terça-feira, 24 de abril de 2012

Ronaldo, keep calm and drink tea!

Nunca fui grande fã do Cristiano Ronaldo e nem sei bem porquê. Sempre gostei do Figo e do Maniche mas nunca fui à bola (hã e este trocadilho?) com o CR7. (Então com a dona Dolores... Nossa, que biolência!). Não gosto de futebol, isso é um facto, mas gosto de ver atitudes nobres que normalmente assisto em campo por parte dos dois senhores que referi, mas isso não se reflecte no menino de ouro.
Ninguém lhe tira o mérito, é impossível fazê-lo. É dos melhores jogadores e raramente há um jogo em que ele não marque pelo menos um golo (e sempre daqueles bem artísticos), sei que é uma figura demasiadamente mediática e que provavelmente ele nem queria tanto alarido, mas é o preço a pagar por ser o melhor do mundo no futebol. No entanto e apesar de tudo o que referi, continuo a não ir à bola com ele. Acho que é duma arrogância, de uma prepotência exagerada, como costumo dizer "faltou-lhe tomar muito chá quando era mais novo", e eu não consigo suportar aquela falta de humildade, aquela superioridade toda como se ninguém lhe tocasse, como se só ele é que é importante, não aguento isso. Não consigo gostar nem um bocadinho do rapaz. Não consigo ter nem uma pontinha de orgulho nele porque mostra ao mundo o que Portugal tem de melhor e de pior. Como uma grande estrela que é, sabe que milhares (ou milhões, quem sabe?) de crianças e jovens o seguem atentamente, o estudam e desejam ser como ele, e acho que deveria ter contenção - principalmente nos gestos - e mostrar-se mais humilde, mais agradecido, mais humano. O Figo é um grande jogador, tem rios de dinheiro, tem uns filhos fantásticos e uma mulher linda de morrer mas nunca o vi a tomar nenhuma atitude arrogante. Lá está, é a dita educação de berço (e não falo em dinheiro!) que os pais dele lhe souberam dar e que faltou ao "nosso" Cristianinho.
Provavelmente vou ser criticada por não "venerar o grande orgulho nacional" mas eu não gosto do Ronaldo pelas atitudes dele, sem nunca lhe tirar o mérito que merece ter.
Sorry about that mas o último jogo dele fez-me fervilhar - não, não porque marcou golos, mas pela atitude dele:
"Calma,

eu estou aqui."

Ficou-lhe tão, mas tão mal!
Drink tea, Ronaldo, drink tea!

Sem comentários: