sábado, 8 de setembro de 2012

Ensino Superior, é desta!

Tchii que amanhã saem os resultados das candidaturas ao ensino superior e a minha pessoa só agora é que compreendeu que esse momento está mesmo a chegar e a minha vida vai mesmo mudar.
Consegui manter-me extremamente serena até este momento, sem pensar nisso, sem nervosismo nem ansiedade - às vezes tenho de parar para sentir o coração a bater a ver se ainda continuo a ser humana - mas enquanto andava a vaguear pela internet descobri que já tinham saído as médias do último colocado, o número de vagas e por aí fora, e aí o coração disparou para que dúvidas não existissem de que ainda funciona! Candidatei-me para 3 cursos diferentes em universidades diferentes, mas a minha primeira opção sempre foi o meu objectivo - desde há 4 anos para cá - e por não ter conseguido entrar especificamente nesse curso e nessa instituição, fiquei este ano a fazer melhorias. O objectivo era melhorar a Desenho-A que era a prova de ingresso que me garantia o acesso ao curso, mas como não ia desperdiçar esta oportunidade, e porque o ano passado a minha prestação no exame de Português deixou (mesmo) muito a desejar, resolvi melhorar também a essa disciplina. Vá de sair o resultado e apenas consegui um 12 a Desenho e um 16 a Português. Claro que fiquei tristíssima com a primeira nota porque não me permitia atingir o meu objectivo, mas a outra deu-me bem mais confiança e mais opções, verdade seja dita.
Sou moça de ideias fixas e quando quero uma coisa, raramente me desconcentro do objectivo e foi esse meu defeito que me enfiou duas palas nos olhos e só me deixava olhar em direcção àquele caminho sem sequer procurar outros que igualmente me realizassem. Este ano, e porque não queria ir para cascos de rolha estudar, vi-me obrigada a pesquisar novos cursos, novas opções, novas maneiras de ver as coisas. E encontrei. Encontrei o curso que só não tem o meu nome porque não é permitido, porque é mesmo a minha cara. Fiquei com um novo fôlego e com um novo entusiasmo, isto claro, antes de ver as médias. 16 numa faculdade e 16.2 noutra. Mas com a minha nota de Português, consegui ter média de 15.98 valores o que ainda me permitia ter uma réstia de esperança.
Mas como disse, sou moça de ideias fixas e não contente com a nota do exame de Desenho, resolvi meter recurso a ver no que dava. Não deu em absolutamente nada. A nota manteve-se e eu desatei a chorar em frente à senhora da secretaria quando fui buscar a ficha ENES. Quando me perguntou "E agora o que vais fazer?" eu limpei as lágrimas e disse-lhe "Meto outro recurso, claro!". Não tinha nada a perder (a não ser 50€) e resolvi ir em frente. E não é que subi? Subi para 12.5 e a minha média final para o tão desejado curso ficou em 14.78 valores, mas o mesmo tinha média de 14.8 e por isso, a minha esperança diminuiu mas não morreu "O ano passado estava bem mais longe!" pensei.
Hoje vi a tal lista e descobri que todos os cursos a que me candidatei, nas diferentes universidades baixaram a média e até procurei alguns cursos de amigos e confirmaram as baixas. Em conversa, todos comentaram que as médias desceram muito e que não houve um curso que escapasse. Mas eu sei de um que escapou e não só não desceu como ainda conseguiu subir. Sabem qual é esse curso? O meu, claro!
Todas as minhas outras opções desceram, menos a primeira.
Isto leva-me a tirar uma conclusão. Se o curso que quero está sempre a bloquear-me a entrada com subidas das médias, é porque aquele não é o curso certo para mim. Se tirei aquela nota no exame de Português que me permitiu seleccionar outras opções, é porque o meu caminho é outro. Se o outro curso que tem a minha cara desceu o suficiente para que eu conseguisse entrar e ainda por cima me permitiu ficar bem perto de casa (a 20 minutos) como eu queria, então é porque esse é que é o meu curso e é esse que devo aceitar. Começo a entender a mensagem, Universo. Desculpa ter sido tão lenta, está bem? (Afinal os testes psicotécnicos que fiz no meu 9º ano estavam correctos).

Anyway, ao pessoal que está à espera como eu, muito boa sorte e espero que entrem exactamente onde querem e no que querem e que se sintam muito realizados nos cursos e na vida profissional.
Quem está prestes a entrar para o 12º, então sosseguem o espírito e tentem ao máximo conhecer todas as alternativas que tenham a ver convosco, não se limitem e abram os horizontes. Ah, e estudem para conseguirem uma boa média ;)

P.S. Eu ainda não sei em que curso fiquei colocada, isso só sei amanhã. Isto é apenas uma previsão.

Sem comentários: