sábado, 8 de setembro de 2012

Insólitos que não são da Yorn mas são mais engraçados

Hoje fui à missa (o início de Setembro simboliza tristeza e saudade para a minha família, mas com o passar dos anos, tudo vai atenuando) na minha freguesia. Ora eu não sou pessoa de missas, muito menos lá no meu sítio porque o padre é chato e as pessoas são beatas e tudo lá me irrita. Vou por respeito à minha avó e à minha família e nada mais.
Mas hoje houve algo hilariante que me fez pôr às gargalhadas silenciosas e discretas, para não ferir os sentimentos de ninguém "porque numa igreja não se ri! a religião é feita de lágrimas, sofrimento e arrependimento, sem espaço para gargalhadas!" mas eu não me contive e ri-me para dentro.
Ora que a igreja, românica, é pequena, proporcional à população e o incentivo para melhorar é pouco ou inexistente e por isso, qual não é o meu espanto quando entro 5 minutos antes de começar a missa e ouço o terço mas não estava ninguém no altar em frente ao microfone. Percebi logo que era uma gravação. "Caramba, já nem uma pessoa para rezar o terço há nesta freguesia?" pensei, mas nada disse.
Vá de acabar a reza e ouve-se bem alto o separador com voz radiofónica: "Notícias" com uma música no fundo e depois uma locutora começa a dar as informações sobre o país e o mundo. Separador de novo. Publicidade. E enquanto isto acontecia, ninguém teve um dedo de testa para ir desligar o rádio. Mas depois vá que perceberam que aquilo estava bem alto para toda a freguesia ouvir (com altifalantes cá fora e tudo! É verdade!) e desligaram quando o padre entrou.
Ora como é que queriam que conseguisse conter o riso? Impossível, claro!
Mas as beatinhas, coitadas, estavam nervosas e envergonhadas com a situação, e viravam-se para os fregueses e justificavam que o terço estava a ser transmitido pelo rádio e esqueceram-se de desligar. Mas sem se rirem, sem acharem piada nenhuma à situação.
Insólito ou não?

À minha frente estava uma senhora que me incomodou toda a santa missa por três motivos:
1. Estava sempre a bisbilhotar com a comadre do lado e a esticar o pescoço a apontar para identificar a pessoa de que estava a falar, do género "Aquele ali à frente é filho do não sei quem, genro do fulano de tal, mora em cascos de rolha e é casado com a Maria. O outro da frente, esse nunca cá vem, nem sei porque cá está, trabalha acolá e à noite come esparguete com arroz." 40 MINUTOS DESTA LADAINHA!
3. Estava sempre a olhar para trás a falar com uma criancinha que estava no último banco e a fazer-lhe adeus com beijinhos atirados à mistura.
2. Tinha umas mãos horríveis, com as unhas pintadas de BRANCO!!! Tipo corrector! E ainda por cima muito mal pintadas. Um nojo.

Mas a aventura não acaba aqui, que isto de ir à freguesia quando o rei faz anos compensa sempre em histórias. Ora que a minha mãe tem 3 irmãs e estavam todas na missa, mas por termos chegado um pouco tarde a maioria dos bancos já estavam ocupados, por isso eu, os meus pais e o meu irmão ficamos num afastado do resto da família. Reparamos numa velhotinha sem dentes e com o nariz tipo apaga-velas sempre a olhar para a minha mãe que estava no banco ao lado, mas não ligamos.
Quando saímos, esperamos pelo resto da família que estava ainda dentro da igreja e essa senhora vem à beira da minha mãe, sem que ela tivesse confiança nenhuma e diz-lhe:
- Ouve lá, então não ficaste à beira das tuas irmãs? Da cocó, ranheta e facada?
A minha mãe nem sabia o que dizer à mulherzinha, mas esta rematou e disse:
- Uma mulher está lá dentro de vestido comprido verde.
Riu-se e foi-se embora.
Quando chegaram as minhas tias, a minha mãe contou-lhes o que a maluquinha lhe tinha dito e então diz a tia P.:
- Essa mulher veio na missa falar-me ao ouvido e disse-me "Olha as irmãs da caridade!".
E depois foi a vez da tia C. contar-nos a história dela:
- A sério? Então a mulher é doida! Veio na missa à minha beira perguntar se ia à comunhão solene!
(Era a tal mulher que estava com um vestido verde até aos pés. Como se nas comunhões solenes se pudesse usar esse tipo de traje... Tristeza!)
Rimo-nos muito e chegamos à conclusão de que a senhora já não vinha sozinha. Demos-lhe um desconto, coitada.

É por estas e por outras que quando tenho meeeeeeeesmo de ir à missa e não posso escapar, todos os sítios são melhores do que a minha freguesia.

1 comentário:

Anónimo disse...

eheheheh divertido à brava e ainda se queixa !!!!!!!!!