domingo, 5 de maio de 2013

E quando isto acontece...

... nem sei bem como agir.

Foi ontem que tomei conhecimento desta notícia e nem queria acreditar. Será mesmo possível?
Não conheço o rapaz nem nunca fui a nenhuma Queima no Porto, mas será, certamente, um local de folia e diversão como em todas as outras queimas do país. É uma semana em que os estudantes esquecem os trabalhos, os testes, os estudos e se dedicam aos amigos, à música e sim, ao álcool. Só quem está/esteve na universidade (e levando o curso a sério, claro) é que conhece os sacrifícios que são necessários para ter notas razoáveis. A maioria que fala nem sabe bem aquilo que temos de abdicar durante um ano em prol dos estudos, dos trabalhos e dos compromissos que assumimos perante os professores e colegas. Pensam que estamos a "gastar dinheiro dos pais" para andar a "brincar" e que somos nada mais nada menos do que "turistas" nas universidades. Há quem defenda que esta geração (a minha) não tem outro futuro para além do álcool e das drogas. Quem diz isso obviamente que não conhece a geração em causa ou então tem muito maus exemplos que não refletem, de todo, o geral.
Tudo isto para dizer que àqueles que acusam e julgam os estudantes pelos excessos cometidos durante essa semana (dedicada ao regabofe), pensem nos meses que se antecederam e nas semanas que se sucederão a esses dias. Convido-os a ir às universidades, às aulas, aos testes, às bibliotecas e procurem onde estão os drogados e os bêbedos de que tão mal falam. Estão todos a estudar a sério para que um dia sejam cidadãos mais completos do que aqueles que os julgam.
Muitos podem não acreditar. Eu própria duvidava e fazia uma ideia diferente daquilo que realmente é a universidade. Mas eu vejo e eu SINTO as responsabilidades e a pressão e o fazer mil coisas a mil para entregar e apresentar ontem. Mas isso não é valorizado. Essas pessoas que julgam, devem andar a dormir durante todo o ano.
A Semana Académica é a festa do estudante. É quando se pode relaxar e aproveitar, quando nos podemos divertir e não deveria haver ninguém capaz de perturbar esse espírito. Muito menos da maneira que esses quatro indivíduos fizeram na Queima do Porto onde abateram a tiro Marlon Correia. Tem de haver justiça. Tem de haver.
Primeiro: como é que em Portugal passamos de pequenos assaltos a assaltos onde há feridos e mortes? Para onde estamos a caminhar? 
Segundo: como é possível matar uma pessoa apenas porque sim? Como é possível fazer isso a um jovem numa festa académica por dinheiro? Que tipo de pessoas (?!) estavam do outro lado?
Há quem defenda que a queima deveria ser cancelada em homenagem ao Marlon Correia e por respeito à família, mas isso não aconteceu. Eu não sei o que dizer nesta circunstância por saber o que a semana representa (não é só a bebedeira!) mas também por saber que o espírito e o ambiente não mais será o mesmo. É um assunto muito delicado e, ao contrário do que muitos afirmam, não é tão linear quanto parece.
Lamento muito a perda desta vida, lamento muito pelos pais, pelos amigos e pela comunidade estudantil que está, certamente, de luto. Espero do fundo do coração que a justiça seja feita e que os criminosos tenham uma pena bem pesada.
Já na queima, o Gabriel o Pensador homenageou o jovem de uma maneira muito comovente:


também é por isto que a Queima continua.

Sem comentários: