quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Let's begin

O segundo semestre começou na segunda feira. Para já está tudo a correr conforme o previsto, sem grandes surpresas. Mas já deu para perceber que vamos ter de abdicar de vida social. Ainda vamos nem a meio da apresentação das cadeiras e eu já estou a tremer com a quantidade de trabalhos que vamos ter que fazer. É assustador, mas desafiante. Sem dúvida nenhuma que vamos sair da universidade bem treinados.

Hoje foi o primeiro dia em que a turma foi separada. Uns escolheram jornalismo, outros audiovisual e multimédia e eu, como outras 20 e tal pessoas, escolhemos relações públicas e publicidade.
Conheci a minha professora de publicidade. Fiquei mesmo entusiasmada. Parece-me uma pessoa de bem com a vida, profissional e extremamente competente, mas principalmente, gosta do que faz. Mostrou-nos que muitas vezes o nosso caminho pode não ser bem aquilo que nós estamos à espera e não é por estarmos nesta área que nos tenhamos que sujeitar no futuro apenas a ela. Há tanta coisa que seremos capazes de fazer... E deu-nos o seu exemplo. Começou a trabalhar como jornalista e depois mudou para a área da publicidade de um dia para o outro sem perceber muito do assunto. Apaixonou-se. Nunca pensou em ser publicitária e costumava dizer que seria tudo menos professora. E no entanto... Pediu-nos para nos apresentamos um a um. Mas uma apresentação a sério. Não era daquelas apresentações "o teu nome? E de onde vens? E quantos anos tens?". Não. Também perguntou isso mas quis saber o nosso percurso académico. Em que curso estivemos no secundário, qual era o nosso plano para o futuro durante esses três anos... Percebi que não estava sozinha. A maioria das pessoas deu uma (ou várias) voltas à vida e quase ninguém estava ali por ser um sonho de menino. Muito interessante. Uns queriam seguir biomédica, ciências farmacêuticas, genética, direito, psicologia, jornalismo, contabilidade, economia, gestão... E de uma maneira ou de outra, acabaram ali. Todos temos uma coisa em comum - apaixonámo-nos pela área e já não ponderamos mudar de rumo.

Foi bom perceber que cada um teve uma vida antes da universidade, com escolhas diferentes, com projetos diferentes, ambições e objetivos diferentes, mas agora estamos todos ali. Não fui a única a "abdicar" ou a pôr em stand-by as minhas preferências nem os meus sonhos. Mas isso não é mau! É mais uma grande oportunidade de conhecer outro mundo.

Tudo isto para vos dizer que estou mesmo entusiasmada com a minha área e quero começar a dar matéria o mais rápido possível.
Também é possível que daqui a um mês retire o que disse.



Sticky&Raw
no Facebook e no Instagram
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: