer exercício físico com alguma regularidade já não se justifica. Longe vão os tempos em que os ginásios eram caríssimos e as passadeiras eram as únicas opções para se ter em casa (e eram igualmente caras). Hoje em dia, treinar deve fazer parte do dia a dia de qualquer pessoa, uma tarefa tão essencial como comer ou dormir. Os benefícios de uma atividade física regular estão mais do que comprovados e só traz vantagens: para além de ganharmos saúde, alegria e energia ainda tonificamos o corpo.
Claro que se forem para um ginásio treinar com um PT, os vossos resultados serão mais imediatos. Podem também inscreverem-se em aulas, que costumam ser bem divertidas e mais acessíveis. Se preferirem não estar num ginásio, porque não querem ter o compromisso dos horários e das mensalidades, porque não têm nenhum ginásio perto de vossas casas ou, simplesmente, preferem treinar no exterior, então não se preocupem...
Não faltam soluções!
Podem sempre ir correr para parques de lazer ou pelas estradas (sempre em segurança!) ou então podem ir investindo em equipamentos para terem em casa e treinarem sempre que tiverem 30 minutinhos disponíveis. Hoje em dia os equipamentos estão tão acessíveis que os gastos já nem servem como desculpa! E não precisam de comprar tudo de uma vez, mas podem ir acrescentando materiais ao vosso conjunto. Vejam lá a seleção básica que fiz para vocês:
Tudo Decathlon
"E depois? O que é que eu faço com isto?"
Fácil. Depois é só pesquisarem por aplicações que sejam adequadas às vossas necessidades, instalem-nas e go, go, go!
Há aplicações gratuitas bem fixes e completas, mas se não se ajeitarem muito com isso - ou não tiverem muita memória no telemóvel, tipo eu! -, podem ir ao YouTube pesquisar exercícios para fazerem em casa. Se fizerem isso, vão perceber que muitos deles não utilizam qualquer equipamento. Alguns usam uma toalha e uma cadeira, no máximo, o que significa que poderão primeiro experimentar as aplicações/vídeos e só depois fazerem as vossas aquisições.
Alguns conselhos:
1. Não tentem começar logo na intensidade máxima e/ou treinos muito longos. Façam uma coisinha mais gradual.
2. Estabeleçam uma hora certa para fazer o treino e NÃO FALHEM! Escolham de manhã, se tiverem tempo, ou logo quando chegam do trabalho. Não deixem muito para próximo da hora de dormir.
3. Vão aumentando o grau de dificuldade: acrescentem mais peso, façam mais repetições, somem mais exercícios... Desde que seja um aumento gradual, está tudo certo!
Bom, depois desta pequena preparação, já se sentirão mais motivadas para começar a frequentar o ginásio. Optem pelas aulas ou por treino personalizado para não se sentirem desnorteadas e sem saber o que fazer. Outra solução é ir com amigos, que dá sempre muito mais pica!
O importante mesmo é mexer o corpinho. Não porque querem ficar magras e parecidas com as modelos da VS, mas porque querem ser mais saudáveis e porque se vão sentir melhor. Certo? Quero ver esses progressos ;) Podem começar já hoje, para abater essas amêndoas todas!
Sem comentários:
Enviar um comentário