terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Ontem foi noite de cinema 22

Monuments Men
Já vi este filme em julho, acreditem ou não. Numa noite de frio no Algarve - que apanhei várias - lá me valeram os bons filmes. Este e o Gatsby, que já falei aqui, que gostei tanto que tive que rever. O Monuments Men também é um filme que vou ter que rever. É muitíssimo bom. É do género que mais gosto (tal como os Sacanas Sem Lei, Fúria, Pearl Harbor etc.) e não me desiludiu. Todo o elenco está extremamente bem escolhido, os cenários, os acessórios de época... Enfim. Uma grande produção. Mas isso já não é novo, pois não? O que mais gostei no filme foi a mensagem, a história por detrás desta coragem imensa destes homens que não eram soldados.
Eles sacrificaram a vida deles pela arte. Pela continuação da Humanidade, para que hoje nós conseguíssemos conhecer a História pré II Guerra Mundial. E o trabalho deles foi tão importante como o dos soldados que lutavam contra os alemães. Hoje devemos-lhes o conhecimento, os museus bem conservados, as obras acessíveis à maioria e em bom estado... Eu sou das que acha que comprar obras de arte para as ter em casa é egoísmo. Quem me dera ter um Kandinsky ou um Toulouse Lautrec em casa... E um desenho do Leonardo Da Vinci? Que sonho... Mas acho que nem que tivesse todo o dinheiro deste mundo eu compraria essas obras. Porque a arte é para estar em espaços públicos, acessível a todos, durante anos e anos e anos. Para todas as pessoas do mundo. E se eu as tivesse em casa, só para eu contemplar, estaria a privar o mundo desse conhecimento. E quem sou eu?
Isto é apenas a minha opinião. Estou a dizer aquilo que EU faria. E é mais ou menos isso que o filme defende. Foi por isso que me identifiquei tanto e é por isso que vou sempre aconselhá-lo e revê-lo várias vezes.

Hours
Tinha alguma curiosidade para ver este filme. Falaram-me muito bem dele e mal tive oportunidade vi-o.
Não percam tempo com ele.
Se soubesse que era tão mau eu própria não teria perdido. O filme é dos poucos que quase me fez adormecer. E não é por não haver ação (que eu até sou moça para gostar daqueles filmes bem parados). É porque não tem história para as quase 2 horas; também não tem nenhuma situação inesperada. Isto é, tudo é aborrecido porque estamos sempre à espera daquilo que acontece.
Já para não falar que a história é básica e podia ser algo bem emocional mas o Paul Walker não tem (ou tinha) essa profundidade. É um ator para filmes como a Velocidade Furiosa e pouco mais.
É tudo bastante mau. Pensavam que isto era só dizer coisas boas, não?


Lucy
Lucy foi daqueles filmes que quando vi o trailer fiquei "Woooow!!! Tenho que o ver no cinema". É também daqueles filmes que melhor engana. Eu que estava à espera de uma verdadeira obra de arte da ficção científica, ficou tão aquém das expectativas que nem vos consigo explicar.
O conceito da história não é mau - pelo contrário, é bem interessante. Mas foi tão mal trabalhado que dá dó só de ver. Chorei os 5€ e tal que dei pelo bilhete do cinema.
A Scarlett esteve como está sempre - bem! - e o Morgan Freeman nem é preciso comentar. Mas é só isto. É tão futurista que chega a ser ridículo. Juro que corei no cinema. Mas ao menos tem mais ação do que o Hours. Por isso, se quiserem perder tempo, entre este e o primeiro, escolham este que até nem tudo é mau. A noção do tempo é uma ideia muito bem pensada, mas que deveria ser mais trabalhada no filme (foi o único abre-olhos do filme na minha perspetiva).
Também posso falar sobre os erros do filme como a roupa dela (o casaco que veste depois de se libertar. Só lá estavam homens tipo seguranças, mas o casaco de ganga que ela pegou era por aí um XS que lhe ficava perfeito!). Entre tantas outras coisas... Mas vejam o filme e divirtam-se a detetar esses erros.

Tartarugas Ninja: Heróis Mutantes 
Não é uma obra de arte. Claro que não. Mas eu mal pude, tive que ver. As Tartarugas Ninja são minhas amigas desde que me lembro (apesar destas serem bem mais assustadoras). Eu era a miúda que passava horas a ver desenhos animados e escolhia muitas vezes o Splinter, o Miguel Ângelo, o Rafael, o Leonardo e o Donatello para me fazerem companhia.
O filme é mau. Para quem acompanhava os desenhos animados percebe falhas graves no filme. E eu, na verdade, quase não os reconhecia. Eles estão uns mauzões feios. Uns armários. Onde estão as minhas Tartarugas fofas e super talentosas no karaté? E desde quando é que as Tartarugas são à prova de bala? E o que é que a Megan Fox está ali a fazer? A personagem é bastante má... Mas pronto, por outro lado estes quatro têm imensa graça. Mas só mesmo eles os quatro porque o resto dos diálogos são péssimos.
Quem é fã como eu dos desenhos animados, que veja o filme, mas que não tenha as expectativas muito elevadas. Vejam num domingo à tarde, por exemplo. Mas num domingo que não tenham mais nada para fazer.

Hunger Games: A Revolta Parte I
O primeiro filme não me entusiasmou. Achei-o um cliché gigante. Mais bem feito do que os filmes dentro do mesmo género. Mas ainda assim cliché. O segundo já gostei bastante e deixou-me extremamente curiosa para saber o que se iria passar a seguir. Mal saiu o trailer fui a correr para ver e... foi uma grande desilusão (serei eu demasiado exigente?).
A verdade é que o facto que terem dividido este filme em duas partes é única e simplesmente para fazer render o peixe. Não gostei. Até porque a sensação que dá é que estivemos ali duas horas e não ficou nada resolvido. É uma chatice.
A semana passada, como já vos tinha dito, fui vê-lo ao cinema. Não me entusiasmou, não mexeu comigo nem sequer foi memorável - a verdade é que há pormenores que já me esqueci. No entanto, a Jeniffer está cada vez melhor atriz, é um facto. Não posso com o Peeta nem como outro namorado dela (quem são aqueles Pokemons?) e não suporto a indecisão dela - é por causa destas coisas que as mulheres são vistas como as indecisas. Ora beija um, ora chora pelo outro, ora "amo-te a ti" ora "afinal amo mais o outro", valha-me Deus, que não há paciência. As minhas personagens preferidas foram escolhidas desde o primeiro filme e gosto cada vez mais delas. São o Haymitch e a Effie. São as mais carismáticas e, na minha opinião, as mais bem construídas e evolutivas ao longo dos três filmes. Claro que o filme ganha muito pelo guarda-roupa que é FENOMENAL! assim como com a maquilhagem. Neste filme não houve momentos de deslumbramento em relação ao cenário (passou-se quase sempre no mesmo local) mas o momento em que saíram, foi um bocado constrangedor ver alguns dos efeitos especiais... Pormenores. Todos falam da música da Kat mas não me tocou particularmente aquele momento. Houve outros que mexeram mais comigo porque me lembrei-me do 25 de abril, por exemplo.
Anyway, todos os fãs de Hunger Games devem ver este filme. É mais profundo (literalmente) e mais dark do que os anteriores. Explora outro lado que não a ação. Talvez gostem mais do que eu, não sei! E esperemos pela Parte 2 que, de certeza fará com que esta parte faça todo o sentido.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: