segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

oscars 2016, o resumo

A noite de ontem foi bonita minha gente. Compensou largamente a noitada já que tive o privilégio de ver o Di Caprio, a Brie Larson, a Alicia Vikander, Mark Rylance... a ganhar Oscars. Enfim, memorável.
Não sei se foram acompanhando no Facebook do blog, mas atualizei quase ao minuto o que se passou durante o espetáculo e até durante a Red Carpet. Podem ir lá dar uma espreitada, se quiserem.
Falemos então agora dos momentos mais marcantes.

A cerimónia ainda não tinha começado e o meu coração de gelo já se tinha derretido em três momentos:
Com este miúdo, tão giro e tão tudo... Eu imagino a quantidade de nervos que estava. Mas tudo compensou no final.

Este casal lindo, que até quase que dá inveja, não é? Foram assim os mais fofinhos na Red Carpet. E vamos lá ver, quem é que não queria ser olhada da mesma forma que o John Legend olha para a sua esposa? Momento fofo.


E não dá para falar em fofura sem falar de Jacob Tremblay. Coisa boa que só apetece encher de beijos. Ainda para mais por ter uns botões de punho em forma de nave do Star Wars e as meias com o desenho do Darth Vader. Adoro este pequeno e REPITO: faltou-lhe a nomeação para Melhor Ator!

Mas agora vamos por partes:

O Apresentador
A cerimónia foi muito dinâmica, muito despachada, muito tudo, mas não foi interessante. Não houve nenhum momento particularmente bom à exceção da atuação da Lady Gaga que foi fabulosa!
O apresentador não me conquistou e as piadas sobre a falta de atores negros entre os nomeados foram engraçadas no início mas depois de duas e três horas, já não tinha assunto. A sério... Já não havia paciência. Não conseguiu captar a minha atenção.
O número das escuteiras foi fraco, foi forçado e foi muito aborrecido. A Ellen encomendou uma pizza e foi tudo muito mais "natural" do que isto! Não há mais história aqui. Nem sequer vi onde é que estava a piada naquele número fraquinho. Não fiquei impressionada.

As Apresentações
A aparição dos Minions, do Woody e do Buzz, do BB-8, do C-3PO e do R2-D2 foram pertinentes, engraçadas e até inesperadas. Gostei muito, claro.

Louis CK fez a melhor apresentação ao Oscar de Melhor Curta Documental. Ri-me mais com ele do que com o Chris Rock... Verídico.

As Atuações Musicais

Os The Weeknd atuaram na 88ª Cerimónia dos Oscar e não me encantaram nadinha. Foi fraco. Se não soubesse que eram muito melhor do que aquilo era capaz de achar que o vocalista não sabe cantar. Foi um momento um bocado estranho. Mas a nível de cenário e coreografia estava uma atuação bem conseguida.

Não gosto de Sam Smith - da sua voz, porque de resto não conheço nada. Aquela música irrita-me profundamente, o filme é péssimo... E tive que levar não só com a sua atuação - que não foi nada de especial - mas também tive que o ver a subir ao palco para levar o Oscar de melhor Canção Origina. Uma pena.

Mas agora falando de Lady Gaga. Que estrondo de atuação. Claro que tudo ganha mais importância e visibilidade devido ao tema que ela traz a praça pública: a violência sexual nas universidades. É um assunto que não é discutido, é até um bocado tabu, mas claro que é uma realidade e precisa de ser falada. É preciso criar mecanismos de defesa, proteger as vítimas, enfim. Dava um post só para falar deste tema. Mas voltando à atuação, Gaga tocou piano e cantou Till it Happens to You que faz parte do documentário Hunting Ground. No final, várias vítimas deste crime horrível subiram corajosamente ao palco e todos foram aplaudidos de pé. Ao sair de cena, Brie Larson fez questão de abraçar cada uma das vítimas presentes. Foi o momento mais emotivo da noite e várias pessoas ficaram emocionadas.

Uma nota muito positiva para a Orquestra que acompanhou toda a cerimónia: absolutamente perfeita.

Em Memória de
É tradição todos os anos fazerem um memorial de todas as pessoas ligadas à indústria que morreram nesse ano. Pudemos ver o Saruman e o Snape - e o meu coração encolheu um bocadinho de tristeza - mas, sem nenhuma surpresa, zero referência a Manoel de Oliveira. Claro que fiquei desiludida. Só deu a entender que o que importa é o que acontece nos EUA, o resto é paisagem. E aqui sim, comecei a repensar se toda a polémica sobre a diversidade não tem, de facto, um fundo de grande verdade.

Os prémios
Mad Max: A Estrada da Fúria foi o grande vencedor da noite levando para casa 6 Oscars nas categorias técnicas.

Os Oito Odiados levou apenas um Oscar, o de Melhor Banda Sonora Original. E já não foi mau. Fiquei muito contente.

DivertidaMente leva o Oscar de Melhor Filme de Animação e isso não é uma surpresa para ninguém.

Mark Rylance ganha o Oscar de Melhor Ator Secundário e isso sim, foi uma surpresa enorme. Eu gostava mesmo que fosse ele a ganhar, mas nunca achei possível. Aliás, já o tinha escrito aqui no blog. Foi muito, muito merecido!

Alicia Vikander surpreende e "rouba" o Oscar de Melhor Atriz Secundária a Kate Winslet. No mesmo post também previ que poderia ganhar nesta categoria e até na de Melhor Guarda Roupa. Errei no último.

Brie Larson ganhou o Oscar de Melhor Atriz e eu ainda não estou em mim. É tão, mas tão merecido! O trabalho que fez em Quarto é absolutamente maravilhoso. E mais uma vez, os meus pedidos foram ordem eheheheh

Inarritú leva pela segunda vez consecutiva o Oscar de Melhor Realizador e eu bato palminhas de contentamento. É mais do que merecido já que criou uma Obra de Arte.

A surpresa (mais ou menos) foi Spotlight ter ganho o Melhor Filme. A prova de que eu já não estava à espera que O Renascido ganhasse este prémio está aqui, mas continuo a achar que merecia ter ganho. Ainda assim, como já escrevi, Spotlight é excelente, cheio de bons atores e com uma adaptação deste tema tão sensível quanto horrível de uma forma muito digna. Não posso dizer que não é merecido. No entanto, acho que esta decisão teve tudo que ver com a intenção de mudança de comportamentos, uma chamada de atenção a nível político, social e moral. É mais uma forma de fazer com que toda a gente repare neste filme, para que mais pessoas o vejam e talvez se consiga criar um movimento de apoio, proteção, prevenção relativamente aos abusos sexuais por parte de membros do clero. A chamada de atenção ao Papa Francisco durante o discurso vem comprovar a minha teoria. Mas sim, acho que a 7ª arte também serve para isso e estou de acordo com esta estratégia. Se o facto de Spotlight ter ganho o Oscar do Ano influencia diretamente a alteração de mentalidades e comportamentos da sociedade então eu apoio incondicionalmente.

E vamos agora falar DO MOMENTO da noite: O Leonardo Di Caprio sobe, finalmente ao palco para agarrar o seu Oscar e faz o melhor discurso de sempre. Nada que me surpreenda, que ele é um homem de causas, um ambientalista. Façam uma pequena pesquisa sobre ele e vão perceber que o seu discurso faz todo o sentido e é muito, muito sentido. Não estava à espera de outra coisa dele. Podia dizer tanta coisa sobre este momento, mas para já só vou dizer que dificilmente me vou esquecer deste Oscar e serviu para calar algumas bocas que diziam que ele não esteve suficientemente bem em o Renascido porque quase nem falava... Por isso mesmo e por tudo o resto, o Oscar é teu Leo. Parabéns!!!

E o Oscar para a amizade mais bonita e duradora vai para estes dois.

Bom, foi uma noite cheia de emoções. Eu adoro esta cerimónia - não sei se já deu para reparar. A pior parte é que agora tenho que esperar um ano para a próxima.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: