terça-feira, 6 de março de 2018

ainda os oscars


Se me acompanharam no facebook, sabem que estive a comentar quase ao minuto os prémios que iam sido atribuídos em todas as categorias até às 5 da manhã. O que foi muito engraçado, principalmente porque às 7 horas já estava a pé e pronta para um dia de trabalho pela frente que só terminou à meia-noite, comigo KO na caminha. Acontece.

Já vos falei da red carpet e de toda aquela mornice que desfilou em LA antes da cerimónia. Tão morno que só elegi 2 favoritos. Dois! 

A cerimónia em si foi igualmente morna, sem grandes momentos de entretenimento. O apresentador esteve muito bem, os discursos foram engraçados, mas aqui destaca-se Frances McDormand que pôs toda a gente a aplaudir. Os momentos de música foram também rápidos e giros, mas nada que fique na memória.

Por isso, o que eu quero mesmo falar-vos é dos vencedores (e derrotados) da noite.

Melhor Design de Produção | Melhor Caracterização | Melhor Guarda Roupa

A Forma da Água | A Hora Mais Negra | A Linha Fantasma
Vi todos os nomeados da primeira categoria e acho que o prémio foi injustamente para A Forma da Água. Apesar de ser um filme com grande qualidade, neste caso o justo vencedor, na minha opinião, que vale zero neste caso, seria Blade Runner 2049. Quem viu o filme compreende que não é uma obra de arte a nível de argumento ou de interpretações, mas é-o em questões técnicas. É uma delícia ver aquele filme por tudo o que vai acontecendo em frente aos nossos olhos. Já na segunda categoria, apenas vi um dos três nomeados e foi esse mesmo, A Hora Mais Negra, que levou o Oscar para casa. Mesmo sem termo de comparação, gostei que assim fosse porque, se não consigo reconheço um ator que eu conheço muito bem (não sendo eu super-fã de Harry Potter e Batman) num papel, é porque a caracterização está no ponto! Na última categoria, de todos os 5 nomeados apenas não tinha visto um filme (Victoria & Abdul) e digo-vos que este Oscar foi muito, mas mesmo muito, bem entregue a A Linha Fantasma.

Melhor Edição Sonora | Melhor Mistura Sonora | Melhor Banda Sonora | 
Melhor Canção Original
Dunkirk | Dunkirk | A Forma da Água | Coco
Nas categorias de Melhor Edição Sonora e Melhor Mistura Sonora, dos 5 filmes falta-me ver Baby Driver e tenho a dizer-vos que se Dunkirk não levasse esses dois Oscars eu metia-me em LA em dois tempos e andava a distribuir estalos gratuitamente a todos os júris. Dunkirk vive do som e ele é uma personagem tão bem construída como qualquer outro ator no filme. Foram dos dois Oscars mais merecidos da noite, na minha opinião. Já quanto à Banda Sonora e Canção Original, os vencedores foram A Forma da Água e Coco. Se com o primeiro até concordei (apesar de me chegar à frente com a minha preferência por Johnny Greenwood em A Linha Fantasma), com o segundo não posso dizer o mesmo. Mistery of Love deveria ganhar o Oscar porque sim (e aqui não consigo mesmo ser imparcial, pronto, admito).

Melhor Fotografia | Melhor Montagem | Melhores Efeitos Especiais
Blade Runner 2049 | Dunkirk | Blade Runner 2049
O Oscar de Melhor Fotografia foi, na minha perspetiva, muito bem entregue a Blade Runner 2049 por tudo aquilo que já disse em cima (desta categoria só não vi, ainda, Mudbound). Na segunda, foi Dunkirk que levou a estatueta, somando assim, três Oscars. E muito bem. Não acreditava que também nesta categoria, os restantes nomeados tivessem grandes hipóteses. Excelente atribuição (só não vi Baby Driver neste grupo). Por fim, Blade Runner 2049 levou o seu segundo e último Oscar da noite pelos fantásticos efeitos especiais. Mais uma categoria muito bem entregue.

Melhor Curta de Animação | Melhor Filme de Animação
Dear Basketball | Coco
Em ambas as categorias não tenho muito a dizer já que na primeira vi apenas o vencedor, Dear Basketball (na véspera da cerimónia) e fiquei muito surpreendida, pela positiva, com a qualidade do texto e da própria animação. Foram uns 4 minutos muito bonitos. Na segunda ainda não vi nenhum, mas segundo as opiniões de outros, o Oscar foi muito bem entregue a Coco (que vou ver muito em breve).

Melhor Curta Metragem | Melhor Documentário | Melhor Curta Documental
The Silent Child | Icarus | Heaven is a Traffic Jam on the 405
Não vi nenhum dos nomeados destas três categorias (eu disse que este ano me baldei forte para os Oscars) e, por isso, não tenho opinião. Os vendedores foram The Silent Child, Icarus e Heaven is a Traffic Jam on the 405.

Melhor Filme Estrangeiro
Uma Mulher Fantástica
Levei uma facada no coração. Sabia bem que Uma Mulher Fantástica (Chile) tinha grandes probabilidades de receber o Oscar, mas esperava que essa opinião existisse enquanto que o júri ainda não tivesse visto O Quadrado (Suécia). Fiquei apaixonada por este segundo filme, sendo talvez o meu segundo favorito deste ano (primeiro vem o Call Me By Your Name, claro!). Já era suposto ter visto o filme vencedor no grande ecrã mas, mais uma vez, baldei-me porque não me apetecia sair de casa. Bom, parece que fiz mal.

Melhor Argumento Original | Melhor Argumento Adaptado
Foge | Chama-se pelo Teu Nome
Da primeira categoria, faltam-me dois e da segunda só vi dois (isto está bonito, está). Na primeira, não tinha mesmo ideia nenhuma sobre quem seria o vencedor, mas sabia que 3 Cartazes à Beira da Estrada era o meu favorito - achei o argumento tão humano, tão genuíno que parecia quase uma história real. Mas a escolha de Foge não me surpreendeu pela originalidade do filme, como já disse num texto antes. No segundo grupo, vi o que tinha que ver - Call Me By Your Name. E quase que verti uma lágrima...

Melhor Ator Secundário | Melhor Atriz Secundária
Sam Rockwell | Allison Janney
Sem surpresas nenhumas, Sam Rockwell (3 Cartazes à Beira da Estrada) e Allison Janney (Eu, Tonya) levaram os Oscars para casa. Totalmente merecido!

Melhor Ator | Melhor Atriz
Gary Oldman | Frances McDormand
Também sem grande woooow, Gary Oldman (A Hora Mais Negra) e Frances McDormand (3 Cartazes à Beira da Estrada) foram os absolutamente merecidos vencedores da noite.

Melhor Realizador | Melhor Filme
Guillermo del Toro | A Forma da Água
Ambos os Oscars vão para a mesma morada. Infelizmente. Se por um lado concordei plenamente que Guillermo del Toro fosse o justo vencedor por ter sido o Melhor Realizador (ainda assim acho que não olhamos com olhos de ver para o Paul Thomas Anderson e a sua A Linha Fantasma), por outro, ainda estou para perceber como e onde é que A Forma da Água é o Melhor Filme do ano, principalmente competindo com 3 Cartazes à Beira da Estrada ou Dunkirk - e até mesmo Call me by your name. Como? Não me conformo.


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: