quinta-feira, 1 de setembro de 2016

dia 1

Para quem começa hoje ou na segunda feira uma nova época de trabalho (tem que ser, vá, entusiasmo!), fiquem a saber que há coisas que têm que ser feitas - ou já deviam de ter sido feitas. As dicas que eu dou servem para que o choque - que é tão normal como habitual na maioria das pessoas - de passar dos dias na praia a passar os dias no escritório não seja tão doloroso e stressante. O segredo é a preparação! E o mesmo se aplica para quem está a estudar!

1. Limpem
Começar o ano no meio da bagunça não é saudável. Certifiquem-se que a vossa casa está arrumada e que é um espaço tranquilo que gostam de voltar depois de um dia cansativo de trabalho. Às vezes destralhar ajuda a dar esse ar zen: guardem tudo aquilo que não é necessário, descompliquem a vossa vida, dispam mais um bocado as divisões (já não há paciência para dez jarras e jarrinhos em cima de um móvel, não é?) e as tarefas domésticas simplificam imenso!
Por isso, vá! Peguem num aspirador e um pano do pó, arrumem os papéis, livros e revistas que já não precisam e abram as janelas.

2. Arrumem
Passamos para a roupa. Devem fazer um esforço para manter a roupa por engomar em dia. Não deixem acumular porque se não tiveram paciência nas férias, já sabem que não é depois de um dia de trabalho que vão ter, certo? Além disso, com o início do ano vão precisar daquelas peças que foram esquecidas durante o verão e os dias passados na praia - as blusas e as calças precisam de retomar o seu espaço no roupeiro!
E por falar em roupeiro, não é má ideia ir retirando a roupa de praia, aquela que vocês já sabem (embora não queiram admitir) que não voltam a usar até ao próximo verão. E comecem a pôr peças de meia estação (alguns casacos mais finos, calças, umas camisolas de algodão, blusas de manga comprida...) porque a partir de agora as manhãs começam a esfriar.
Não é má ideia organizar o vosso closet de forma a que consigam visualizar todas as peças e encontrar imediatamente aquelas que precisam. Podem reler este post e este onde dou algumas dicas de como o fazer.

3. Comprem
Comprem peças de roupa que vos faça falta. A vossa melhor camisa está desgastada? Então não adiem e vão comprar outra. Precisam de uns sapatos novos? Força nisso!
Comprem também o material de escritório todo que necessitam antes de começarem a trabalhar. É importante ter tudo organizado antes.
Por fim, comprem toda a mercearia que precisam para a semana, planeiem as refeições e não se preocupem mais com isso durante a primeira semana. Para muitas pessoas este momento é bastante desgastante - todos gostamos do bem-bom! - mas com estas pequenas técnicas conseguimos ir contornando e controlando melhor a ansiedade.

4. Marquem
Marquem consultas, marquem coisas que têm adiado, façam pequenos planos para o fim de semana como jantar com os amigos no novo restaurante, um copo no final, marquem uma sessão de cinema com o vosso mais que tudo, marquem uma massagem... Primeiro o que é essencial, depois o que é secundário, mas ainda assim, muito importante para passar melhor a primeira semana de trabalho.

5. Cuidem-se
Não se atrevam a ir trabalhar sem terem tido os seguintes cuidados:
Ir à cabeleireira para dar um corte e um tratamento que é super necessário depois de tanta exposição ao sol e à água do mar. Isto é obrigatório se tiverem que pintar o cabelo. Nem vos passe pela cabeça entrar na nova época com raízes de fugir!!!
Manicure e pedicure. É lógico, rápido e fácil. Façam em casa ou marquem num centro de estética, é indiferente.
Limpeza de rosto e corpo, esfoliação e hidratação. Podem ler melhor sobre isto aqui e aqui.
Depilação feita pelo menos nas zonas mais visíveis (sobrancelhas, buço, pernas) e uma maquilhagem gira mas super simples nos dias de trabalho. Tudo isto parece muito supérfluo mas a verdade é que quando nos sentimos bem e bonitas, o dia corre melhor - não é verdade? ;)

6. Inscrevam-se
Inscrevam-se num ginásio. Assim à maluca, sem pensar muito nisso. Sigam apenas estas sugestões (vão achá-las úteis mais tarde): escolham um ginásio próximo da vossa casa que, de preferência, até possam ir a pé; escolham um que não tenham que lá deixar metade do vosso ordenado; escolham aulas que vos entusiasmem e vos motivem a ir - aqui é importante que também gostem do/a professor/a; se preferirem máquinas, certifiquem-se que têm um bom P.T. que vos faça planos e que vos avalie semanalmente; levem uma amiga convosco, comprometam-se com boleia, qualquer coisa. Se cumprirem apenas isto, garanto-vos que não vai custar assim tanto a assimilar este novo hábito na vossa vida.

7. Escrevam
Façam uma lista daquilo que gostavam de fazer até ao final do ano no vosso tempo livre. Anotem exposições, novos restaurantes, filmes que querem ir ver ao cinema, uma viagem que desejem fazer, uma compra que já andam a ponderar... Escrevam e vão riscando pontos da lista sempre que puderem. Vão ter sempre vontade de ir de fim de semana (nem era preciso fazer nada para ter vontade, eu sei!) mas quando a segunda feira chegar, vocês vão estar mais felizes e realizadas... E isso é impagável, certo?

8. Habituem-se
Definam objetivos e obriguem-se a cumprir. Por exemplo, eu tenho que me deitar mais cedo e comer e beber mais vezes por dia. Devo estabelecer uma hora para me deitar todas as noites (como se faz com as crianças) e aprender a trabalhar mais durante o dia para que depois do jantar não tenha que voltar para o computador. Façam um exercício de introspeção para perceberem o que mais vos prejudica no dia a dia. São as manhãs que são sempre a mil? Então podem adiantar o pequeno almoço e escolher a vossa roupa ou até, se tiverem que lavar o cabelo, façam-no dia anterior. Juro que tudo vai melhorar. É uma questão de se organizarem.


Bom, 8 dicas para encarar o início de uma nova época de trabalho da melhor maneira possível. Vocês costumam ficar melancólicas nesta altura? Ou ficam entusiasmadas com os recomeços?

Seja como for, que setembro só vos traga coisas maravilhosas! :)


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