terça-feira, 9 de outubro de 2018

Frida Kahlo - As Suas Fotografias



Quem é que já foi ao Centro Português de Fotografia visitar a exposição Frida Kahlo - As Suas Fotografias? Hum? É que não dá mesmo para falhar esta oportunidade.


Não sei se são fãs da pintora, não sei se são fãs da pessoa, eu cá sou fã do todo. Há muito anos que a vida da Frida me inspira. Aquela resiliência e toda a alegria de viver me deixa muito envergonhada - faço tão pouco e sem 10% das dificuldades que ela teve...




Se não conhecem a história de Frida Kahlo, então aconselho-vos vivamente a assistirem ao filme Frida (2002), protagonizado por Selma Hayek. É um filme do caraças, com várias nomeações e prémios dos mais prestigiados festivais de cinema e com 2 Oscars arrecadados. É mesmo para ver!


É que depois de conhecerem a história desta mulher, é impossível não gostarem da sua obra. Certo que não é a maior artista a nível técnico que alguma vez existiu - algumas obras são mesmo bastante toscas, mas tem uma justificação - mas é uma artista de alma e coração, que conseguiu pôr na tela todo o seu sofrimento e todo o seu amor.


Chamam-lhe surrealista mas ela contestou sempre. 
Diz que nunca pintou sonhos, pintou sempre a realidade dela. E eu acho que foi mesmo verdade.


O que podem esperar da exposição? Muitas fotografias belíssimas que conseguem descrever a vida de Frida na perfeição, bem como de quem a rodeava. É uma seleção muito pessoal, íntima e cheia de emoções - desde a dor terrível à paixão ou à ternura. No final, ficamos com pena de não podermos ver ao vivo algumas das obras dela. Ficará para uma próxima oportunidade.




Podem saber mais sobre esta exposição neste artigo do Público.


A exposição está organizada em 4 salas: 3 delas com fotografias que relatam as várias etapas da sua vida (desde a infância até ao final da sua vida) e na última sala, é transmitido um documentário de quase 1 hora.


Até dia 4 de novembro!
Centro Português de Fotografia, Porto
(em frente aos Clérigos)
Preço do bilhete: 8€.
Mais info aqui


Parte da bilheteira reverte a favor da Associação Salvador que apoia pessoas com deficiências motoras.



Sem comentários: