domingo, 22 de abril de 2012

Ontem foi noite de cinema 7

"Amigos Improváveis" estava escrito há muito tempo na minha lista de filmes que quero ver e ontem foi o dia.
Sei que tem críticas espectaculares mas estava reticente por duas razões: primeiro, porque é francês e eu e o francês (idioma) não somos lá grandes amigos, e em segundo porque, pensava eu, ser um filme muito melodramático cheio de cenas tristes e ataques de choro com direito a um lençol para enxugar as minhas lágrimas. Tudo se revelou mentira logo nos primeiros minutos.
O francês não me incomodou nadinha, bem pelo contrário, deu um toque mais engraçado e expectante ao filme, e lágrimas, só de riso.
Sou uma "hater" de comédias parvas e "no-sense" tipo "Jonny English", "Doidos por Mary" (my God, o filme é péssimo) - admito que sou fã de "American Pie", mas quem não é? É um filme parvo mas assume-se como parvo - e esse tipo de coisas que por vezes até são um sucesso de bilheteiras e eu não consigo entender porquê, visto que para mim, todas as piadas são gastas e na verdade, não têm piada nenhuma.
Ao contrário deste filme, que é uma comédia disfarçada de drama, mas com um sentido de humor tão inteligente, tão espontâneo, por vezes tão suave e outras vezes tão agressivo, umas vezes bastante negro que chega a ser brilhante. O filme é todo ele brilhante, não só nas piadas, mas na história, no enredo, nas personagens, nos cenários maravilhosos... Tudo é incrivelmente inesperado, e falo por mim, foi das maiores surpresas que tive ultimamente.  Adoro a passagem do drama para a comédia que parece algo tão natural e fácil de fazer, mas não é.
O cinema francês começa a ganhar uma nova fã.
Este é o tipo de filmes que há muito que não se vê na indústria americana.

Sem comentários: