terça-feira, 27 de março de 2018

get green


Nos últimos tempos tenho andado bastante sensibilizada para as questões da sustentabilidade e comportamentos eco-responsáveis. Claro que isso está diretamente ligado com a minha área de trabalho - sou mais suscetível a estas questões - mas sei também que o ambiente sempre foi um foco de preocupação para mim. Apesar de tudo, pouco ou nada fazia por ele. Apenas tinha como preocupação a poupança da água, especialmente depois de ler o livro da Angelina Jolie há mais de 10 anos atrás que se chama Diário das minhas Viagens e que relata a sua experiência nos campos de refugiados em países como Serra Leoa, Camboja, Vietname e Equador (2001 e 2002). Se não leram, então aconselho-vos a ler. Marcou-me para sempre. Depois de perceber a disponibilidade de água (ou falta dela) em alguns países, nunca mais consegui deixar a torneira correr, nem tomar banhos demorados (10 minutos na loucura). Os dentes são escovados com água no copo e torneira fechada, a loiça é lavada com água na pia, a descarga é sempre dada pela metade e raramente consigo deixar água nas garrafas - faço os possíveis para beber até ao fim ou, se não conseguir, uso-a para regar um vaso ou canteiro próximo. São hábitos já entranhados. Há anos que os tenho. Mas nos dias de hoje não basta poupar água. 

Hoje é preciso mais, 
MUITO MAIS!!!

Há uns tempos comecei a fazer a separação dos resíduos. Não fazia há mais tempo porque não tinha equipamentos (ecopontos) nas proximidades que me permitissem depositar o meu lixo. E pegar no carro para ir descarregar é muito pouco ecológico.

P.S. Aprendi também que é praticamente impossível sermos 100% ecológicos. Precisamos é de saber olhar para as nossas opções e escolher aquela que é a mais sustentável.

 Mal colocaram os conjuntos a pouca distância da minha casa, fui ao Ikea comprar três caixas destas e comecei a fazer a separação. Sou quase a mestra de casa e é recorrente virem ter comigo perguntar "isto é no amarelo ou no azul?", "isto é plástico?", "isto é reciclável?". Às vezes dou por mim a inspecionar o saco indiferenciado (e chego a resgatar um ou outro plástico que não pertence ali). Ao início foi complicado, não vou mentir. Introduzir hábitos em casa não é uma tarefa fácil, até porque é bem mais prático mandar tudo para o caixote do lixo. Mas agora está tudo mais controlado e já todos vemos essa tarefa como "normal".

Outra coisa que comecei a fazer, talvez por paranóia hábito é olhar em todas as direções para perceber onde existe um ecoponto em espaços públicos. Quando não existe volto a meter a minha embalagem ao bolso ou à carteira e despejo mal encontre um ou só o faço em casa. Não acho que esta atitude esteja incorreta ou até que dê tanto trabalho quanto isso. É um gesto pequeno que vai fazendo a diferença.

Dou por mim, várias vezes, a recusar sacos, talões e outras embalagens absolutamente desnecessárias. Digo sempre na caixa que temos que ser mais sustentáveis e, a maioria das vezes, recebo um sorriso tímido de quem pensa "chiça, nunca me lembro disso!". Agora, nos restaurantes, também peço sempre para levar para casa a comida que sobrou. Os meus pais não acharam grande piada ao início. Ainda existe o estigma de que quem leva comida para casa é sovina ou necessitado ou outra coisa qualquer, que eu nunca percebi muito bem. Eu não podia estar em mais desacordo com essa perspetiva e peço sempre para levar. Claro que depois faço mais resíduos por levar uma embalagem para casa (que vai diretamente para o ecoponto amarelo, claro) mas quando me pergunto o que causa mais impacte, a resposta é sempre "comida boa no lixo". Então trago-a comigo e fico com mais uma refeição pronta para comer.

Não sou um exemplo. 
Estou MUITO longe disso. 

Mas sinto-me cada vez mais responsável pelo nosso ambiente e sinto que posso fazer sempre mais um bocadinho.

Talvez por isso que há uns tempos para cá comecei a refletir sobre a roupa que visto. É certo que há aquelas questões sociais sobre a exploração infantil, escravatura, falta de condições de trabalho e afins. Isso é todo um outro problema que se liga indiretamente ao ambiente. Mas foquei-me mesmo na sustentabilidade da minha roupa e percebi que apesar de ter uma ou outra peça exemplar, a maioria não o é.

Depois comecei a procurar e percebi que a oferta ainda é reduzida, a preços superiores e pouco acessível a quem não gosta de comprar online antes de experimentar (EU!). Voltei a refletir sobre o que posso eu fazer para ser mais sustentável sem alterar drasticamente os meus hábitos - sou pouco dada a fundamentalismos. Cheguei a algumas conclusões e decidi partilhar convosco.


O que fazer?
Comprar MENOS | É o primeiro ponto para termos uma atitude mais ecológica. O consumo desenfreado - de roupa ou de outra coisa qualquer - é altamente prejudicial para o nosso ambiente. Comprar menos permite-nos comprar melhor e ao comprar melhor significa que, à partida, a peça terá uma duração maior que peças de menor qualidade. Se vai durar mais, mais tempo vai passar até termos a necessidade de substituir essa peça por outra. É uma excelente oportunidade para darmos aquele upgrade ao nosso closet.

DAR o que já não nos serve | Um roupeiro cheio de roupa não significa, necessariamente, que temos muito para vestir - todas as mulheres sabem disso. É importante, de vez em quando, irmos selecionando peças que já não fazem o nosso estilo, que já não nos servem ou que não vamos ter mais oportunidade de usar e doá-la a instituições ou distribuir por amigas.

VENDER online | Se quiserem rentabilizar o processo de cima, podem sempre colocar as peças à venda no OLX ou CustoJusto, em grupos do Facebook ou algo parecido. Vão livrar-se de peças que já não querem e ainda ganhar uns trocos.

Comprar LOCALMENTE | Ao apoiarmos o comércio local estamos a ser sustentáveis (não se esqueçam que a sustentabilidade tem três pilares: económico, social e ambiental). "Então porquê?" perguntam-me vocês. Por dois motivos primordiais: 1) porque estamos a gerar receitas no nosso meio e a apoiar a economia local e 2) porque esses artigos, normalmente, são produzidos também localmente, logo não existe o problema do transporte e distribuição que causam uma grande percentagem de poluição neste processo. Escolham aquelas lojas catitas que todas as cidades têm e vão beneficiar com peças diferentes de todas as outras pessoas, o que também é um luxo.

ENTREGAR nas lojas | Se têm peças de roupa ou outros tecidos que já estão estragados, entreguem-nos nas caixas que existem em lojas como a Zara ou a H&M e ainda recebem um vale de desconto. Esses tecidos são reciclados e aproveitados para criar novas peças.

Escolher LINHAS Sustentáveis | Hoje em dia as marcas têm linhas ecológicas e, nem por isso, mais dispendiosas. A Mango tem a Commited, a Zara a Join Life e a H&M a Conscious Collection. Sou fã das três e tento sempre optar por peças destas linhas. É só olhar para as etiquetas para identificar as peças.


Eu sei que me estou a alargar,
MAS TENHO MUITO PARA VOS DIZER 
SOBRE ESTE TEMA!

Bom, mas vamos supor que não têm acesso às linhas destas marcas e querem mesmo peças de boa qualidade e com tecidos, à partida, ecológicos. Primeiro, devem fazer uma pesquisa de mercado para perceberem o que querem, o que precisam e o que existe pelas lojas. Há determinados materiais que são mais sustentáveis que outros e, na dúvida, devem optar por eles. Ler a etiqueta é cada vez mais importante nos dias de hoje. Fiz uma pesquisa superficial e aliei a esta os conhecimentos que já tinha anteriormente e cheguei à seleção de 5 matérias-primas de excelência, que vão de encontro aos meus gostos e à sustentabilidade que é exigida:

Algodão Orgânico | É diferente do algodão convencional porque a sua produção é mais sustentável (menos 46% da poluição provocada). O facto que ser orgânico implica também que siga regras criteriosas de produção para que seja certificado e estas regras são as mesmas em todo o mundo.

Lã e Seda Ecológica | Estes dois materiais são mais sustentáveis porque têm um processo de criação e transformação manual e natural. O tingimento é feito com corantes naturais (café, por exemplo) e juntamente com a fiação manual, constituem uma fonte de rendimento a várias comunidades (lembram-se de eu dizer que a sustentabilidade é uma ligação da sociedade com o ambiente e com a economia?).

Linho | Para além de resultar num tecido lindo, com uma cor e textura nobre, é também uma ótima opção para os dias quentes de verão. A produção deste material é, ainda assim, mais ecológica que a do algodão orgânico porque gasta 20 vezes menos água, necessita de quantidades mínimas de fertilizantes e ainda gasta pouca eletricidade, já que recorre a condições naturais como o sol ou a chuva. Para além disso, todos os resíduos produzidos durante o processo são recorrentemente reutilizados na produção de outros materiais em diferentes indústrias (papel, por exemplo).

Fibra de PET | É o único produto sintético da lista e não há nada de errado nisso. Esta fibra é o resultado da transformação de garrafas de plástico. Sabemos que o plástico é, por si só, um dos maiores problemas a nível da poluição global e esta solução não responde só a este problema como o transforma também num recurso sustentável. Maravilha! Todo o processo, desde a recolha das garrafas até à sua transformação, também é uma fonte de rendimentos para várias populações. É já possível combinar estas fibras com fibras de algodão, que resulta num tecido resistente e durável.


No nosso dia a dia podemos começar a estar mais atentas a estas questões da sustentabilidade, quer na roupa como nas outras coisas. Podemos começar pelo princípio e escolher peças das linhas que falei em cima. Eu tomei a liberdade de fazer uma pequena seleção de algumas peças que são sempre úteis nos nossos closets.

Claro que não sou parva e sei muito bem que essas linhas nem sempre são assim tão completas quanto isso (não há grandes acessórios ou calçado sustentável, por exemplo) mas é um ponto de partida para um hábito. Por exemplo, se quiserem uma t-shirts branca sabem que têm à vossa escolha 2 345 mil modelos de diferentes marcas. Eu sugiro que procurem t-shirts sustentáveis. Ou seja, a ideia não é irem já a correr para as lojas para comprar as peças que eu vou sugerir. A ideia é que, se precisarem de alguma peça, equacionem sempre, em primeiro lugar, comprar a opção mais ecológica. 

Por exemplo, eu queria um blazer novo. O meu está a ficar um nadinha estragado (já tem 8 ou 9 anos!), ainda vai dando umas voltinhas, mas precisava de renovar esta peça. Encontrei vários - como devem imaginar - e a vários preços. Selecionei dois: um verde escuro e um cinzento mas eram ambos caros (perto dos 100€) e eu não queria dar tanto dinheiro por uma peça que eu sei que não a ia usar tantas vezes quanto isso. Esperei pelos saldos e ambos baixaram para 50%. Fiquei ali com dúvidas sobre qual dos dois preferia até que percebi que um deles era da linha Commited (Mango) e o outro não. Está fácil de perceber qual foi o que veio comigo, não está? Agora tenho um blazer supimpa em lã orgânica e adoro - e uso mais do que estava à espera porque a qualidade é, realmente, notória. É isso que eu peço: na dúvida, escolham o mais ecológico possível.

Fiz a seguinte seleção:
Impermeável 69,99€ H&M Consious Collection | Blazer 59,95€ Zara Join Life | Blusa 59,99€ H&M Consious Collection | Top 5,95€ Zara Join Life | Conjunto lingerie 14,99€ (sutiã) e 9,99€ (cueca) H&M Consious Collection | Bolsa 19,99€ H&M Consious Collection | Jeans 29,99€ H&M Consious Collection | Calças pretas 19,95€ Zara Join Life | Camisola 19,99€ H&M Consious Collection | Shorts 19,99€ H&M Consious Collection | Vestido 49,99€ H&M Consious Collection | Camiseiro 29,95€ Zara Join Life

Mas há mais peças bonitas e sustentáveis de onde veio esta seleção, querem ver?


Casaca de Ganga 39,99€ H&M Consious Collection | Sutiã 17,99€ H&M Consious Collection | Clutch 39,99€ H&M Consious Collection

 Desodorizante 5,99€ H&M Consious Collection | Top 24,99€ H&M Consious Collection | Calções 14,99€ H&M Consious Collection 

T-shirt 5,95€ Zara Join Life

T-shirt 5,95€ Zara Join Life | Calças 29,95€ Zara Join Life | Bálsamo 6,99€ H&M Consious Collection
Creme de corpo/rosto 7,99€ H&M Consious Collection
Impermeável 29,95€ Zara Join Life | Top preto 9,99€ H&M Consious Collection | Top estampado 12,99€ H&M Consious Collection | Leggins 19,99€ H&M Consious Collection |


Nada do que escrevi aqui é novidade ou a descoberta da pólvora. Claro que não! O que eu pretendo é que seja uma chamadinha de atenção, um momento para refletir sobre estas questões e ponderar algumas opções. Mudar os nossos hábitos drasticamente não é recomendável - como já disse, os fundamentalismos nunca resultam comigo - e, por isso, abordar o problema de forma gradual, irmos pesquisando soluções que se adaptem às nossas condições e estilos de vida é o caminho mais sensato.

Prometo que o post está a terminar! Eu sei, já não era sem tempo, mas acho cada vez mais importante chamar a atenção para estas questões e, mesmo sabendo que o meu alcance é reduzidíssimo, se apenas 1 pessoa ler e ficar a pensar então my job here is done! ;)

Antes de fazerem compras, pensem de forma sustentável e façam sempre a melhor escolha para o nosso Planeta!


Sticky&Raw
Facebook | Instagram | 
stickyandraw@live.com.pt

Sem comentários: