domingo, 15 de dezembro de 2013

Decorações de Natal

Para não fugir à regra, este ano volto com sugestões de decorações de Natal. Eu sei que já venho um nadinha tarde, que é em cima da hora, mas infelizmente foi quando tive dois minutinhos para fazer uma pesquisa boa o suficiente para vos mostrar. Não queriam que vos apresentasse umas imagens pirosas, pois não? ;)
Neste post vou dar-vos algumas sugestões de decoração da mesa de Natal - e não só. Vou mostrar-vos como podem aproveitar decorações de anos passados, reciclar e dar uma nova vida.
Fiz o mesmo o ano passado no post que podem ver aqui.
Espero que gostem do que preparei com todo o amor e dedicação e que mais tarde tenha sugestões e opiniões da vossa parte! :)

Decorações com velas
As velas são um símbolo do Natal, mas não só. Refletem também o inverno, o aconchego do lar... Já para não falar que são baratas e dão um efeito maravilhoso. Aqui estão algumas sugestões:




Velas em frascos de vidro - tão simples como umas pedrinhas ou umas folhas de azevinho. ATENÇÃO com o tipo de frasco que usam. Nesta última imagem o mais certo é o vidro partir porque a chama da vela está muito próxima do frasco. Tentem encontrar um frasco mais largo como os de cima ou que a vela esteja imóvel e centrada. Assim não haverá problema. Quem avisa...


Velas envolvidas em paus de canela - também fica amoroso e simples. É tão fácil de fazer e o resultado é tão bonito...


Velas envolvidas em folhas e fitas - semelhante à opção dos paus de canela. Provavelmente mais económico uma vez que as folhas se podem apanhar do chão.


Conjunto de velas de diferentes tamanhos num prato - também é simples e super barato. Faz um bonito centro de mesa e um ainda mais bonito jogo de luzes. Não se esqueçam que as velas devem ter tamanhos diferentes.


Decorar com bolas de Natal
Se forem como eu, têm infinitas bolas de natal. Vamos comprando, umas vão ficando estragadas, com a tinta a sair ou com a parte onde segura na árvore partida... Enfim, todos sabemos do que estou a falar, certo? Mas não é por isso que essas bolas devem ficar encostadas a um canto e jamais serem usadas. Eu mostro como:
Coroas de Natal - se tiverem um exagero de bolas perdidas, espalhadas e ligeiramente estragadas, aqui está uma solução espetacular. Tudo o que precisam para além das bolas é de cola quente e provavelmente um molde. Mãos à obra!



Bolas de Natal na mesa - Mais fácil, mais simples e mais bonito é praticamente impossível. Já para não falar do reaproveitamento! Basta uns raminhos de azevinho para misturar com as bolas et voilá! Fazem sucesso. Ou então deixam a vossa decoração principal brilhar e não acrescentam coisa nenhuma, como na imagem de cima.



Bolas de Natal em jarras/campânulas de vidro - outra solução super fácil e eficaz. A última imagem é da minha decoração de Natal do ano passado. Fica ou não fica bonito?

Bolas de Natal recicladas com tecido - Mas há bolas que não se podem mesmo recuperar, não se podem colocar na mesa ou em jarras. Enfim, não podem estar visíveis. Mas apresento-vos aqui esta solução maravilhosa que irei, talvez para o ano, aproveitar. Um pouco de tecido, uma fitinha de cetim bonita e duas folhas de azevinho. Ficam originais e sabem que mais ninguém tem uma árvore de Natal como a vossa!


Decoração DIY
Mas se são daquelas pessoas que o que gostam mesmo, mesmo, mesmo é de serem as autoras das vossas decorações, cá estão algumas pequenas sugestões para fazerem. Simples - qualquer pessoa conseguirá fazê-las - e baratas. Podem aproveitar para pedir ajuda à criança lá de casa. Seria um programa inesquecível:

Bolas em lã/corda/outro material - A imagem de baixo é da minha autoria. Se ficaram curiosos para saber como se faz podem ler este post. Está tudo explicado. Se tiverem dúvidas, não hesitem em colocar. Eu optei por pendurar as bolas na janela do meu quarto, mas há quem prefira expô-las num prato a fazer de centro de mesa ou até mesmo pendurá-las na árvore de Natal. O que é preciso é ter criatividade!

Lâmpadas que são bolas de Natal - cá está uma excelente forma de reciclar todas aquelas lâmpadas fundidas que temos espalhadas lá por casa. Então se tiverem tamanhos e formas diferentes fica ainda mais interessante.

Bonecos de feltro - São das decorações mais amorosas. Principalmente quando se tem bebés ou crianças pequenas em casa. Não partem, não magoam e são giríssimas para eles brincarem. Há várias opções nas lojas mas podem fazê-los vocês mesmas. Ficam um amor!

Pauzinhos de Natal - Uma atividade bonita para fazer com a criançada em casa. E para que servem? Para o que quiserem! Podem ser bonecos para teatrinhos, para decorar os arranjos de flores... Enfim, criatividade. O que é preciso é ter criatividade.

Rolos de papel higiénico que são figuras de Natal - quem nunca, na sua vida, fez isto? Que se acuse agora! E que vá imediatamente fazer. Ficam uns bonequinhos muito engraçados e são tãaaao fáceis de fazer. Só precisam de rolos de papel higiénico, feltro (até podem aproveitar para fazer as decorações em cima) e uns pormenores como os olhos - mas podem usar botões ou outro material semelhante.

Pinhas pintadas - digam-me lá se não fica lindo de morrer. Eu adoro, confesso. Principalmente por terem imensas cores. Um dia aventuro-me e vou à procura de pinhas.

Árvore de Natal improvisada - e quando não há espaço para se ter uma árvore de Natal, há que improvisar. Um ramo limpo e bonito dentro de uma jarra e decorado com enfeites de natal. Quem disse que é preciso muito?


Decoração da mesa de Natal (pratos)
É das minhas partes favoritas do jantar de Natal - pensar na decoração da mesa. Adoro comprar toalhas e corredores, flores e velas. Fazer centros de mesa... Tudo a que tenho direito!



Decorar com laços - Não é preciso comprar os anéis de guardanapos que normalmente são muito caros e nem sempre são as coisas mais bonitas que por aí andam. Por isso mostro-vos estas soluções fáceis e baratíssimas que se podem fazer e que, muitas vezes, ficam melhor que os anéis. O que acham?



Decorar com bolas de Natal - podem usar o exemplo que dei em cima das bolas que já não estão assim em muito boa forma. Podem colá-las com cola quente e dar forma. Ficam aqui algumas sugestões diferentes e todas muito bonitas. Imaginem uma mesa branca (toalha, guardanapo e loiça branca simples) e com as bolas todas coloridas. Ficava muito bonito.









Anéis de guardanapos - estes podem comprar-se nas lojas. Se não forem iguais, há semelhantes. Também ficam muito bonitos! As últimas três imagens são da minha autoria.


Decoração da mesa de Natal
E nem todas as mesas têm de ser brancas e vermelhas ou vermelhas e douradas. Nem ter aquelas toalhas de Natal com azevinhos:


Decoração de Natal branca e café com leite


Decoração de Natal azul


Decoração de Natal vermelha - A última foto é da minha autoria.




Decoração de Natal preta e branca

Resumindo, o Natal é a altura mais maravilhosa e mágica do ano. Custa-me ouvir as pessoas dizerem "é um dia como os outros" ou "o Natal é giro para as crianças, para os adultos já não é assim tão engraçado". Não quero perder este fascínio que tenho pelo Natal. Não quero! Quero ser, nesta época, uma eterna criança. Quero sentir-me sempre entusiasmada. Quero ter sempre vontade de fazer coisas novas. E espero que todos vocês sintam o mesmo!
Não deixem este espírito esmorecer. Não digam que é por causa do dinheiro. Dei soluções aqui em cima que provam que não é preciso mais de 10€ para decorar bem uma mesa ou a árvore de Natal. Não inventem desculpas.
É por causa dos presentes? Eu vou tentar tratar disso e mostrar-vos prendas em conta.
Estou aqui para que o Natal de todos seja o mais especial possível :)


Espero que tenham gostado do post, que tenha sido útil e vos tenha dado imensas ideias e vontade de as pôr em prática. Enviem-me sugestões e opiniões. Ficaria muito contente por saber o que vocês pensam.


Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: