quinta-feira, 15 de março de 2012

Ufa! Enfim cama!

Hoje foi um dia cansativo, não fisicamente, que mal levantei este rabo gordo da cadeira, mas sim intelectualmente. Comecei o dia a estudar para História da Cultura e das Artes com tanto afinco que me custou imenso parar para almoçar, mas fui comer uma sopa e um iogurte tão rapidinho que nem me sentei e no fim de arrumar a cozinha, voltei para a minha secretária e voltei a dedicar-me à arquitectura romana e ao Panteão e ao Coliseu, e às ordens dórica, jónica e coríntia, aos entablamentos, envasamentos e fustes, ao esteróbato e ao estilóbato, à arquitrave, às métopas e tríglifos, às cúpulas às colunas adossadas, à naos, pronaos e opistódomos, ao peristilo e aos monumentos perípeteros e toda uma panóplia de nomes igualmente engraçados. Depois da arquitectura romana, não tinha cabeça para passar para a românica e, por isso preferi começar a Gótica. Aí já entram rosáceas e lintéis, mainéis, trinfórios, bancadas, naves principais e laterais, transepto, arcos orgivais, arcobotantes e contrafortes, deambulatório, clerestório, arcadas, vitrais e abóbadas de berço, entram também os gabletes, os pináculos e as agulhas, as torres sineiras, os cruzeiros e os tímpanos, as cornijas e as gárgulas e outros que tais, até às 5.30, quando o meu irmão chega a casa aflito que tinha um trabalho para entregar amanhã, mas não sabia como o havia de fazer nem sequer tinha tempo porque amanhã também vai ter um teste e tal e a pedir-me ajuda. Deixei a arquitectura Gótica de lado e vá de arregaçar as mangas e dedicar-me ao Tabaco e Álcool de alma e coração. Recorta aqui, cola ali e o resultado foi positivo tanto na minha opinião como na do meu irmão, que me deu um beijinho e disse "obrigado mana!" como se lhe tivesse tirado um peso enorme dos ombros. No fim ainda me debrucei novamente na matéria apartada, mas já não tinha cabeça para isso e já passava das 22 horas. Tempo de ir para a caminha com o pc no colo e vaguear na internet que o tempo tem de dar para tudo.
História, amanhã há mais. Cheira-me a Renascimento. É um pressentimento que tenho, vá-se lá entender!

Durante a tarde, enquanto estudava, a minha Princesa esteve sempre do meu lado. Tão linda que ela é!




Cá está, o resultado final.
Podia ter sido pior, não?

Sem comentários: