quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Go Green!



No outro dia estava no Instagram a ver os stories de uma pessoa que eu gosto muito - a Filipa Gomes do 24 Kitchen, conhecem? - e ela estava a questionar as pessoas sobre reciclagem. Ela dizia que já fazia a separação há imensos anos mas que ainda tinha dúvidas em relação a muitos materiais. Perguntava se os cotonetes iam para o indiferenciado ou para o ecoponto amarelo e se deitasse plástico gorduroso, como latas de atum, se contaminava o restante material.


Muitas pessoas colocam-me estas e muitas outras perguntas sobre a separação - porque sabem que trabalho na área - e tenho vindo a perceber que há, de facto, alguma falta de informação sobre o assunto. Sim, as pessoas já sabem que devem fazer a separação, mas ainda não sabem bem como o devem fazer e todos os dias surgem dúvidas novas.


Por isso, acho que faz todo o sentido este post


Primeiro porque eu tenho algumas respostas, não porque sou uma expert, mas porque trabalho numa empresa ambiental - quem diria, né? - e obrigatoriamente tenho alguns conhecimentos sobre o tema. Em segundo, porque apesar da Sociedade Ponto Verde fazer um ótimo trabalho de comunicação, parece-me que não chega bem a toda a gente e, por fim, em terceiro lugar porque há dúvidas. E enquanto que existirem dúvidas, vale a pena informar.


E afinal, criei o separador "Mundo" para escrever sobre outras coisas que não roupas, comer e beber, ó trrimtimtim passear na rua, certo? Ter um blog é também ter a responsabilidade de dizer coisas úteis e importantes para a sociedade.




Por isso, cá vamos nós.


O lixo indiferenciado
é todo aquele lixo que não pode ser reciclado, como por exemplo, os cotonetes da Filipa - por isso é que são um problema!


O lixo orgânico
são restos de comida, de podas, etc., que podem dar origem ao chamado estrume. É uma matéria extremamente importante visto que é uma substituta biológica dos herbicidas. Por isso, se têm uma hortinha, uns vasos ou qualquer outro exemplo, podem e devem aproveitar o que a natureza vos dá! Pesquisem no Youtube como construir um compostor, ou comprem um e go greener!


Para os ecopontos
vai o que pode ser reciclado. Mas nem tudo o que pode ser reciclado vai para o ecoponto. Eu explico: numa recolha de resíduos normal, os camiões não têm condições para carregar materiais volumosos. É preciso que haja bom senso.


Todos os resíduos volumosos
(móveis, eletrodomésticos, materiais demasiado grandes para serem recolhidos no circuito normal de recolha, resultados de podas, cortes de relva, etc.) é considerado lixo grosso ou "monstros". Sobre isto, devem procurar junto da vossa junta de freguesia ou município o procedimento adequado. Na minha zona temos que ligar e agendar uma recolha e apenas nesse dia, a essa hora, é que podemos colocar estes resíduos na via pública. Sempre na via pública!



No ecoponto amarelo
Só entram embalagens de plástico ou metal. Leiam de novo: EM-BA-LA-GENS. Tudo o que não for em-ba-la-gem não pode ser reciclado ou não pode ir para o ecoponto. Acho que é aqui que muita gente falha, mas é fácil. Perguntem-se "Isto é uma embalagem? É plástico ou metal?" e se a resposta for "sim", então depositem no ecoponto. Se for "não", então devem procurar o destino correto. Então e uma bacia de plástico pode ir para o ecoponto amarelo? É uma "embalagem", é reciclável mas não pode ir para o ecoponto devido às suas características (constituição e dimensões). Estes materiais com dimensões maiores devem ser encaminhados diretamente para o ecocentro mais próximo, onde encontrarão a zona dos "plásticos duros" ou outra terminologia semelhante.


Exemplos de materiais que DEVEM ir para o Amarelo
Embalagens de leite, covetes de esferovite, embalagens de detergentes, de champô, garrafas de plástico, latas de salsichas, atum, feijões, sacos de compras de plástico, embalagem de pasta dos dentes, caricas, cabides de metal, sacos de batatas fritas, copos de iogurtes...


Exemplos de materiais que NÃO DEVEM ir para o Amarelo
Bacias, ferramentas, baldes, canetas, brinquedos, talheres ou tudo o que seja papel/cartão/vidro ou lixo orgânico.




No ecoponto azul
Aqui é mais fácil: quase tudo o que é papel ou cartão pode entrar. Não precisa de ser embalagem. O que não pode acontecer é o papel ter gordura, porque isso inviabiliza imediatamente o processo da reciclagem.


Exemplos de materiais que DEVEM ir para o Azul
Revistas, talões, jornais, papéis vários, caixas de cartão desmontadas, papel de embrulho, envelopes, cartão de ovos, etc.


Exemplos de materiais que NÃO DEVEM ir para o Azul
Papel autocolante, toalhitas, papel higiénico, guardanapos de papel, caixa de pizza com gordura, ou tudo o que seja vidro/embalagens de plástico e metal ou lixo orgânico.




No ecoponto verde
Aqui também não é difícil: tudo o que é embalagem (frasco ou garrafa) de vidro, deve de ir para o vidrão. Mas atenção, nem tudo o que é vidro pode ir porque a constituição é diferente.


Exemplos de materiais que DEVEM ir para o Verde
Garrafas de vidro, de azeite, frascos de perfume, de doces, boiões (sem tampa), etc.


Exemplos de materiais que NÃO DEVEM ir para o Verde
Copos de vidro, loiça, porcelana, cristal, lâmpadas, jarras, espelhos, ou tudo o que seja papel/cartão/embalagens de metal ou plástico, ou lixo orgânico.




Perguntas & Respostas


É preciso lavar as embalagens?
Não. Há pouco tempo desenvolveu-se metodologias que permitem aproveitar da mesma forma os materiais mesmo quando estes se encontram gordurosos. Não é necessário lavar os frascos, as latas ou qualquer outro material pois este não danifica a matéria prima. Porém, se preferirem, no fim de lavar a loiça podem aproveitar a água para passar determinados materiais apenas para evitar cheiros desagradáveis no ecoponto (copos de iogurte, latas de atum, etc.).


E os envelopes que têm papel e a janela em plástico, para onde deito?
No papel. Perguntem sempre: qual é o material em maior abundância? É nesse que devem colocar. O mesmo acontece com folhas de papel agrafadas: não é necessário tirar o agrafo para colocar no papelão.


O que raio é isso dos 3 R's afinal?
Ouve-se falar tanto da política dos 3 Rs mas poucas vezes explicamos exatamente o que significa. Reduzir, Reutilizar, Reciclar. Por esta ordem. E como podemos ver, "reciclar" vem no final, o que indica que é o último destino que devemos de dar ao nosso material. Mas vamos fazer um exercício: eu tenho um lata de salsichas e antes de a deitar no ecoponto amarelo devo questionar-me:

1) Podia ter reduzido este resíduo?
É mesmo importante começarmos a questionar-nos sobre isto: Preciso mesmo de 3 sacos de plástico quando vou às compras? A palhinha é mesmo necessária no meu sumo? Será que não era mais ecológico optar por e-tickets em todos os concertos, festivais e espetáculos que vou? São pequeninos passos que vão fazer toda a diferença. O melhor resíduo é aquele que não se faz!

2) Posso reutilizar a minha lata?
Depois de termos o resíduo na mão não há nada a fazer a não ser questionarmo-nos se o podemos reutilizar: fazer um porta-canetas, uma jarra para flores, um apoio para as colheres de pau na cozinha, um brinquedo para crianças...

3) Para que ecoponto devo encaminhar a minha lata?
Só mesmo no final de todas as opções é que devemos optar por deitar fora o resíduo. E aí sim, dar-lhe o destino correto: o ecoponto amarelo. Mas, como vêem, a reciclagem é a última opção!




Há tanto ainda por discutir, tantas dúvidas que vão surgindo e tanto por fazer. Mas ainda bem que começamos por algum lado. Mandem as vossas dúvidas! Digam-me se este post foi importante/interessante e se gostavam que eu continuasse.


Mandem-me o vosso feedback que é tão importante para mim! :)



Sem comentários: