sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

[Os Nomeados e os Preferidos: Óscares 2015]

Aleluia, aleluia, já são conhecidos os nomeados para os Óscares deste ano!
Eu posso andar alheada do mundo, é um facto (esta fase já está quase a acabar) mas os Óscares é dos momentos mais esperados do ano e não gosto de falhar nenhum pormenor.

Claro que já fui ver a lista. O meu Hobbit só tem uma nomeação e é nas áreas técnicas (Efeitos Sonoros), mas eu acho que os efeitos visuais estão para lá de extraordinários. Também merecia uma nomeação para melhor música, melhor banda sonora e melhor caracterização. Mas pronto, a minha opinião vale o que vale, não é verdade?

Apesar de ainda não ter visto o filme - se tudo correr bem para a semana trato do assunto - fiquei triste por o Invencível só ter três nomeações e, mais uma vez, para categorias técnicas: melhor fotografia, melhor montagem de som e melhor mistura de som. Parece-me uma grande história com uma grande produção. Mas talvez depois de ver o filme perceba o porquê de não ter tido mais protagonismo.

A grande ausência para mim foi do filme "Fúria". A sério que nem uma nomeaçãozinha pequenina? Nada, nadinha? A sério que merecia. Pessoas que já viram o filme, vamos fazer uma manifestação? Vamos criar um evento no Facebook para incluir esta maravilha na corrida aos Óscares? Não acredito que não lhe calhou nadinha na rifa. Continua a ser o meu favorito.

Este ano os grandes favoritos são Birdman e O Grande Hotel Budapeste. Nenhum faz propriamente o meu tipo de filme. Se não fossem nomeados para os Óscares provavelmente nem os via. O segundo talvez visse, que já tinha comentado que devia ser engraçado mas nada de extraordinário. Só naqueles dias em que não houvesse mais nenhum que me interessasse. O Birdman é que não me convence nada. Mas só depois de o ver - sim, porque tenho que tirar esta dúvida - é que vou poder falar.

Os Guardiões da Galaxia têm mais nomeações do que estava à espera. Eu vi o filme - duas vezes, porque na primeira adormeci, para vocês verem o meu entusiasmo - e honestamente não gostei. Ai e tal, mas tu adoras a Marvel e não gostaste deste filme que toda a gente idolatrou. Não. Não gostei. Não gostei da história, não gostei dos personagens e gostei ainda menos da maneira como o filme terminou. Está bem que isto é tudo a brincar mas podiam ter feito algo mais credível, eu acho. A verdade é que no fim só me apetecia rir do ridículo que tinha acabado de assistir. Está bem que o Peter é um tuxo, que a Zoe está uma gata (ainda que verde... pormenores) e tem o Batista na história. Pronto. E todos gostaríamos de ter um guaxinim como animal de estimação... As piadas são boas - já vi bem piores - e os efeitos especiais estão bastante satisfatórios. E é só.

Estou muito ansiosa para ver alguns filmes que já queria ver antes de conhecer as nomeações como:

Sniper Americano
Deve ser mesmo bom. Daqueles que eu gosto. Daqueles de nos pôr com suores frios e pregados à cadeira do cinema. Adoro este ator - e novidades? - e adoro o tema do filme. Bem, vocês já perceberam que aqui a miúda é fã de filmes de guerra, não é?

Boyhood
Só pelo conceito eu já gosto. A imagem, a produção, os atores, a história quotidiana agrada-me bastante. Acho que dá a sensação de que estamos a ver a nossa própria vida a correr. Gosto. E já vos disse que acho a Patricia Arquette uma atriz do caraças?

A Teoria de Tudo
E quem é que não conhece o grande Stephen Hawking? Certamente que pelo menos os fãs de A Teoria de Big Bang conhecem e bem o momento em que o Sheldon desmaia quando este lhe diz que encontrou um erro no seu estudo - hilariante. Mas a história dele é algo de outro mundo. Sem dúvida que quero muito ver este filme - acompanhada de um pacote de lenços. Ou dois.

Selma
Tenho para mim que este vai ser o MEU VENCEDOR dos Óscares. Para além dos temas da guerra (principalmente no Iraque e a Segunda Guerra Mundial) a discriminação racial também está no top dos meus interesses como já devem ter reparado (12 Anos Escavo, Django, As Serviçais, O Mordomo, ...) e o Martin Luther King assim como o Nelson Mandela são os meus exemplos. Arrepiei-me com o trailer e só não puxei do lenço de papel porque a manga da minha camisola polar estava mais à mão.

O Jogo da Imitação
Pronto, se virem o trailer devem perceber porque é que estou tão interessada nele.

Em Parte Incerta
É um filme que tem aquele condimento certo entre a dúvida e a certeza, entre a empatia pela personagem do Ben Affleck e a incerteza se ele matou ou não a sua esposa. Depois temos o Barney. E temos o David Fincher. E a questão que se impõe aqui é: porquê só uma nomeação?!

Mr. Turner
Quem é que estudou Arte e não gosta das obras de William Turner? Eu sou fã. Obviamente que sou. Mas não conheço a história dele. Quero muito ver este filme e conhecer um bocadinho melhor este enorme artista que não teve o reconhecimento que merecia. Go Mr. Turner.

Wild
Este é o filme que eu preciso de ver neste momento da minha vida. Com urgência. Ponto.

Há outros filmes que quero muito ver como Still Alice (estou a apostar neste - o único problema é ter a Kristen Stewart, mas pronto, não se pode ter tudo), A Caminho da Floresta com grandes atores (Go Meryl, go Meryl!) e uma história engraçadíssima para quem cresceu com as histórias da Disney e não só. Whiplash, O Juiz (e o que eu gosto deste Tony Stark?!),

Basicamente os únicos filmes que vi até agora e que estão nomeados foram: Maléfica, Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos, Os Guardiões da Galáxia e Capitão América: O Soldado do Inverno.
Os filmes que menos me interessam são os favoritos da academia e aqueles que têm mais nomeações. O que não quer dizer nada. O ano passado o grande favorito foi A Golpada Americana e deu no que deu. Pode ser que este ano a academia se ilumine mais uma vez e me dê o gostinho de não lhes atribuir nenhum Óscar.
Era o mínimo que podia fazer já que não nomeou o Fúria nem deu mais destaque ao Hobbit. E ainda estou magoada por o Di Caprio não ter recebido o Óscar dele o ano passado. Academia, estás em dívida comigo!

Pronto, este foi o meu primeiro post sobre os Óscares de 2015. Aguardem muito mais que a miúda aqui fica tolinha nesta altura do ano!


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: