segunda-feira, 11 de abril de 2016

ponto de situação

E não é que passou uma semana sem que eu tenha posto os dedinhos neste meu espaço que tanto gosto? De facto, as semanas têm ficado mais curtas e a vontade de escrever por aqui já foi maior. A verdade é que passo tantas horas no computador a pesquisar, a ler, a trabalhar, que quando chega a minha hora de lazer apetece-me tudo menos escrever em frente ao computador ou estar online. Acho que conseguem perceber isso...

Desta vez foi mais do que simplesmente falta de vontade. A semana que passou tive compromissos todos os dias - ou reuniões de trabalho, ou tutorias, ou aulas, ou apresentações,... - que me fez não ter tempo para organizar o meu trabalho sozinha. E pela primeira vez em meses tive que faltar ao ginásio. Não fui à minha aula de quarta, que é a minha favorita, e vocês nem imaginam a falta que aquilo me faz. Já estão a ver que se tive que faltar ao ginásio, é porque a coisa esteve mesmo complicada. Aliado a tudo isto, ainda está uma vontade enorme de ir dormir cedo - estou tão espantada com este meu novo hábito como vocês. Tenho mesmo muito sono e às 9h da noite já só penso na minha caminha e na minha almofada. É o que tenho feito (não às 9h mas às 11h, por aí).

Para ser completamente honesta, enfiei o pc no saco no domingo à noite para trabalhar no dia seguinte e nem me dei ao trabalho de o tirar do saco à noite. Ficava no mesmo sítio para levar para trabalhar no dia seguinte. Isto aconteceu sucessivamente até sexta feira.

Claro que isto tem muita má gestão de tempo aqui no meio. CLARO QUE SIM! Mas têm que concordar comigo que quando não temos um horário de trabalho fixo, as coisas acabam por se prolongar, o processo é mais demorado, a produtividade é menor... E se acrescentarmos a isso o facto de termos que combinar encontros com outras pessoas e estarmos dependentes da disponibilidade delas também não é favorável já que "corta" com os nossos hábitos de trabalho.

A semana que passou também foi feita de vai-vem de carro - como o costume. Um vai levar-traz cá sem fim, de um, de outro... Eu adoro conduzir sozinha, fazer as minhas viagens solitárias com uma boa música, sem compromisso de horas. Mas quando mete trânsito, horas marcadas, o vai-buscar-a-esta-hora e uma luta incessante por um estacionamento... Não é fácil.

Mas nem tudo foi desagradável. Tivemos um desafio espetacular que me deu algum medo, tenho que confessar. Nunca tinha feito, nunca tinha treinado e nunca tinha sequer pensado muuuuito sobre este assunto. Então, na semana passada "fui" (tudo no campo da fantasia, está bem? É só um trabalho da universidade, não é a realidade) assessora de comunicação da Bial e tive que "estar" no Jornal da Noite da SIC para esclarecer a situação sobre os 6 voluntários hospitalizados em janeiro (em que um acabou por falecer). Foi um exercício de assessoria/media training/gestão de crise que adorei porque foi tudo muito a sério. E quando eu digo a sério, é  porque foi mesmo. A nossa roupa foi avaliada, a nossa postura, tudo o que dissemos e o que não dissemos... Foi tudo filmado na sala de audiovisual onde temos um estúdio muito semelhante ao do jornal da noite e as questões foram feitas por três professoras (sendo que uma era uma professora espanhola convidada - super querida, como todos os espanhóis que já conheci). E sim, tivemos que estudar e perceber (para depois explicarmos "em direto") o que é a molécula, como funcionam os ensaios clínicos, qual a composição do medicamento, quem são as entidades reguladoras, qual é a legislação (tanto em Portugal como em França),... Todo um trabalho de casa que deu mesmo muito trabalho - e um gozo ainda maior. Foi uma adrenalina muito gira, que nunca tinha experimentado mas que gostei muito. Acho que tenho uma gestora de crises dentro de mim. E ao mesmo tempo tive a oportunidade de fazer aquilo que mais gosto nesta minha área: aprender muito sobre um assunto completamente diferente daquilo que estou habituada a estudar. Uma professora disse-me uma altura que nesta nossa profissão, temos várias profissões dentro, e é bem verdade. Independentemente da nota que vou ter, estou feliz por ter tido esta oportunidade e aprendi imenso com ela.

A sexta feira é, por norma, o meu dia "livre". Isto é, quando tenho o meu trabalho orientado, posso usar este dia para fazer o que me apetecer - normalmente acabo sempre por trabalhar, para não ter que o fazer ao fim de semana. Desta vez só me apetecia fazer uma coisa: limpar. Estava sozinha em casa por isso foi mais fácil. Limpei, arrumei, esfreguei, aspirei, lavei... Desde a hora do almoço até às 7h da tarde não parei um segundo. No fim, estava de rastos mas estava melhor - foi uma espécie de terapia (de pobre, claro, porque se fosse rica ia às compras). No fim de semana aproveitei para passear um bocadinho, ver filmes e descansar, se bem que no domingo, voltei a ligar o turbo e enfiei-me em frente ao computador toda a tarde - a fazer o trabalho que deveria ter feito na sexta.

A verdade é só uma: o nosso trabalho nunca está 100% feito. Há sempre alguma coisa a fazer: ou textos para ler, pesquisas para fazer, coisas para estudar, temas de trabalhos para pensar...
Mas no meio de tudo isto eu sei que só assim é que estou bem. Não me dou sem nada para fazer ou com pouca coisa. Preciso de ter os meus dias cheios, de andar de um lado para o outro, ter vários projetos a acontecer ao mesmo tempo.

Desculpem lá a minha ausência, mas como podem ver por este pequenito resumo (e só falei da parte "profissional"), o meu tempo nesta semana encurtou um bocado, mas já estou a habituar-me e a preparar novos posts porque esta semana também me fez pensar numa situação nova para mim. Mas isso já é assunto para outro dia.

Agora vou voltar para a minha rotina: trabalhar para o blog e para a universidade. E há coisa melhor? ;)
Vocês ainda andam por aí ou já desistiram de mim?!


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: