sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Sítios a visitar antes de bater a bota 1 - ITÁLIA

O post anterior fez-me pensar em duas coisas:
1) preciso de me animar;
2) já que não posso viajar fisicamente, posso fazê-lo mentalmente e apenas no mundo virtual.
Seja.

Daí que decidi que vou criar uma nova rubrica: Sítios a visitar antes de bater a bota. Vou aqui publicar os meus desejos de conhecer determinados sítios, sempre acompanhado por fotos porque todos sabemos quanto vale uma imagem ao lado das mil palavras. Prometo que não serão mil! Serão, certamente, menos. Mas quem sabe?
Não podia começar esta rubrica tão especial sem ser pela minha bela Itália. Não sei se já vos disse (talvez umas 999 vezes, só) que Roma é a minha cidade. E eu nunca lá fui. Mas sinto. Nunca fui apaixonada por Nova Iorque, por exemplo, nem pelo Rio de Janeiro. Mas Roma sempre me arrancou um sorriso. É a primeira viagem que eu quero fazer a sério. E eu começo a achar que noutra vida devo ter sido uma princesa romana tal é o meu apego por esta cidade. E digo princesa porque só vejo coisas boas, obviamente que o povo não achava isso.
Então eu explico: a cidade que mais adoro é Roma, e a única onde me imagino a morar para além da minha. Mas toda a Itália tem um je ne sais quoi que me seduz e me puxa com toda a força. É a Arte e é a História que me fazem adorar aquelas terras. É aquele bem estar, aquele ambiente tão familiar, tão norte de Portugal. É o italiano e os italianos ;) É o campestre misturado com o citadino num equilíbrio perfeito. É o sol e são as flores. Diferentes do resto do mundo. É o Mediterrâneo e a comida. É a música e a forma de vida.
Eu sou um bocadinho romana, um bocadinho italiana.

O meu monumento favorito de sempre é o Panteão Romano. Não tanto pela estética mas pelo que significa (um dia falo sobre isso na rubrica sobre cultura). Infelizmente, apenas o Coliseu é famoso. Ninguém conhece o Panteão. Eu até posso vir a ter uma enorme deceção quando lá for, mas nos meu imaginário, é perfeito.
O exterior

O interior
Sim, é tudo amplo. Que eu tenha conhecimento não existe nada lá dentro para além de esculturas. O monumento vale por si.

Há uma peça que está relacionada com o Panteão de uma maneira insólita. Vou explicar depois, como já referi. Já fiz um trabalho inspirado no Baldaquino de Bernini (o meu arquiteto clássico favorito, que também era escultor). Está no Vaticano. Quem viu o filme "Anjos e Demónios" baseado no livro do Dan Brown deve ter reparado nele:
Feito em bronze por Bernini

E por falar no Vaticano:
O teto da Capela Sistina por Miguel Angelo.

Praça de S. Pedro também projetada por Bernini.
Simetria perfeita. Os italianos clássicos/renascentistas não brincavam.

Mas Bernini também era escultor. Uma das obras mais famosas dele (que não é assim tão famosa quanto isso, infelizmente) é "O Êxtase de Santa Teresa". É uma escultura tão tecnicamente perfeita que parece impossível ser feita de pedra. Mas o mais curioso na obra é o paradoxo castidade/prazer, mas claro, essa é a minha interpretação. Outras pessoas terão uma ideia diferente daquilo que a obra significa:
Esta escultura está na Capela Cornaro que também aparece no filme "Anjos e Demónios".
Da próxima vez que o virem abram bem os olhinhos.

Contudo, todos sabemos que o mestre escultor é mesmo o Miguel Angelo. Não há hipóteses:
A Pietá
(Uma de dezenas de pietás. Não, esta não é a única!)

O David, conhecido por todos, espero.

Claro que quando for a Roma irei visitar o Coliseu. Aliás, depois de o ter estudado com alguma profundidade digo-vos, com sinceridade, é muito mais bonito aos meus olhos. A História e as estórias que tem dentro dele são o que o tornam tão especial ao lado de tantos coliseus que foram feitos ao mesmo tempo. Claro que a sua arquitetura é fenomenal, usaram técnicas que eu não sei como foram possíveis sem os instrumentos que temos hoje. A estética é soberba. Tudo foi pensado ao pormenor! Tenho muita pena que esteja tão mal conservado. Mas ainda assim é especial:

Ainda em Roma, desejo ver mais quatro coisas muito importantes para mim:
Fórum Romano

A Coluna de Trajano

O Anfiteatro Romano
(que ainda é usado para espetáculos musicais e não só)

A famosa Fonte de Trevi
Penso que qualquer desejo pedido aqui será realizado :)

Mas como nem só de Roma se faz Itália...
Florença
e a bela Catedral de Santa Maria del Fiori

As Cinqueterre


Génova

A varanda da Julieta em Verona

E claro, Veneza!

E também desejo muito ficar num hotel fantástico, com uma vista lida de morrer e almoçar/jantar em sítios como este:
Alfresco em Veneza

É assim que eu vejo a minha bela Itália. E reparem que nunca falei em Milão ou lojas. Não tem nada a ver com isso. Roma e Itália no geral para mim é cultura, sossego, novidades e passado. As lojas viriam por acréscimo!

Espero que tenham gostado desta nova rubrica, em especial deste post :)
Digam coisas! Onde gostavam de ir? Onde já foram e ficaram com muita vontade de voltar? Não me escondam nada.


Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: