quinta-feira, 5 de novembro de 2015

[Perfeitas, Perfeitas]

Quantas vezes nos olhamos ao espelho e pensamos "Podia ser uma Irina ou uma Gisele, mas não. Gosto de bolos de chocolate... Que se há-de fazer?". Eu penso, claro. É praticamente impossível não pensarmos nisso porque diariamente consumimos imagens de corpos perfeitos, esculturais. Também sabemos que as coisas não são bem como as revistas pintam. Ali o artista é muitas vezes o Photoshop e nem sempre o Personal Trainer. Mas isso são outros quinhentos.
Este post é pessoal. Como já não me lembrava de escrever. Aliás, já tinha começado um, em tempos, mas apaguei-o. Hoje decidi escrever novamente. Pode ser que ajude alguém. Pode ser que hoje, quinta feira, vos incentive a mudar de hábitos e a verem que não estão sozinhas no mundo! Eu também visto a camisola convosco por esta causa... Embora a minha agora seja um M.
Nunca me preocupei imenso com o peso. De certa forma sempre me aceitei bem. Não sou "modelo" - muuuuuuuito, mas mesmo muito longe disso - mas isso nunca me incomodou. Estas férias mudaram-me o sistema. Sim, fora ótimas, muito felizes, super divertidas mas também foram estupidamente calóricas e ridiculamente sedentárias (a nível de exercício físico, claro!). Não demorou muito ao meu corpo a fazer birra e a queixar-se. Quando me pesei - apesar de já ir a medo e de me chicotear mentalmente por ser a responsável por passar por aquele momento - tive um mini ataque de pânico. Há anos que não acusava aquele número na balança, se é que alguma vez acusei. Tive vergonha até. Sentimentos que nunca tinha tido antes. Não estava a saber lidar muito bem com isso. Ainda para mais não tinha motivação para voltar ao ginásio. E eu, que sempre fui super amante de desporto, sempre fiz ginásio com paixão (mesmo quando pesava 50kg! Ou seja, não era para emagrecer, era por puro prazer!), estava a sentir-me muito indisponível para me inscrever. Não me apetecia. Outra novidade para mim.
Deixei de ir às compras. Já não compro nada desde julho. Eu, que sempre fui pessoa de experimentar roupa - sempre, mesmo quando não comprava nada, gostava de experimentar - deixei de o fazer. Só pelo medo de não caber num 36. E mesmo quando experimentava nunca gostava de nada. Nada mesmo. Então deixei de ir sequer a shoppings e lojas. Desde inícios de setembro que não entro num shopping. Outra novidade. Das grandes.
Também recusei saídas. Disse que não podia porque, na verdade, não me apetecia vestir e arranjar-me com tantos quilos a mais em cima. Aquela pessoa não era eu. Isso nunca, mas mesmo NUNCA me tinha acontecido. Sempre fui a primeira a dizer que ia, a tudo, desde que houvesse festa eu estava lá. Só novidades, não é?
Ou seja, desde as férias que tenho quilos a mais e isso alterou a minha vida. Não de uma forma substancial ou notória para os outros, mas em pequenos pormenores, mudou. Não me sinto bem e isso é um facto. Já não me sinto bonita com as roupas que tenho porque já não sou eu ali.
Então meti na cabeça que isto tinha mesmo que mudar. E mudou.
Não vos vou contar uma história super emocionante de um antes e depois maravilhoso. Nada disso. E só estou a partilhar porque acho que deve haver muita gente na minha situação.
Então comecei, obviamente, por me voltar a inscrever no ginásio. Em vez de escolher a minha aula preferida - pilates - tentei encontrar uma que fosse mais "dura" e que gostasse na mesma. GAP (Glúteos, Abdominais e Pernas) foi a eleita. Já tinha feito, já tinha gostado e achava que tínhamos tudo para nos darmos bem. E assim foi. Vou religiosamente, todas as semanas, com o maior gosto (muitas vezes é o momento que mais gosto da minha semana porque me sinto realmente bem a fazer aquilo). Ajudou imenso no início comprar umas sapatilhas novas. Sei que parece ridículo mas dá outra motivação. Umas da Decathlon, super baratas e eficazes. Nada de especial mas fizeram a diferença.
Relativamente aos hábitos de alimentação. Sempre fui bastante regrada nisso. A alimentação cá em casa nunca foi má. Fast Food é raro e ninguém aqui come McDonalds nem de cadeias semelhantes. O problema cá em casa é que temos um chef que adora experimentar novas receitas, especialmente doces. E são sempre bons. É horrível! Tudo para vos dizer que já tenho a sorte de não começar do zero.
O que foi que eu fiz? Não me proíbo de NADA. Se me apetece um quadradinho de chocolate com o café, como. Se me apetece um copinho de Coca Cola, bebo. Mas evito. Só se me apetecer mesmo mesmo mesmo muito é que me permito. Só para vos dizer, a Cola sempre foi o meu ponto fraco e há quinze dias que não bebia. Bebi hoje um copinho porque a comida assim o exigia mas foi só mesmo um copo porque o meu organismo já se ia recusando e não pedia mais. O mesmo tem acontecido ao resto. A minha primeira preocupação foi com os açúcares. Cortei mesmo em tudo (mas já tinha começado a fazê-lo desde março, por aí). Nem no café, nem no chá. Zero açúcares adicionados. Depois passei a coisas mais básicas como a substituição dos iogurtes de aromas por iogurtes naturais (sem serem açucarados!). Misturo cereais como aveia, sementes de girassol e por aí, e é um ÓTIMO lanche para comer entre aulas. Também aderi ainda mais à gelatina. Quando apetece um docinho, como uma gelatina. Daquelas feitas em casa. São as melhores. O meu almoço passou a ser SEMPRE sopa. Só sopa. Posso complementar com uma gelatina, mas normalmente não o faço. A sopa é feita com imensos legumes (mesmo muitos!) e sem batata. Bebo mais água. Isso tem sido uma luta. Não sou mesmo fã de beber água e ainda não consigo beber os 2l diários recomendados, mas baby steps. Quando vou a restaurantes procuro sempre uma refeição mais saudável. Peço sempre batata a murro em substituição à batata frita e nunca repito (principalmente em casa). Ao fim de semana permito-me a uma sobremesa doce, se tiver vontade.
Sinto-me bem com esta forma que eu arranjei de lidar comigo, com o meu corpo e com a minha mente. Não me proíbo e isso é meio caminho andado para ter sucesso. O organismo faz o resto. Vai-se desabituando dos açúcares e das bebidas como a Coca Cola até que vai chegar ao ponto de não "pedir" ou até mesmo "recusar".
Mas o mais importante de tudo e o mais difícil também está a ser tratar da cabecinha. Se nos sentirmos psicologicamente bem já é meio trabalho feito. E isso não estava a acontecer. Gostava muito de vos dizer que já não tenho as mesmas entraves, mas estava a mentir. Agora consigo é lidar melhor com elas. Mas ainda não entrei num shopping.

Hoje, ao fim de um mês e pouco desde o início desta "mudança" pus-me em cima de uma balança. Quase 2kg já se foram. Mas ainda há muito para fazer.


[Sticky&Raw]
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: