segunda-feira, 27 de maio de 2013

Guimarães do meu coração!

Sou vitoriana mas acima de tudo sou vimaranense. Imaginam como foi emocionante o jogo de ontem? Devem imaginar. Provavelmente são dos clubes grandes, habituadíssimos a estas andanças. Nós não, e por isso teve um gostinho especial. Uma equipa de miúdos venceu o Grande. E foi tão merecido... Que orgulho!
Eu que nem sou dada ao futebol, emocionei-me imensas vezes ontem, ao ver a cidade ao rubro, orgulhosa, de peito feito e com a certeza de que se viéssemos com as mãos a abanar, a festa seria parecida. Haveria milhares de adeptos e simpatizantes no Largo do Toural - a nossa sala de visitas - vitorianos, vimaranenses ou as duas coisas. Haveria cachecóis, lenços, chapéus, bandeiras, camisolas, casacos e o que mais existisse. Haveria música, cânticos um amor incondicional, fosse o Vitória vitorioso ou nem por isso. Somos adeptos para todas as circunstâncias.
Guimarães é assim, feita de gente que sente. Feita de gente que é tudo ou não e nada. Feita de emoções e de grandes euforias. Somos gente de festas e folia, de voz grossa e alta, de cerveja na mão e o Vitória no coração.
Os heróis da noite chegaram por volta das 3h da manhã e no Toural já não se dava um passo. Estávamos todos há horas à espera deles. Todos aderiram. Idosos, crianças, jovens, todas as idades representadas ali, a vibrarem juntos, em uníssono. O meu pai, o meu tio e o meu irmão estavam que nem podiam de felicidade e orgulho - nunca tinham visto o Vitória neste lugar.
A festa foi feita, muito respeitosa, muito orgulhosa de si própria, de taça em riste e ao som de "We are the Champions" entre outros. Se ninguém trabalhou hoje? Claro que sim, e nem custou tanto levantar.
Fico feliz por isto, pela vitória, pelos jogadores que SEMPRE deram o seu melhor mesmo quando o club não respeitava assim tanto os seus direitos (é público que o Vitória está com problemas financeiros). Fico feliz pela cidade, pelos adeptos que são os melhores do mundo, que mesmo sabendo que o mais certo era perderem, foram de madrugada, gastaram muito dinheiro, vieram fazer a festa. A cidade merecia isto. Somos, este ano, a Capital Europeia do Desporto e a Taça não podia ter vindo em melhor altura.
Muitos parabéns Vitória. Muitos parabéns Guimarães!
É um orgulho!!!


(Fotos retiradas do Facebook do Vitória Sport Club)


Quanto ao Benfica, respeito muito a sua derrota, até porque sei que facilmente estaríamos na mesma posição. Não vou tecer comentários desagradáveis em relação ao jogo e à derrota porque já tiveram desilusões e "bocas" que cheguem. Mas há uma coisa que tenho de dizer em relação à equipa (e nada tem a ver com o jogo, nem com futebol, não sou ninguém para avaliar isso!).
A atitude de alguns elementos da equipa depois do apito final se ouvir foi vergonhosa. Dedos levantados e atitude agressiva (jogadores e adeptos) seria o suficiente para me desconcertar e deixar de "ter pena" deles, mas decidiram dar-me mais um motivo de peso para começar a acreditar que mereceram perder - e não é que passam pelo Presidente da República e nem ai nem ui? Mas afinal, em que país estamos? Pode-se fazer de tudo? Pode-se desrespeitar toda a gente? Que tipo de pessoas são essas que negaram um aperto de mão ao chefe máximo de Portugal, país que os viu nascer/país que os acolheu? Só demonstra a falta de humildade e de fair-play. Já para não falar em não ter respeito pela equipa vitoriosa e ter virado costas à entrega da Taça. Que mau perder, que coisa feia!
O Vitória foi uma grande equipa, com jogadores muito jovens, mas que deram algumas lições de moral ontem, sem ter sido preciso dizer nada!

Sem comentários: