segunda-feira, 1 de abril de 2013

Quero mudar o meu estilo - 3

Se queremos mudar de estilo, temos de saber por onde começar, certo? E às vezes essa é a parte mais difícil de todas. Não conseguimos distinguir quais as peças do nosso armário que favorecem o nosso corpo, as que não favorecem, os básicos, as peças que já não são indicadas, as que são,... Enfim! Apesar de já ter postado estas dicas no blog, o contexto era diferente. Mas neste, continuam a fazer todo o sentido.



A primeira coisa a fazer é mesmo arrumar o nosso armário. Mas como fazê-lo?

1. Separar. Separar é a palavra de ordem. Separar o que fica bem do que não fica, o que serve do que não serve, o que está em bom estado do que não está.
Depois de tudo devidamente separado, há duas ou três coisas a fazer: deitar fora o que está irremediavelmente estragado, doar as roupas que estão em bom estado mas que já não servem, por exemplo, e guardar as que estão em bom estado e aquelas que se pode remediar.
2. As peças irremediavelmente danificadas são as malhas que alargam, as t-shirts com buraquinhos, sarjas que descoloram, peças rotas, rasgadas, puxadas, enfim... Tudo o que não se consiga solucionar vai para o lixo porque apenas estão a ocupar espaço precioso no roupeiro apesar de não serem - ou não deverem ser - usadas.
3. Peças que não estão suficientemente más para irem para o lixo: blusas brancas que estão amareladas podem ser branqueadas e engomadas na lavandaria que ficam como novas. Botões descosidos podem voltar ao seu lugar. E se tiver perdido um botão? É uma boa oportunidade de mudar todos e construir uma nova peça! Calças com bainha por subir, cinta para apertar, bolsos para descoser,... tudo isto poderá ser feito de maneira a que a peça pareça nova e impecável. São pequenas imperfeições que são perfeitamente solucionáveis.
4. Peças que não servem, não se goste, não favorecem mas que ainda assim estão em boas condições podem ser doadas a instituições de caridade que irão, certamente, agradecer imenso o gesto.



Depois desta separação, fica-se apenas com as peças que valem a pena, que assentam bem, que estão em perfeitas condições. Mas há um armário para arrumar. Também trago soluções para isso - as minhas soluções que me ajudam todos os dias a escolher a roupa muito mais rápida e facilmente.

Mais uma vez, a palavra é separar. Há que separar, de entre a seleção que referi em cima, o que se usa diariamente do que se usa esporadicamente. Porquê? Para que de manhã - ou à noite, se seguirem o conselho que dei no primeiro post - estejam ao alcance, apenas as peças que interessam, sem que nenhum vestido de lantejoulas ou uns pumps se intrometam no campo de visão.

1. Essas peças que são usadas apenas em festas (vestidos, tops, acessórios, sapatos, clutches,...) devem ser devidamente arrumadas para que não se danifiquem pois normalmente são peças delicadas e que requerem cuidados especiais. Aconselho as caixas de arrumação que são cada vez mais bonitas e não servem só para arrumar como também para decorar. Coloque as caixas nas prateleiras de cima do roupeiro - são partes que normalmente não são usadas com a mesma regularidade que as de baixo e apenas por fazer isso, já se rentabiliza o espaço. Reparem nos exemplos de caixas que eu adoro! (Tenho a da Casa, para a bijuteria, e a primeira do Ikea, mas cheira-me que me vou afiambrar à verde da Zara!)

1. Ikea; 2. Zara Home; 3. Casa

Mas para quem não tem um roupeiro enorme há outras soluções! Há outros móveis que apesar de terem nascido para desempenhar outras funções, ficariam muito bem a suportar estas - e outras - belas caixas, servindo como um camiseiro ou um móvel de apoio ao roupeiro:

Um aparador. Ikea, 279€.

Um móvel de TV. Ikea, 60€.

Mas vamos aos exemplos mais práticos, que eu também sou uma moça virada para a decoração:

Reparem que na 3ª imagem, é usado um móvel idêntico ao de cima com as caixas. Arrumação e organização são as palavras de ordem.


2. E depois de ter as peças que referi devidamente arrumadas em zonas do roupeiro onde não "roubem" espaço essencial, há outros truques que vos quero mostrar para arrumarem a vossa roupa de maneira bonita, organizada e que facilite a escolha.
- Expor os vestidos, os casacos, as calças, as saias, etc. tudo junto. Ao misturar nunca se sabe ao certo o que temos no roupeiro, o que está para lavar, o que já está pendurado à muito tempo, e dificulta muito a vida de quem tem de ser rápida e eficaz a escolher o outfit todos os dias. Separar as peças é a primeira prioridade ao arrumar o roupeiro.
- Mas ainda podemos organizar melhor do que isto. Eu tenho tudo organizado por cores, por exemplo blusas brancas, rosas, azuis, pretas, saias rosa, bejes, pretas, vestidos pretos, cinza, vermelhos... E por aí fora. Tudo organizado por peças e cores.
- Outra dica importante é ter um cabide para cada peça. Sei que nem sempre é possível, mas facilita imenso porque está tudo exposto e tudo organizado. Na impossibilidade de isso acontecer, aconselho que se sobreponham peças da mesma cor para que continue arrumado. Também é importante que as peças mais delicadas tenham uma cruzeta própria, como blusas, vestidos, etc.

Recapitulando:
1. Escolher a roupa na noite anterior.
2. Se necessário, lavar o cabelo na noite anterior para que o banho da manhã não dure mais de 5 minutos.
3. 5 minutos dedicados à maquilhagem (usando aquela fórmula ou outra que mais gostem) e ao cabelo.
4. Arrumar o armário - separar o que não interessa e organizar o que interessa.

No próximo post provavelmente falarei dos básicos essenciais a ter no roupeiro que, depois de uma arrumação ao armário, todas terão uma nova noção do que lá existe e o que não existe.
Apesar de ter escrito um post tão extenso, espero que tenham conseguido ler até ao fim e que o tenham achado útil. Esse é o meu objetivo - ajudar!
Vá, gostava de sugestões, críticas construtivas, dúvidas, sei lá, o que quiserem - mais ou menos!
Já sabem que podem comentar, podem escrever no facebook da casa e podem enviar-me um e-mail para stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: