segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

[Ontem foi Noite de Cinema 23]

Em tempo de Óscares eu vou andar numa roda viva que é como quem diz - pregada ao ecrã a ver bons filmes para depois poder comentar e saber por quem hei-de torcer na grande noite do cinema. E isto está a ir muito bem, não me posso queixar:


Em Parte Incerta
Não estava com grande expectativa, mas surpreendeu-me pela positiva. Nem sei porque é que não estava à espera até porque o David Fincher nunca me desilude. Nunca. Eu acho que já vi TODOS os filmes dele. O que menos gostei (e nunca vi de início ao fim) foi Alien 3. De resto, desde Sete Pecados Mortais (A-DO-RO!), O Jogo, Clube de Combate (uma vénia), A Sala de Pânico (que já vi umas 98 vezes), Zodiac (que vi em 2007 e tenho que voltar a ver), O Estranho Caso de Benjamin Button que é um dos meus filmes favoritos de todo o sempre, A Rede Social e Os Homens que Odeiam as Mulheres (que filmão!!!)... Realmente não percebo como é que não estava com expectativas altas em relação a Em Parte Incerta.
Não acho que seja um grande filme. Mas é muito, muito bom. Tem mistério que em nada se assemelha a outros (só mesmo aos filmes dele). Nunca é previsível e é isso que adoro. Nunca sei como é que um filme vai acabar e isso deixa-me com aquele nervoso miudinho, sempre a tentar sacar informações das personagens... Mesmo assim, completamente imprevisível aquele final... Aliás, como todo o filme. Parece que vai acabar umas 4 vezes e aí a história dá uma volta do caraças e temos mais 45 minutos de filme para ver. Aconselho e gostei da nomeação da Rosamund Pike. É mais do que merecida.


Invencível
Mas que grande história! Que grande homem, que grande narrativa... Que filme maravilhoso... Quem acha que a Angelina Jolie não passa de uma carinha laroca então é porque não conhece, de todo, o seu trabalho. Eu sempre fui fã, já sabem, mas quanto mais conheço, mais gosto. Mas não é sobre a Angelina que vou falar, mas sim do filme que realizou.
Vale sobretudo pela história. É maravilhosa. E já sabem que os meus filmes favoritos são os baseados em histórias reais (e este ano estou a ter muita sorte), mas estas histórias arrepiam-me. A sério que sim. Nunca pensei que fosse possível alguém resistir a tanta coisa na vida. É quase invencível. Claro que alguns factos foram empolados... Não seria Hollywood se não acontecesse. Também há factos omitidos. Sim, porque eu já fui ler coisas sobre o senhor Zamperini que é fascinante. Era italiano. Está tudo dito.
Aconselho a verem, claro. A produção está ótima. Principalmente nas cenas em alto mar. Muito bem desenvolvido, planos muito bem escolhidos, a luz, tudo... Até o desespero nos é transmitido. Há outras cenas menos boas mas no geral, excelente.
Só não percebo muito bem como é que não está nomeado para mais Óscares. E não digo para melhor ator que ele não me fascinou nada, ao contrário do que a maioria diz.


Sniper Americano
Era o filme que estava mais ansiosa para ver. Tem todos os fatores que eu adoro num filme: intensidade, baseado numa história real, um filme de guerra e o Bradley Cooper. Vi o trailer e já fiquei com suores frios. Fiquei mesmo curiosa.
Não desapontou. De todo. O Bradley esteve extraordinário (a Sienna esteve bem mas não excelente. Por mim, não leva o Óscar), as cenas, os cenários, toda a história em si... A tensão era palpável e muito bem transmitida ao espectador. O mais engraçado é que eu não me lembro de ter ouvido o nome do sniper: Chris Kyle, não me volto a esquecer.
Quanto à cena do bebé que todos falam, é verdade. Toooooda a gente reparou. O que é uma pena porque a cena era importante, era intensa e os meus olhos não se desviavam do boneco nos braços do Bradley.
Não gostei da forma como terminou. Podia ser de uma forma diferente. Parece que faltou ali qualquer coisa por explicar. O porquê, principalmente.


O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos
Tudo o que escrever aqui não será o suficiente para descrever o quanto eu gosto do Hobbit e do Senhor dos Anéis. Sim, eu sou DAQUELAS fãs incondicionais que esperam nervosamente o novo filme. Pois, agora não há mais filmes para esperar. Resta-me as maratonas ao fim de semana... 
Também por isso, poderei ser muito influenciada, por isso, não levem esta minha "crítica" muito a sério.
Nenhum bate o Senhor dos Anéis, mas dentro da trilogia do Hobbit este não foi o melhor. Há algumas falhas, há personagens que são ridículas de desnecessárias (Alfrid, por exemplo) e há cenas que são muito forçadas. A loucura do Thorin é demasiado rápida,... Ups, não quero fazer spoilers. Não vou continuar. Têm que ver.
Acho que era absolutamente desnecessário fazerem três filmes. Faziam um com duas partes com mais tempo - como no Senhor dos Anéis. Afinal é só um livro!
Mas ver estes filmes é como ver a uma obra de arte. A sério. É tudo perfeito, não há falhas a nível técnico, as personagens são excelentes, muito bem caracterizadas, muito bem estruturadas... Podia escrever uma semana sobre o mundo de Tolkien mas não chegava para dizer tudo. Sou uma super fã, pronto...
E deixem-me fazer um P.S. muito especial: o meu Legolas está cada vez mais (suspiro, suspiro, suspiro)... Muito... Hum... Bom. Ator. Nossa!
(Não quero que vos falte nada... Aproveitem a fotografia).
Vejam o Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos que vale muito a pena. Mas não sejam crentes e vejam os outros filmes antes. E se possível a trilogia d'O Senhor dos Anéis. E venerem. Venerem muito essas obras de arte... Já não há muito disto hoje em dia!
Quando fui ao cinema estava a sentir-me bipolar. Estava tão ansiosa que mal me aguentava de histérica (histeria interna, que por fora estava a comportar-me como uma miúda de 22 anos normal) e estava tristíssima porque era a última vez que via o meu Legolas, o meu Gandalf, o meu Bilbo (já vos disse que é das melhores personagens e dos melhores atores que já vi ultimamente?!) entre tantos outros no cinema. Acompanharam a minha infância e adolescência. Sou fã deste mundo desde o princípio. Já lá vão... Ó... MEU... DEUS... Já lá vão (calma Catarina, respira)... 14 ANOS! Eu tinha 8 anos quando comecei a venerar este mundo. 8 anos. Já tinha bom gosto caramba... E o poster GIGANTE do meu Legolas na parede do meu quarto? Que saudades...
Vou só ali chorar um bocado...
Mandem-lhes todos os Óscares possíveis que estes miúdos merecem... Eu mereço ver o Orlando a subir ao palco caramba... Façam-me lá o jeito!


O Jogo da Imitação
Prometi ao meu irmão um plano de irmãos no sábado à noite. Ele podia escolher o filme para vermos no cinema (que privilégio!). Fiquei tão orgulhosa quando escolheu este... Já tem bons gostos o miúdo. Gosto disso.
Caramba... E que filme... Posso vê-lo outra vez? Please? Eu já gostava deste ator, o nosso Sherlock, mas agora fiquei fã. Isto sim é um ator cativante, viciante que não nos deixa desviar o olhar... Que papel, que homem... Mais uma vez, uma história verídica de um homem que tem contornos tão maravilhosos - profissionalmente - e tão horríveis a nível pessoal. A última parte do filme incomodou-me tanto, mas tanto! E eu já sabia, que já tinha ido pesquisar sobre o senhor. Mas mesmo assim é absolutamente desumano o que lhe fizeram.
Destaco como uma das coisas que faltou: informações sobre a equipa no final do filme. Fazia falta ali. Pelo menos a mim.
Ainda me falta ver bastantes filmes, mas este está à frente neste momento. E o Sniper Americano vem logo atrás.
A Keira esteve perfeita, como o costume - e como ela própria disse, a história da sua personagem dava para fazer outro filme - mas não acho que tenha sido relevante o suficiente para ganhar o Óscar. Se ganhar é pela força da personagem e não apenas pelo seu desempenho.
Vejam, vale tanto, mas tanto a pena...


Ainda me faltam imensos filmes até aos Óscares, mas quer-me parecer que vou no bom caminho. E vocês, a quantas andam? Contem-me coisas...


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: