segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Façam o que eu digo e façam o que eu faço

De todas as divisões da minha casa, a que eu mais gostava era da cozinha (antes das obras, porque agora é do meu quarto e do hall de entrada) porque era moderna com um toque clássico, com chão, bancada e tampo da mesa em mármore preto e todos os móveis brancos lacados e trabalhados e as paredes revestidas com azulejos brancos também. Sempre gostei imenso da divisão e pouco ou nada mudava a não ser na decoração pontual.
Comecei por comprar um suporte de parede em inox e colocar 2 vasos do Ikea e duas pegas giras apenas para dar mais vida à cozinha.
Comprei o suporte, os ganchos (2 para as 2 pegas), dois vasos brancos que não são iguais a este mas também com um suporte idêntico, e duas plantas artificiais para serem colocadas dentro destes, ladeando as pegas. Com pouco dinheiro a cozinha ganhou uma outra vida, podem ter a certeza.

Mas como em tudo na vida, se há algo que gostamos, temos sempre a tentação de lhe dedicar mais tempo, mais atenção e queremos sempre melhorá-la, não é verdade? É o que eu acho em relação à minha cozinha que, apesar de eu adorar a decoração geral, admito que a pontual falha redondamente. Talvez por termos pensado "Bem, agora vamos focar-nos na sala e a cozinha logo se vê" e depois foi o hall, os 3 quartos, as casas de banho e a cozinha continua igual.
Sou apologista da reciclagem sempre que possível (prova que dei ao reciclar TODOS os móveis do hall de entrada e o cadeirão do meu quarto que já o mostrei aqui e acho que tudo valeu a pena) e o mesmo pensei com a cozinha mas a verdade é que pouco ou nada dá para reciclar. Isto é, as cadeiras já não têm arranjo devido ao ataque furtivo dos dentes fatais da minha Princesa quando era bebé que tinha a mania de roer tudo o que visse à frente e nem as quatro cadeiras foram excepção. Também porque a parte onde nos sentamos é feita de um material entrançado branco e acinzentado tipo ráfia que com o passar dos anos foi desfiando e degradando-se, estando agora tapado com umas almofadas muito pouco bonitas.
O mesmo se passou com as pernas da mesa, que já estão a pedir a reforma e com muita razão. Estão há anos a suportar um tampo de 5cm (ou mais, não sei) de espessura em mármore preto, pesadíssimo, e já se nota que estão a ceder. Claro que gostava de aproveitar o tampo que foi caríssimo e está em perfeitas condições, mas continuamos com o problema do peso - é que nem duas pessoas conseguem levantar a mesa! - e por isso já é preciso encontrar outra opção.
Para a mesa, a solução é mesmo comprar uma nova e aproveitar o mármore para fazer uma mesa de exterior, quem sabe? Estou a pensar em algo leve, resistente e com pouco impacto visual, visto que o chão é preto assim como a banca, e provavelmente será algo dentro deste género:
Com as pernas cromadas e um tampo em vidro branco temperado.
Ikea, 129€.

 Quanto às cadeiras, a história já é outra. Sendo impossível aproveitar as existentes, decidimos recuperar as anteriores. Isso mesmo. Antes da cozinha sofrer alterações, existia um conjunto de refeição composto por uma mesa oval e 4 cadeiras, tudo em madeira e esses móveis ainda existem e servem de apoio às festas e jantares que damos no jardim. A mesa já não tem remédio. Está muito degradada, a descascar e podre em algumas partes (já só serve para pousar os sumos e a máquina do café quando estamos no jardim e devidamente coberta por uma toalha bonitinha para disfarçar) mas as cadeiras ainda estão em bom estado. Feias, é certo, com uma madeira envelhecida, sem tratamento nem amor, mas resistentes e perfeitamente capazes de assumirem ainda a sua função. Então na Quinta-feira, não tendo grande coisa para fazer, levantei o cu do sofá e fui ao Aki comprar o primário ideal para madeiras (visto que a tinta e os pincéis já moravam em casa). Quando regressei arregacei as mangas e dediquei-me à causa. Lixei o pouco que havia para lixar (visto que a madeira não era tratada), limpei para que nem um restinho de pó ou teia de aranha estragasse a minha obra de arte, e apliquei o primário. Depois disso elas já ficaram com um aspecto impecável, lindas e novas, acabadas de sair da loja, mas isso não me chegava, claro. O meu irmão também ajudou e rapidamente mudamos a vida às 4 cadeiras. Não deu para pôr logo a tinta por cima porque já era tarde e o primário tinha de secar bem. No dia seguinte, demos mais uma mão de primário nos sítios que precisavam, voltamos a deixar secar e conseguimos aplicar a tinta branca na maioria (claro que precisa de pelo menos mais uma mão). No entanto o tempo não ajudou muito à conclusão do nosso trabalho e por isso essa tarefa ainda está pendente. Mas mal o sol dê ar de sua graça, vai ser ver-me de rolo e pincel na mão e a terminar de lavar a cara a estas cadeiras vintage (para não dizer velhas).
Claro que depois hei-de comprar umas almofadas bonitinhas para sentar o rabinho visto que as cadeiras não são um exemplo de conforto por si só.
Quando tudo estiver nos seus conformes, irei mostrar-vos a minha obra prima (e do meu irmão) para vos provar que não é preciso gastar muito dinheiro para dar uma nova vida à nossa casa.

Mas nem só de cadeiras e mesas está a minha cozinha necessitada e por isso a minha cabeça magicadora não pára de pensar e os meus dedos não param de pesquisar aquilo que vai mais de encontro aos meus gostos, do resto da família e do estilo da divisão. O que está mesmo, mesmo, mesmo a falhar são: as cortinas, os coxins e um vasito aqui e ali para dar uma graça ao espaço (já nem falo de centros de mesa, flores nem jarras porque isso fica para outro peditório).
Claro que escolhi o Ikea para uma busca mais concreta e fácil daquilo que pretendo, mas há muitas outras lojas que costumo frequentar e são igualmente acessíveis (A Loja do Gato Preto, Zara Home, Casa, Leroy Merlin, BriCor - estas duas últimas têm muito mais do que apenas decoração) mas para já, mostro-vos aquilo que descobri no Ikea por muito pouquinho dinheiro:
Os coxins (acredito que vou encontrar bem mais bonitos que estes)
Nenhuma das opções ascende os 8€, o que perfaz, na pior das hipóteses, 32€ em coxins. Podia ser pior, se tivesse de comprar ainda as cadeiras para os colocar, não acham?

Eu tenho uma panca enorme por cortinas e acho, de facto, que são essenciais para criar um ambiente mais acolhedor e intimista. Adoro o jogo de luzes que fazem, principalmente quando são coloridas ou a delicadeza que mostram quando são brancas e simples. Acredito que os cortinados são para as janelas como as pestanas para os olhos - são necessárias e qualquer umas servem para o efeito, mas quando mais bonitas (e se possíveis, compridas) melhor, não acham?
Por ser uma cozinha, achei que deveria haver um estore a proteger a luz quando necessário (sendo mais funcionais) e depois por cima e apenas para complementar, a delicadeza da cortina branca e leve que dá aquele toque romântico e clássico onde quer que seja. Não tem como função tapar a luz, mas sim decorar o espaço.
Tirando o primeiro estore que custa quase 25€, os restantes não ultrapassam os 7€.

Mas como eu sou rapariga de ideias várias, encontrei estes dois tecidos que A-D-O-R-O de coração e pensei "Oh pá, davam umas boas cortinas para a cozinha!" daquelas tipo painéis. O primeiro era mais divertido e leve, algo mais clássico e rústico, mas o segundo diz contemporâneo. Se cansa mais? É provável, mas a janela não é muito grande, por isso o impacto seria pequeno.
Ai ideias, ideias...
Ambos os tecidos não ultrapassam os 8€ o metro, o que dariam umas cortinas bem em conta, não acham?

E pronto, para já estas são as minhas ideias para a minha cozinha que, espero eu, as consiga pôr em prática o mais breve possível (caso obtenha aprovação dos restantes elementos da família).
Se vos consegui inspirar e dar novas ideias, óptimo. Se vos mostrei que alterar uma divisão gastando pouco dinheiro é possível e eficaz, fico muito feliz.
O mais importante é mesmo reciclar e ter a certeza absoluta do que se quer fazer antes de deitar algo fora ou comprar novo. Os tempos não andam para brincadeiras e por isso acho essencial este tipo de dicas e pensar muito bem no que se quer fazer antes de pôr mãos à obra. Projecte, partilhe ideias, pesquise, procure em várias lojas e várias sugestões, tire bem as medidas e nunca compre por comprar sem ter a certeza de que é o que necessita e se irá caber ou não no local.

Caso tenham também sugestões idênticas a estas estejam à vontade para partilhar comigo e com as restantes leitoras.
Já sabem que podem usar este espaço para o fazer ou então o facebook do blog.

2 comentários:

Ana Costa e Silva disse...

gostei do blog! Sigo ;)


http://dressedcrisis.blogspot.pt/

Sticky and Raw disse...

Obrigada Ana Costa e Silva ;)