terça-feira, 7 de março de 2017

manual de instruções

Vamos falar de coisas sérias aqui. Estamos a entrar na fase em que queremos ficar todas gostosas para o verão mas vamos com calma e vamos lá assentar primeiro as ideias, sim? Há fases importantes - apesar de parecerem insignificantes - que é preciso ter em conta.

O sutiã certo
É essencial. Não façam nada sem terem o sutiã certo. Se me perguntarem onde se deve despender mais dinheiro é num ótimo sutiã. Esqueçam os tops, esqueçam os sutiãs de pouca resistência a altos impactos e principalmente NUNCA usem um sutiã normal, de aro e alças finas. Ok? Deixamos este ponto bem claro? Se fica caro? Depende. Ainda no outro dia comprei um ótimo na Decathlon por 20€. Se podem comprar semelhantes por 3€ na Primark? É provável, mas depois podem arrepender-se. Primeiro não se vão sentir confortáveis - principalmente as meninas avantajadas - porque vão parecer um yo-yo. Já para não falar que o vosso peito vai começar a quebrar e a descair. E isto serve para as meninas com o peito pequeno também.

Que características deve ter então o sutiã certo?
1. Primeiro e antes de mais deve ser do vosso tamanho. E pode parecer o mais parvo de se dizer mas há uma percentagem demasiado alta de mulheres que não usa o número certo de sutiã e isso é extremamente prejudicial para as maminhas. Ou seja, devem escolher um que vos assente na perfeição nas costas, nas alças e no peito. Este deve estar completamente dentro da copa, sem se ver "carnes" de fora. E deve de estar no ponto certo - nem demasiado apertado nem folgado.

2. Deve ser confortável. Não pode arranhar, provocar irritações, ter acessórios que vos possa magoar... Vocês sabem. E deve ser próprio para desporto o que significa que o material vai ser mais adequado principalmente no que toca à transpiração.

3. Deve ter as alças e as costas largas para dar um maior suporte e prevenir os efeitos dos impactos mais fortes. Principalmente para quem se quiser meter nas corridas.

4. Evitem cores claras para que não se danifique com tanta facilidade. Se só encontram sutiãs feios, podem sempre usar a minha técnica - sempre fiz isso, mas não por esse motivo - que é vestir um top giro por cima desse sutiã. Problema resolvido e ainda se sentem mais confortáveis (fica tudo no sítio, nada mexe!).

O calçado certo
Esqueçam ir correr ou ir para o ginásio de All Stars ou de Stan Smith, ok? E eu digo isto porque eu já vi esse fenómeno com estes dois ricos olhinhos. O ideal é deslocarem-se a uma loja de artigos desportivos e comprarem o calçado mais apropriado para a vossa modalidade. Podem escolher sapatilhas mais caras ou mais baratas, é convosco e depende também dos vossos objetivos a médio/longo prazo. Mas tenham essa preocupação. Umas sapatilhas para correr não têm as mesmas características que umas sapatilhas para fitness.

Os acessórios essenciais
Sou muito prática e não levo saco porque tomo banho em casa (que fica a 5 minutos a pé do meu ginásio). Ainda assim nunca dispenso uma toalha, uma garrafa de água - de preferência reutilizável - e um elástico para o cabelo. É só isto. Quanto à roupa adequada, usem o que se sentirem mais confortáveis. Não vale a pena inventar. Por exemplo, eu não consigo fazer desporto com calças largas, por isso só tenho leggings ou calções. Também não é boa ideia comprarem calças claras (tipo cinzentas) porque depois de transpirarem, as marcas vão ficar em sítios bastante inconvenientes... Fica a dica de quem já experimentou e não quis repetir. De resto, é usufruir.

Sobre as modalidades
Inscrevam-se naquelas que tenham que ver com vocês. Se não gostam de dança, é melhor não se meterem uma aula de zumba, por exemplo. Vão experimentando e vão ajustando o vosso treino ao vosso gosto e necessidade. Eu não adoro a aula de segunda que é treino funcional, mas sei que preciso dessa aula para treinar cardio e força ao mesmo tempo. Faço o esforcinho e vou. Não custa tanto quanto pensam. O segredo é combater a inércia e insistir sempre até se tornar um hábito.

Mudem por vocês
Acho que este ponto é essencial. Muita gente mete-se no ginásio e acaba por desistir ou porque tem preguiça ou porque não tem que lhe faça companhia... Também há quem diga que não tem tempo... Enfim, podem dizer o que quiserem. Não se podem inscrever no ginásio só porque o verão está a chegar e já se começam a sentir pressionadas para ter o corpo perfeito para o biquini. Essa "motivação" não vai durar muito, acreditem. No máximo dura até ao final (ou início) do verão. Um estilo de vida saudável é isso mesmo, um estilo de vida, não é um butãozinho que se liga e desliga quando for conveniente. Ou seja, devem praticar desporto e ter uma alimentação saudável todo o ano e não só nos meses que antecedem o verão e a praia, ok? Vocês têm que meter na vossa cabeça que querem ir para o ginásio para bem da vossa saúde física e mental, para cuidarem de vocês, para se sentirem mais felizes, mais ativas, mais capazes, para conseguirem testar os vossos limites e irem até onde nunca foram. Não se inscrevam para agradar a alguém ou para se compararem a outros. Só vão gastar dinheiro. Vocês têm que vir em primeiro lugar. E é aqui que a frase "E se eu não gostar de mim, quem gostará?" faz mais sentido. Vá meninas, força!

Insistam, insistam, insistam
No início custa sempre. Custa a todos, não há milagres. Depois vai custando muito menos e há dias que não custa nada. Mas acreditem quando vos digo que é preciso insistir sempre. Porque há dias em que estamos mesmo cansadas ou porque temos sono ou outras coisas para fazer. Insistam e não abdiquem desse momento que é só para nós. Vão sentir-se melhor no final, prometo. E também prometo que vão terminar o treino com uma pica que vão conseguir fazer tudo e mais alguma coisa. Insistam quando não apetece, insistam quando doer, insistam quando chover, insistam quando fizer frio, insistam sempre.

Os resultados tardam mas chegam
Eu sei que é difícil pensar assim, mas não se foquem nos resultados. Foquem-se no percurso. Há quem consiga ver resultados imediatos e há quem demore muito tempo - eu! Não desesperem. Nem desistam. Encontrem prazer no exercício diário, vejam os pequeninos progressos que só vocês vão conseguir dar conta (subir um lanço de escadas sem ficarem com os pulmões a rebentar, por exemplo) e vão testando os vossos limites. Vão aperfeiçoando as posições (principalmente para evitarem lesões), estejam mais atentas, insistam mais, se o instrutor pedir 10, façam 11...

Diz-me o que comes
Esqueçam as dietas tolas. Esqueçam o não comer para ficar elegantes. Esqueçam as modas e as tendências. Comam bem e bonito, que é como quem diz, comam de forma saudável, equilibrada, de forma variada, várias vezes ao dia e sem fundamentalismos. Bebam muita água e não se privem de um doce de vez em quando. A vida é assim mesmo: há dias em que comemos salada e vamos ao ginásio e outros que ficamos no sofá a comer uma fatia de bolo... E está tudo bem.

Inspirem-se
Procurem inspirações que vos motive a ir ao ginásio, a correr mais um quilómetro, a calçar as sapatilhas e ir, a aumentar o peso da barra,... Podem ser imagens aleatórias, vídeos, uma pessoa em particular, frases, pode ser uma peça de roupa que querem muito vestir... enfim, o que preferirem. É bom termos uma inspiração mas não podemos querer ser iguais a ou vivermos dependentes dessa imagem. Serve apenas como uma motivação extra. O resto são vocês, a 100% ;)

Mente sã, corpo são
De nada adianta mudar os nossos hábitos alimentares e o nosso estilo de vida se não conseguirmos ir mais além a nível espiritual. Podem achar que isto são balelas mas leiam até ao fim. Quando começarem a praticar desporto de forma frequente, vão ter tempo para estar convosco, para se dedicarem só a vocês. E isso é tão bonito... Se começarem a correr então é que é... Vão ver as coisas como nunca viram, vão ouvir a vossa respiração, o vosso coração bater, vão dar mais valor ao pôr do sol e vão apreciar o caminho, sem pensar tanto no final. O exercício físico já vai fazer parte da vossa vida, parte de vocês, mesmo sem darem logo por isso. Assim, é importante que dediquem algum tempo à meditação, a encontrarem o vosso próprio equilíbrio porque vão sentir-se mais predispostas a isso. Vão também sentir-se automaticamente mais alegres, mais livres, mais felizes (é científico) e vão consequentemente tornar-se pessoas mais positivas. Experimentem Pilates ou Yoga ou outra modalidade semelhante para meditarem, para encontrarem o ponto em que o vosso corpo se liga com a vossa mente e o vosso espírito. É lindo. Prometo que depois de experimentarem não vão querer outra coisa (digo-o por experiência própria).


Vá, agora calcem lá as sapatilhas e ponham-se a caminho ;)


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: