sexta-feira, 3 de março de 2017

play

Os Oscars passaram mas eu vou continuar a fazer aquilo que gosto muito: ver filmes. E se os vou ver, também vou comentá-los. Para além destes posts servirem como uma espécie de "diário" para mim, também penso que vos pode orientar num daqueles dias que querem ver um filme mas não sabem bem qual. Em todo o caso, isto baseia-se apenas na minha opinião e na minha perspetiva do filme. Não quero, de todo, pôr-me no lugar de críticos experientes e que saibam realmente do que falam, ok? ;)

Bom, mas eu gostava mesmo de saber a vossa opinião quer sobre os filmes que vou comentando aqui quer sobre estes posts assim no geral: estão fartinhas disto? até acham piada e pretendem que eu continue? Contem-me tudo...

Vaiana (7,8 IMDb)
Se há coisa que eu adoro é um bom filme de animação. Vaiana é extraordinário. Conta uma história incrível, de persistência, de audácia, coragem, de caráter e de um respeito enorme pela natureza, pelo nosso Planeta e, particularmente, pelo nosso habitat. Vaiana não é uma princesa convencional. Na verdade a Vaiana nem é uma princesa, é a filha do chefe da tribo, a sua sucessora. É rebelde, cheia de energia e de boas intenções. Parte para a aventura para salvar o seu povo de uma catástrofe (uma metáfora para a poluição, degelo, desflorestação...) - e também em busca da sua identidade, do seu caminho e do seu lugar no mundo - e pretende ter como seu aliado o semi-deus Maui e o seu anzol mágico. Maui também é digno de nota. Que personagem engraçada, que bonita interpretação de Dwayne Johnson, que incríveis significados que abarca... Brilhante, mesmo. E os diálogos, as piadas - juro que ri às gargalhadas com este filme - as metáforas, as músicas... 

E já para não falar na parte técnica do filme que é i-na-cre-di-tá-vel! Juro! O mar, a areia, os cabelos das personagens, a luz, as cores, as texturas, os pormenores, os movimentos e principalmente aquela parte com a tartaruga... Ó pá, está de Oscar!

Quero rever o filme, sem dúvida. Esta é a minha Pocahontas moderna...

Passageiros (7,0 IMDb)
É um filme ambíguo. Se por um lado fiquei agradavelmente surpreendida, por outro soube a pouco. O filme conta a história de um homem que acorda numa nave, no espaço, e vê-se sozinho. Todos os restantes passageiros e tripulação estão a hibernar nas suas cápsulas. Percebe rapidamente que acordou cedo demais - 90 anos cedo demais - devido a um problema técnico provocado pela nave. Todo o filme se baseia em "e se's?" levando-nos a fazer um exercício bem interessante. Põe em cima da mesa questões muito pertinentes que dariam um debate acesso. Reflete o peso que a comunicação e as relações humanas têm na nossa vida, assim como os sentimentos e a sua demonstração. Nada disso pode ser substituído por uma máquina durante um período alongado. Ao mesmo tempo há cenários fantásticos, com bons efeitos especiais, há uma boa banda sonora, há dois bons atores cheios de química - nossa!!! - com cenas muito engraçadas e cenas angustiantes também.

Pensem nisto: vocês acordam numa nave espacial e estão absolutamente sozinhos, mas rodeados por um pouco mais de 5 mil pessoas - que estão a dormir. Depois descobrem que só chegarão ao vosso destino daí a 90 anos (estarão mortos há muito tempo, como é lógico) logo, vão passar toda a vossa vida numa nave, no espaço, sozinhos sem poderem fazer nada, sem poderem falar ou interagir com ninguém. O que fariam? Como iriam passar o vosso tempo? Matavam-se? Enlouqueciam? Acordariam outra pessoa para vos fazer companhia? E se sim, isso não seria considerado homicídio?

A premissa é ótima, não acham? A ideia de imigração espacial também é muito boa. Contudo o que não resulta é o resto. A forma como temas interessantes foram abordados de forma altamente superficial foi uma desilusão. Estava à espera de um final mais espetacular, mais explorado, mais profundo e científico e não uma balela amorosa. Isso não encaixava muito bem neste filme. 

Porém, é um bom filme que nos deixa a pensar numa série de coisas, de conceitos abstratos e outros que nem tanto. Vale a pena, mas não se entusiasmem.

Vedações (7,4 IMDb)
Não é um filme comercial, não é para todos os gostos e penso que vários fãs do Denzel Washington não iriam achar particular graça a este filme. É um filme lento (quase 2h e meia), descritivo, com tempo e com calma, baseado nos diálogos e que se passa quase todo no mesmo local. A história é simples, o enredo também. Não demoramos muito até percebermos as personagens, o contexto, as estórias. Mas à medida que os minutos vão passando, vamos conseguindo acrescentar mais uma camada de personalidade a cada uma delas. Como se fossem construindo aos poucos, em frente dos nossos olhos. Como se se fossem dando a conhecer. Vedações é terrivelmente real. Digo isto porque reconheci na personagem de Washington várias características de algumas pessoas que conheço. Algumas frases, alguns pensamentos, algumas atitudes são tão familiares que até assusta. E a personagem é maioritariamente egoísta, egocêntrica, revoltada, frustrada,... Enfim, um encanto. Mas o que de mais incrível tem este filme são os diálogos. Fiquei encantada logo com o primeiro monólogo de Troy e da forma como me conseguiu captar a atenção e ficar ansiosamente à espera do final da história. Os planos também são muito interessantes. Acontecem como na vida, em simultâneo, sem interrupções. Por exemplo, durante esse monólogo, ao mesmo tempo entra o filho pela porta da frente da casa e dirige-se às traseiras, onde se encontrava a família e onde Troy continuava a falar - e nós vamos vendo o rapaz a entrar mas continuamos a ouvir o seu pai em voz de fundo. Muito interessante... Para além dos diálogos gostei muito da força que cada personagem tinha. Mesmo muito! Bem estruturadas, extraordinariamente defendidas... A Viola esteve fenomenal, como sempre... Depois, um detalhe que adorei: a metáfora da vedação e o seu duplo sentido... Sim, porque uma vedação pode servir para manter as pessoas fora da nossa propriedade como também podem servir para as manter presas lá dentro. E uma vedação também pode ser psicológica e/ou emocional. Se virem o filme vão compreender.
Fenomenal.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: