terça-feira, 26 de março de 2013

Quero mudar o meu estilo - 1

A pedido de várias famílias decidi criar uma nova rubrica no estaminé que será atualizada sempre que necessário e pertinente.

Tenho várias amigas que chegaram a um ponto que sentem que têm mesmo de mudar de estilo ou melhorá-lo, mas não sabem muito bem como começar nem por onde ir. "Maquilhagem todos os dias? Ui, não tenho tempo!", "Cortes de cabelo radicais? Não. Tenho o meu assim há tantos anos que tenho medo de mudar", "Usar outro calçado que não sapatilhas? Nem pensar.", "Vestidos só em festas.", "Acessórios para além do relógio, não obrigada." são algumas das expressões que ouço com frequência mas que têm tendência para cessar, uma vez que a idade avança e nós não somos propriamente as mesmas que éramos há 7 anos atrás, meninas de sapatilhas e calças de ganga largas com a cara lavada. 
Mas isso não é necessariamente mau. Muito pelo contrário, eu acho. Estamos na idade de gostarmos de nós, de sermos infinitamente femininas (mesmo que confundam isso com burrice e futilidade, coisas que já me acostumei há demasiado tempo) e temos mesmo de aproveitar esta fase ao máximo.
Contudo, também sei que há muitas senhoras "presas" no estilo-sem-estilo e não conseguem sair daquele medo de comprar uma blusa estampada ou umas calças que não jeans.

Esta rubrica serve para vos contar os meus hábitos de beleza diários e para vos dar umas dicas de como fazer tudo o que acham impensável fazer por menos tempo e menos esforço. Não sou profissional da área, por isso estou a dizer que vou escrever aquilo que eu costumo fazer mais umas dicas que vou ouvindo ou lendo aqui e ali. Não sou melhor que ninguém, nem estou aqui para ensinar coisa nenhuma, calma. Estou a dizer isto para que não venham insultar-me e dizer coisas desagradáveis que não correspondem à realidade. Apenas estou a escrever aquilo que algumas pessoas me pediram, porque me conhecem e porque acham que eu posso saber qualquer coisinha, por muito amadora que seja, a este respeito.

Depois de esclarecimentos sobre o propósito deste post (e futuros, espero) e sobre o esclarecimento da minha posição, avancemos ao mais importante, ao que me trouxe aqui.

Comecemos com o meu ritual matinal.
  • Como sabem, começo o dia bem cedo, às 7:30h da manhã na grande maioria dos dias. Mas sou uma pessoa que aprecia a cama e o conforto dos lençóis, por isso, há anos atrás, encontrei uma solução que me ajudou a restabelecer uns 15 minutinhos de sono diários - escolher a roupa no dia anterior. Claro que no próprio dia posso alterar uma coisa ou outra por causa do tempo, mas nada que me faça perder muitos segundos.
  • No banho demoro 3 minutos. Ou menos. Tenho de ser rápida porque apenas tenho 20 minutos para me arranjar e 10 para arranjar o pequeno-almoço, arrumar umas coisas e seguir viagem. O segredo aqui está em lavar o cabelo na noite anterior porque é o que nos faz perder mais tempo no banho e não adormecer debaixo do chuveiro. Mas isso é uma coisa que se pratica com o tempo.
  • Como a roupa está no cabide, é muito fácil pegar e vestir. A maquilhagem demora 5 minutos e não, não vou borratada para as aulas. Quando há tempo, chego creme hidratante ao corpo, mas quando não há, deixo isso para as noites em que lavo o cabelo e para o fim-de-semana.
  • O cabelo também não tem grande sabedoria. Felizmente, o meu não me dá grandes consumições, até porque o corte e o comprimento ajudam muito, mas normalmente uso o secador para dar um jeito e quando tenho de o prender, não demoro mais de 5 minutos. A verdade é que nunca faço grandes penteados (um travessões de cada lado, um rabo-de-cavalo e pouco mais).
Como podem comprovar, consigo mesmo pôr-me pronta em 20 minutos. Mas isto demora tempo, não é logo à primeira. Até porque quem não está habituada a maquilhar-se, não vai conseguir fazê-lo em 5 minutos. E também sei que há quem "adormeça" no duche. E também há quem tenha de perder mais tempo com o cabelo. Mas nós lá chegaremos...

Esperem pelo próximo post. Vou falar da minha maquilhagem de 5 minutos.

Sem comentários: