quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nos restaurantes

Tenho uma dúvida. Nós, os clientes, quando nos sentamos à mesa de um restaurante, pegamos na ementa e escolhemos um prato, esse mesmo prato é suposto ser ao nosso gosto, certo? Não é por nada, mas é que se eu escolhi, penso que deve estar como eu gosto e não como o empregado de mesa gosta. Estou a pensar mal?
Tudo isto porque eu tenho total aversão a carne (ou peixe) crua e média ou mal passada. Não consigo comer, parece que estou a comer o pobre bichinho alive e não me sinto bem com a situação. Isto leva-me a pedir e a SUBLINHAR ao senhor empregado que quero os bifes MUITO BEM PASSADOS, e não me importam que venham secos ou torrados, o que não quero é que venham a nadar em sangue. Pois bem, no outro dia fui a um restaurante e disse exactamente isso. Quando a comida chegou, os meus bifinhos estavam em modo pré-cozinhado, com sangue, carne vermelha, difícil de cortar e de olhar. Aquilo remexeu-se-me com o estômago e tive de chamar o empregado "Olhe, a carne está crua, não se importa de levar para passar melhor?" "Mas menina, não gosta de carne mal passada?! Olhe que assim é que ela é boa! Eu como sempre assim" "Não, mas eu não gosto, na verdade, faz me muita impressão e eu pedi-lhe, por favor, para o sr cozinheiro a passar muito bem, lembra-se?" "Sim sim menina e eu vou levar para passar melhor, mas olhe que ela é boa assim... Depois vai ficar seca!"
Isto leva-me a pensar, será que toda a gente é obrigada a gostar de carne crua? É só a mim que isso incomoda? Mas será que eu tenho de comer o que o senhor empregado gosta e não o que eu gosto? Mas eu é que pago, não é? Pergunto-me se ele fez de propósito e ignorou o meu pedido só porque achava que cru é que é bom.
Neste país nem no que pagamos (e não é pouco) mandamos.

Sem comentários: