quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

2019



Todos fazemos resoluções de ano novo. Uns querem voltar ao ginásio, outros querem ler mais, outros viajar, outros prometem começar um hobbie qualquer, querem desistir da carne, das redes sociais, começar a reciclar... You name it. Eu acho isso maravilhoso. Adoro estes primeiros dias do ano porque acho que está toda a gente muito comprometida com os novos hábitos e promessas e isso, por si só, torna-nos melhores pessoas.


Eu gosto de ter objetivos e resoluções de novo ano, mas quando batem as 12 badaladas só me lembro de pedir uma coisa: saúde. O resto eu vou trabalhando para receber. E eu sei que parece um cliché pegado, mas tendo em conta o meu ano de 2018, saúde is all we need!


Que a minha vida anda meia caótica e que eu ando meio perdida no meio deste caos, não é novidade. É por isso que quero focar-me em mim, até me conseguir encontrar de novo. E este processo é tantas vezes desvalorizado... O reencontro connosco, a reconstrução, o começar do zero, a redefinição daquilo que queremos ser. É por aí que eu vou começar.


Por isso, para 2019 tenho alguns planos que vou guardar para mim e para pouquíssimas pessoas. Mas posso partilhar convosco os pequeninos novos hábitos que já pus em prática nestes primeiros 2 dias do ano. São pequeníssimas coisas que me têm trazido felicidade e bem-estar:

Comecei por ter 5 minutos do dia para mim. Estendo o meu tapete de Pilates e faço uns exercícios tranquilos, a meia luz, focada na respiração. Depois termino com 2 minutos de meditação (ou simplesmente de silêncio, sem pensar em nada). O objetivo é ir aumentando o tempo. 

Mal chego a casa, desligo o wi-fi e encosto o telemóvel. Parte do meu trabalho é estar constantemente ligada às redes sociais e não quero que isso interfira com os meus momentos pessoais. Não digo que vou ser absolutamente radical com isto, mas não vou continuar a fazer scroll no Instagram só porque sim.

Acho que estava mesmo a precisar de mais horas de sono - quem não precisa? - e, por isso, defini que 8 horas são o mínimo. Esta noite dormi 10 horas e acordei fresca e fofa. Mais uma vez, não digo que vou ser uma nazi da hora de dormir, mas vou esforçar-me para cumprir sempre que me seja possível.

Computador depois do trabalho está limitado. Só para exceções ou para ver filmes e séries. Se bem que os filmes e séries estão, também eles, limitados. Caso contrário, nunca havia tempo para a leitura.

Por fim, 30 minutos de leitura. É o mínimo. Com televisão desligada, telemóvel afastado e silêncio absoluto. E sabem? Já me tinha esquecido o prazer que isso me dá! O objetivo é ler o máximo possível, o ideal é um livro por mês.


O objetivo principal para 2019
RECONSTRUIR


É o que proponho para mim própria. 
E para reconstruir preciso de reencontrar pequenos prazeres, reprogramar o meu mindset, criar novos hábitos saudáveis, cuidar de mim e do meu bem-estar. E é só isso que pretendo fazer neste novo ano.


Sê bem vindo 2019.
E vocês, sejam felizes!



Sem comentários: